ESTE TRABALHO FOI ELABORADO COM O INTUITO DE REFLETIRMOS SOBRE A APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DE FUNÇÃO NO ENSINO MÉDIO TENDO EM VISTA QUE EM MUITOS CASOS O ENSINO MINISTRADO SE REFLETE EM UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS. ATRAVÉS DA METODOLOGIA PESQUISA-AÇÃO, PUDEMOS REALIZAR UM ESTUDO QUALITATIVO COM ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PICUÍ-PB. NA QUAL FORAM TRABALHADAS DUAS QUESTÕES COM OS ALUNOS A PRIMEIRA QUESTÃO PROBLEMA ENVOLVERAM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM 23 ALUNOS E A SEGUNDA SITUAÇÃO APRESENTADA ENVOLVERAM 44 ALUNOS, REALIZAMOS NA PRIMEIRA UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO E NA SEGUNDA APLICAMOS UMA SIMPLES ATIVIDADE, NA QUAL FOI COBRADA A SUA RESOLUÇÃO. E QUE PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO FUNÇÃO, CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE O TRABALHO A SER DESENVOLVIDO PELO O PROFESSOR COM OS ALUNOS REQUER QUE ESTEJA ARTICULADO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS, ASSOCIADAS A SITUAÇÕES DO COTIDIANO DOS EDUCANDOS, BEM COMO A DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTOS E A DIFENTES REPRESENTAÇÕES