A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UM IMPORTANTE COMPONENTE DO PROCESSO FORMATIVO DO SER HUMANO, PODE SER PROMOVIDA DE DIVERSAS FORMAS COMO, POR EXEMPLO, POR MEIO DO TEATRO. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR E DISCUTIR UM TEXTO DRAMATÚRGICO PRODUZIDO SOBRE A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS MARINHAS,
CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO HUMANO REFERENTE A ESSA FORMA DE POLUIÇÃO E CONSIDERANDO O TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA COMO UMA FERRAMENTA BASTANTE EFICIENTE NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO, DE MANEIRA GERAL. PARA A REDAÇÃO DESTE TEXTO, FORAM
UTILIZADAS TÉCNICAS DO STORYTELLING, COM A CONSTRUÇÃO DA PREMISSA, CARACTERIZAÇÃO DOS PERSONAGENS, REDAÇÃO DO PLOT E DO STORYLINE E, POR FIM, ESCRITA DA VERSÃO FINAL DO TEXTO. A HISTÓRIA É COMPOSTA POR CINCO PERSONAGENS: UMA BALEIA, UM GOLFINHO, UM TUBARÃO, UMA RAIA E UM SER HUMANO. DE ACORDO COM
ESSE TEXTO, ANIMAIS MARINHOS DESEJAM REDUZIR A CONCENTRAÇÃO DE PLÁSTICOS NOS OCEANOS, MAS ESBARRAM NA GANÂNCIA DO SER HUMANO VISANDO SEMPRE OBTER LUCRO. A PARTIR DESSE PROBLEMA, SOLUÇÕES SÃO CONSTRUÍDAS COLETIVAMENTE PELOS PERSONAGENS, A PARTIR DA PROVOCAÇÃO DOS ANIMAIS E TENDO EM CONTA
POSSIBILIDADES QUE JÁ ESTÃO SENDO IMPLEMENTADAS ATUALMENTE. CONSIDERANDO-SE O TEXTO DRAMATÚRGICO PRODUZIDO, ENTENDE-SE QUE ELE, SE APRESENTADO DE FORMA TEATRAL OU COMO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, FEITAS, NESSE CASO, AS DEVIDAS ADAPTAÇÕES PARA TAL, É UM BOM PONTO DE PARTIDA PARA SE PROMOVER UM RICO DEBATE COM O PÚBLICO INFANTOJUVENIL SOBRE A POLUIÇÃO MARINHA.