DENTRE AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO ATUAL, A ESCOLA NÃO DEVE IGNORAR O PAPEL SIGNIFICATIVO QUE AS TECNOLOGIAS TÊM NA VIDA DOS ESTUDANTES. DESTE MODO O ESTUDO OBJETIVOU AVALIAR COMO ALUNOS E PROFESSORES UTILIZAM E IMPLEMENTAM OS MÉTODOS NO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE NÍVEL MÉDIO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 86 ALUNOS E 10 PROFESSORES. A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO, SEGUNDO DE ESCALA DE LIKERT, CONSTITUÍDO POR 13 PERGUNTAS. A MAIORIA DOS ALUNOS ENTREVISTADOS (60,5%) AFIRMARAM QUE ACESSAM A INTERNET DIARIAMENTE. ENQUANTO 60% (N = 6) DOS PROFESSORES AFIRMARAM ACESSAR A INTERNET TRÊS VEZES POR SEMANA. APESAR DA POPULARIZAÇÃO, A INTERNET NÃO É TÃO FÁCIL PARA 1/3 DOS ENTREVISTADOS. O ACESSO À INTERNET OS PROFESSORES E ALUNOS ENTREVISTADOS ERAM, PREFERENCIALMENTE, POR MEIO DO CELULAR/SMARTPHONE (ALUNOS: 83,7%); PROFESSORES:70,0%) E O COMPUTADOR DE MESA (ALUNOS: 16,3%; PROFESSORES: 30,0%). DENTRE OS SOFTWARES MAIS COMUMENTE USADOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM É O MICROSOFT POWER POINT OU SIMILAR. AS TIC, SE BEM UTILIZADAS, PODERÁ COLABORAR PARA ATENDER AS NOVAS EXIGÊNCIAS COLOCADAS PELA SOCIEDADE ATUAL: A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS APTOS A ENFRENTAR ESSA SOCIEDADE EM RÁPIDA E CONTÍNUA MUDANÇA.