ESSE TRABALHO CONSISTE DE UMA CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA SOBRE ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE, SOB A VISÃO DE MICHEL FOUCAULT NA PERSPECTIVA DA ORIENTAÇÃO SEXUAL. OS TRABALHOS ENCONTRADOS REFLETEM SOBRE ESSA LITERATURA, TANTO A DIVERSIDADE DAS DEFINIÇÕES POSSÍVEIS PARA GÊNERO E AS TRADIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS A ELE ASSOCIADAS, QUANTO, CORRELATAMENTE, A DIVERSIDADE INTERNA DA PRÓPRIA ÁREA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NO ÂMBITO BRASILEIRO. AS EXPRESSÕES DE ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE ESTÃO PRESENTES NO ÂMBITO DO COTIDIANO ESCOLAR NA DETERMINAÇÃO DE COMPORTAMENTOS DIFERENCIADOS QUANTO À SEXUALIDADE E GÊNERO, NO ENTANTO, OS PROFESSORES AINDA SE SENTEM CONSTRANGIDOS PARA TRABALHAR A TEMÁTICA. SENDO UM TEMA QUE FLORESCE E SE MANIFESTA COTIDIANAMENTE, EVITAR FALAR, POR PARTE DA FAMÍLIA E DA ESCOLA, PROVOCA MAIOR FIXAÇÃO NOS ADOLESCENTES DE UM MODO GERAL. OS TRABALHOS JÁ REALIZADOS NA PRÁTICA EXPRESSAM QUE, APESAR DE CONSIDERAREM DE GRANDE RELEVÂNCIA A TEMÁTICA SOBRE SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL, A MAIORIA DOS DOCENTES NO BRASIL NÃO SE ENCONTRAM PREPARADOS DE CONHECIMENTOS, TANTO TEÓRICO COMO PRÁTICO, HÁBEIS PARA MOTIVAREM A ORIENTAÇÃO SEXUAL AOS ADOLESCENTES NO ÂMBITO ESCOLAR. CONCLUI-SE QUE PROJETOS E PROGRAMAS DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA SÃO ESSENCIAIS AOS PROFESSORES, QUE TRABALHAM COM OS PCN SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL.