A CIÊNCIAS DA TERRA APRESENTAM DIVERSAS POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS QUE JUSTIFICAM A IMPORTÂNCIA DE SUA INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENTRETANTO, A PULVERIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOCIENTÍFICOS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PREDOMINANTES DEMANDAM RECURSOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, QUE CONTRIBUAM PARA QUE O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA TERRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SEJA MAIS EFETIVO. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO BUSCOU AVALIAR O USO DE JOGOS COMO ATIVIDADES LÚDICAS COM FINALIDADE DIDÁTICA. POR MEIO DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL, PÔDE-SE REALIZAR UMA REVISÃO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. FORAM IDENTIFICADOS VINTE E CINCO JOGOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA TERRA, VOLTADOS NÃO SÓ PARA O ENSINO BÁSICO, MAS TAMBÉM AO SUPERIOR E PROFISSIONAL. OS ESTUDOS ASSOCIADOS A ESSES JOGOS INDICAM A EFICÁCIA DOS MESMOS PARA O ENSINO, A DIVULGAÇÃO E O DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS DA TERRA.