A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ESPECIFICAS E PADRONIZADAS DE ENSINO, COMO É O CASO DA VERTENTE
RESTRITAMENTE TRADICIONALISTA, NÃO TEM FAVORECIDO A APRENDIZAGEM E ACARRETA EM DESMOTIVAÇÃO
E DÉFICIT DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. NO ENSINO DE QUÍMICA PERCEBE-SE AINDA MAIS ESSA
DIFICULDADE E DESINTERESSE, PRINCIPALMENTE EM CONTEÚDOS QUE ENVOLVAM TEORIAS E CÁLCULOS
MATEMÁTICOS, COMO É O CASO DA CINÉTICA QUÍMICA, MUITAS VEZES TRABALHADA ATRAVÉS DA
MEMORIZAÇÃO DE CONCEITOS E FÓRMULAS E DESVINCULADA DO DIA A DIA, ACARRETANDO EM UMA
CONSIDERÁVEL REJEIÇÃO DOS DISCENTES. NESSE CONTEXTO, PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO QUÍMICA TEM
PROCURADO DESENVOLVER PROPOSTAS METODOLÓGICAS DIVERSIFICADAS E QUE CONTRIBUAM PARA UM
PROCESSO FORMATIVO EFICIENTE E FUNCIONAL. ESTE ESTUDO BUSCOU DISCUTIR AS DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM E PROPOR A INSERÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE
CINÉTICA QUÍMICA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EXPLICATIVA E DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO.
EM SEGUIDA, CONSTRUÍRAM-SE CINCO PROPOSTAS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS RELACIONADOS À TEMÁTICA
DE CINÉTICA QUÍMICA, DE MODO QUE POSSAM SER UTILIZADOS COMO FERRAMENTA PARA FACILITAR A
APRENDIZAGEM. PARA ISSO, FORAM ADOTADOS DIFERENTES CONTEXTOS QUE ENVOLVAM O COTIDIANO DOS
DISCENTES E CONTRIBUAM PARA A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. CONSTATOU-SE QUE É POSSÍVEL
UTILIZAR ESSA METODOLOGIA EM SALA DE AULA, POIS POSSIBILITA O PROTAGONISMO DOS DISCENTES NA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS E CONTRIBUI PARA UMA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE TEORIA E PRÁTICA.
PORTANTO, COMPREENDE-SE QUE APESAR DOS EMPECILHOS ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO, A METODOLOGIA
DE SITUAÇÕES PROBLEMAS SURGE COMO MAIS UMA POSSIBILIDADE DE PROMOVER O ENSINO DE
QUALIDADE E COM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.