O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA (TP). PARA ISSO, REALIZAMOS UMA (BREVE) RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DA TP, QUE FOI CONSTRUÍDA A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, INSERIDA NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA, QUE BUSCOU A IDENTIFICAÇÃO DE VESTÍGIOS PARA PODER DEPOIS COLETÁ-LOS, ORGANIZÁ-LOS, ANALISÁ-LOS E INTERPRETÁ-LOS. NOSSA RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA COMEÇA COM LAVOISIER, NO SÉCULO XVIII, PASSA POR MENDELEEV E SEUS CONTEMPORÂNEOS, NO SÉCULO XIX, E TERMINA COM SEABORG E SUA POSSÍVEL INFLUÊNCIA PARA A DEFINIÇÃO DA TP RECOMENDADA PELA IUPAC NO FINAL DO SÉCULO XX. O RESGATE HISTÓRICO APRESENTADO, AINDA QUE ESTEJA LONGE DE ABARCAR TODO O DESENVOLVIMENTO DA TP, PODE SER UTILIZADO TANTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANTO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DE QUÍMICA.