O PRESENTE TRABALHO PROBLEMATIZA A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB ENTRE AS DÉCADAS DE 1980-1990, POR MEIO DOS GRUPOS DE ESCOTEIROS GENERAL SAMPAIO, SANTOS DUMONT E BATURITÉ. PARA RESPONDER AS INDAGAÇÕES AS QUAIS SE PROPÕE, O PRESENTE ARTIGO SE ANCORA NAS FONTES IMAGÉTICAS E IMPRESSAS, TAIS COMO FOTOGRAFIAS, CARTAS DE FUNDAÇÕES, LIVROS DE ATAS, REGISTROS DE MEMBROS ESCOTEIROS, LEIS, RELATÓRIOS DA UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL (UEB) E REPORTAGENS DE JORNAIS, PUBLICADAS NO DIÁRIO DA BORBOREMA E JORNAL DA PARAÍBA. O TRABALHO BALIZADO PELA ARTICULAÇÃO ENTRE AS FONTES IMPRESSAS, IMAGÉTICAS E ANÁLISE DA BIBLIOGRAFIA SOBRE O ESCOTISMO E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, PRODUZIDAS POR GOHN (1998, 2006), BADEN-POWELL (1986, 2006), NASCIMENTO (2008) E BLOWER (1994); CONSTATOU QUE OS GRUPOS DE ESCOTEIROS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE SE CONSTITUÍAM EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, QUE INTENCIONAVAM EDUCAR CRIANÇAS E JOVENS POR MEIO DO MÉTODO ESCOTEIRO, IDEALIZADO PELO INGLÊS BADEN-POWELL, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.