PENSANDO A EDUCAÇÃO COMO BASE FORMATIVA SOCIAL É IMPORTANTE DESTACAR E DISCUTIR SOBRE AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS QUE AINDA SE FAZEM PRESENTE NOS DIAS ATUAIS, BEM COMO OS IMPACTOS CAUSADOS PELA AÇÃO DO HOMEM. NESSE CONTEXTO, OBJETIVOU-SE APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO AO ENSINO EM CIÊNCIAS ATRAVÉS DO PROJETO “A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE FRONTEIRAS – PI”, A FIM DE CONSCIENTIZAR OS EDUCANDOS SOBRE AS NECESSIDADES DE COMPREENDER A SUA PARCELA DE RESPONSABILIDADE QUANTO AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS E AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES. ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE, DESCRITIVO-EXPLICATIVA, DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA. A PARTIR DA REALIZAÇÃO DA PESQUISA, OBSERVAMOS QUE OS EDUCANDOS TINHAM UM CONCEITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIVERSIFICADO. ANTES DA REALIZAÇÃO DO PROJETO, ESTES AFIRMARAM QUE A TEMÁTICA ERA TRATADA QUASE SEMPRE DE FORMA TEÓRICA, OU SEJA, ATRAVÉS DE LEITURA OU EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE ATIVIDADES ESCRITAS. FOI POSSÍVEL PERCEBER, TAMBÉM, QUE DURANTE O PROJETO OS EDUCANDOS SE MANTIVERAM ANIMADOS, TROCANDO EXPERIÊNCIAS E OPINIÕES ENTRE SI. POR FIM, VERIFICAMOS QUE APÓS A EXECUÇÃO DO PROJETO OS EDUCANDOS REFORMULARAM OS SEUS CONCEITOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MANIFESTANDO UMA OPINIÃO MAIS CONSCIENTE SOBRE OS CUIDADOS AO MEIO AMBIENTE, ALÉM DE PERCEBEREM QUE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS ESTÃO LIGADOS DIRETAMENTE ÀS AÇÕES DO HOMEM SOBRE A NATUREZA.