O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR OS DESAFIOS E AS CONTRIBUIÇÕES SOCIOEMOCIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, DA GESTÃO E COORDENAÇÃO QUE OS GESTORES ENFRENTAM PERANTE AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. ESTUDO QUE CARACTERIZA AS AÇÕES DO PEDAGÓGICO DA EEM CORONEL LUIZ FELIPE - EXTENSÃO DE PARAZINHO E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO EDUCACIONAL. TRATA-SE DE UMA PROPOSTA DE ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA POR MEIO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E TOMA COMO REFERENCIAL AS CONTRIBUIÇÕES DE LüCK (2001/2007), PARO (2010), LIBÂNEO (2008), VYGOTSY (1994), DENTRE OUTROS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM UM COORDENADOR PEDAGÓGICO E UM GESTOR EDUCACIONAL, CONVIDADOS PARA PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA E VOLUNTÁRIA NAS DINÂMICAS QUE COMPÕEM A COLETA DE DADOS. TRATOU-SE DA PROPOSTA DE UM ENCONTRO DE QUATRO HORAS DE DURAÇÃO, MOMENTO EM QUE FOI APLICADO QUESTIONAMENTOS E REALIZADA DINÂMICAS DE GRUPO ENVOLVENDO DISCUSSÕES SOBRE O COTIDIANO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO EDUCACIONAL, CUJOS DADOS FORAM TRANSCRITOS E ANALISADOS. NO ENTANTO, OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE SUSTENTAM O CURRÍCULO COMPROMETEM-SE COM A FORMAÇÃO DOCENTE QUE COMPREENDE O SUJEITO DE MODO MAIS INTEGRAL E INTEGRADA À REALIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES HUMANAS. DESTACA-SE, POR FIM, A NECESSIDADE DE PESQUISAS EMPÍRICAS PARA OBSERVAR COMO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, EM ESPECIAL, A EMPATIA VEM, EFETIVAMENTE, SENDO DESENVOLVIDA NO COTIDIANO DA INSTITUIÇÃO.