ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA DE USO DE RECURSO AUDIOVISUAL PARA O ENSINO DE FÍSICA AOS ANOS REFERENTES DO ENSINO MÉDIO, COM A UTILIZAÇÃO DE TRECHOS DE FILMES NÃO NECESSARIAMENTE DE CUNHO EDUCATIVO. A ESCOLHA DE CENAS ESPECÍFICAS E NÃO DO FILME COMPLETO, SURGIU APÓS NOTAR A NECESSIDADE DO CUMPRIMENTO DA CARGA HORÁRIA PRÉ-ESTABELECIDA PELA GRADE CURRICULAR DA ESCOLA, ASSIM COMO A INSERÇÃO DE NOVOS RECURSOS PARA A MELHORIA DO ENSINO DE FÍSICA. O USO DE CENAS DE FILMES ESTABELECE UM FOCO NA AULA A PARTIR DA CURIOSIDADE DO ALUNO, ALÉM DISSO, A ESCOLHA DOS FILMES DE DIVERSOS GÊNEROS TRAZ UMA GAMA MUITO MAIOR DE ALTERNATIVAS DE CONTEÚDO, PERMITINDO ATRAIR OUTROS PERFIS DE ALUNOS, QUE COSTUMAM NÃO TER AFINIDADE COM A DISCIPLINA, ATENDIDOS DENTRO DE UMA SALA DE AULA. PARA O PRESENTE TRABALHO, FOI REALIZADO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS, APRESENTADA DEZ CENAS DE FILMES SELECIONADAS, ONDE FOI REALIZADO UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS FÍSICOS ABORDADOS E EM SEGUIDA SUGERIDO UMA MANEIRA DE APLICAÇÃO DA CENA PELO PROFESSOR DURANTE UMA AULA, SEJA COMO INTRODUÇÃO OU ENCERRAMENTO DO CONTEÚDO. O OBJETIVO PRINCIPAL É QUE AS CENAS POSSAM SER UTILIZADAS COMO FORMA DE PROMOVER UMA LIGAÇÃO ENTRE O GOSTO DO ALUNO COM GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS DO SEU DIA A DIA COM A FÍSICA, QUE MUITAS VEZES NÃO CONSEGUE VISUALIZAR SEUS FENÔMENOS ATRAVÉS DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO OU ESBOÇOS ARTÍSTICOS NO QUADRO.