ABORDAGENS SOBRE À SEXUALIDADE HUMANA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO ESCOLAR, NEM SEMPRE É TAREFA FÁCIL. HISTORICAMENTE, ESTE TEMA ESTÁ ENVOLTO EM PRECONCEITOS, CRENÇAS, TABUS E VALORES SINGULARES, QUE SÃO DIFUNDIDOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. A TEMÁTICA TEM SIDO DISCUTIDA E COM VISIBILIDADE EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS, MAS AINDA GERA DESCONFORTOS E INSEGURANÇAS NOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM ESPECIAL AOS PROFESSORES E, FALAR SOBRE O ASSUNTO NÃO TEM SIDO PRIORIDADE NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, SOBRETUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE E A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO MATO GROSSO. A INVESTIGAÇÃO FOI QUALITATIVA, REALIZADA COM UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS FORAM COLETADOS UTILIZANDO QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO COM FOCO NA PERCEPÇÃO DE SEXUALIDADE E A RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA NA SALA DE AULA. A ANÁLISE FOI REALIZADA A PARTIR DOS PROCEDIMENTOS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, NA MODALIDADE DA ANÁLISE TEMÁTICA OS RESULTADOS APONTAM PARA A PREDOMINÂNCIA DE UMA CONCEPÇÃO HEDONISTA DO ATO SEXUAL E A BUSCA INFINITA PELO PRAZER SEM A VISÃO DA AMPLITUDE QUE A TEMÁTICA CARECE. CONSTATOU-SE TAMBÉM QUE A TEMÁTICA É CONSIDERADA RELEVANTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E, QUE A AUSÊNCIA DE UMA ABORDAGEM NO ÂMBITO DA SEXUALIDADE PODE ESTAR RELACIONADA A FALTA DE FORMAÇÃO E CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA.