A DEGRADAÇÃO DOS REVESTIMENTOS ASFÁLTICOS PELA AÇÃO DO TRÁFEGO E INTEMPÉRIES TEM LEVADO AO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NA BUSCA DE NOVAS TECNOLOGIAS VISANDO MELHORAR QUALIDADE E DURABILIDADE DOS PAVIMENTOS ASFÁLTICOS. OS POLÍMEROS SINTÉTICOS SÃO MATERIAIS LARGAMENTE EMPREGADOS NA PAVIMENTAÇÃO EM VIRTUDE DO MELHOR DESEMPENHO QUE PROPORCIONAM, COMPROVADOS ATRAVÉS DE ESTUDOS DE LABORATÓRIO E QUANDO TESTADOS EM CAMPO. CONTUDO, O MUNDO CAMINHA NA BUSCA DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS E PORTANTO, DE MATERIAIS QUE PROPORCIONEM MELHORES PROPRIEDADES AO LIGANTE ASFÁLTICO E SEJAM AMBIENTALMENTE VIÁVEIS, A EXEMPLO DE PRODUTOS APROVEITADOS DE PROCESSOS INDUSTRIAIS. A LIGNINA É UM POLÍMERO NATURAL PRODUZIDA EM MILHÕES DE TONELADAS AO ANO COMO UM SUBPRODUTO DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE, EXTRAÍDA DA MADEIRA COMO UM LICOR NEGRO. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI AVALIAR AS PROPRIEDADES REOLÓGICAS DO LIGANTE ASFÁLTICO MODIFICADO PELA ADIÇÃO DA LIGNINA NOS TEORES DE 1,0%, 1,5%, 2,0%, 2,5% E 3,0%. FORAM REALIZADOS ENSAIOS REOLÓGICOS CONVENCIONAIS (PENETRAÇÃO, PONTO DE AMOLECIMENTO E PARÂMETRO ÍNDICE DE SUSCEPTIBILIDADE TÉRMICA) E ENSAIOS REOLÓGICOS FUNDAMENTAIS (VISCOSIDADE ROTACIONAL, GRAU DE PERFORMANCE – PG E FLUÊNCIA E RECUPERAÇÃO SOB TENSÕES MÚLTIPLAS- MSCR). OS RESULTADOS MOSTRARAM MAIOR RESISTÊNCIA ÀS DEFORMAÇÕES PERMANENTES, ÀS VARIAÇÕES DE TEMPERATURA E AO ENVELHECIMENTO PROPORCIONADOS PELA LIGNINA. EMBORA TODOS OS TEORES TENHAM APRESENTADO PROPRIEDADES SUPERIORES AO LIGANTE ASFÁLTICO PURO, O TEOR DE 3,0% DE LIGNINA OBTEVE O MELHOR DESEMPENHO. PORTANTO, A LIGNINA COMO AGENTE MODIFICADOR DO LIGANTE ASFÁLTICO APRESENTOU UM BOM DESEMPENHO EM RELAÇÃO ÀS PROPRIEDADES REOLÓGICAS E MOSTROU-SE UMA ALTERNATIVA E AMBIENTALMENTE VIÁVEL.