ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL RELATAR OS RESULTADOS DE TRABALHOS QUE FORAM DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO PROBEX-UFPB-CAMPUS IV, NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL SENADOR RUI CARNEIRO - LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB – EM TORNO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS MOTIVADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOMETRIA. FORAM DESENVOLVIDAS, ATÉ O PRESENTE MOMENTO, DUAS OFICINAS PEDAGÓGICAS, SENDO A PRIMEIRA VOLTADA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS USANDO O JOGO DOS POLÍGONOS E A SEGUNDA OFICINA VOLTADA PARA O ENSINO DE ÂNGULOS INTERNOS E EXTERNOS DE UM POLÍGONO E SUAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS, EM ESPECÍFICO, REFLEXÃO, ROTAÇÃO E TRANSLADAÇÃO, USANDO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NESSE PROCESSO O JOGO INTITULADO: TETRIS. AS OFICINAS FORAM REALIZADAS COM 83 ESTUDANTES INTEGRANTES DE TRÊS TURMAS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA EMPREGADA NA PESQUISA, EM RELAÇÃO A ABORDAGEM DO OBJETO DE ESTUDO CARACTERIZOU-SE COMO QUALITATIVA, JÁ EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS FOI UTILIZADA A PESQUISA E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS UTILIZOU-SE UM ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS APÓS A PESQUISA MOSTRARAM-SE BASTANTE SATISFATÓRIOS, UMA VEZ QUE, OS ALUNOS SE SENTIRAM MOTIVADOS PELA MANEIRA DE COMO FORAM EXPLANADOS OS CONTEÚDOS DA GEOMETRIA. PERCEBEU-SE AINDA, QUE OS JOGOS DIGITAIS AUXILIARAM NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS, BEM COMO AUXILIOU O PROFESSOR A CONHECER E UTILIZAR UMA FERRAMENTA DIFERENCIADA, CONTRIBUINDO NUMA MELHORIA EM SUAS HABILIDADES EM PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONTRIBUINDO ASSIM, PARA FORMAÇÃO DE AGENTES TRANSFORMADORES DA SUA PRÓPRIA REALIDADE.