ACONTECIMENTOS DAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS PÕEM EM PAUTA A NECESSIDADE DE INSERÇÃO DE NOVOS CONCEITOS FÍSICOS NA ESCOLA, COMO A RELATIVIDADE E O FENÔMENO QUÂNTICO QUE EXIGEM UMA MUDANÇA DE POSTURA DO PROFESSOR, INCLUINDO O ENVOLVIMENTO COM O QUE A PESQUISA NO ENSINO DE FÍSICA ASSINALA COMO DETERMINANTE PARA A CIDADANIA. NESSE ASPECTO EM PARTICULAR, A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA SOBRE O ENSINO MÉDIO APRESENTA UMA INTENSA RELAÇÃO DE NEXOS ENTRE ESSES DOIS DESTAQUES, A SABER: A APRENDIZAGEM EM FÍSICA E SUA CORRELAÇÃO COM A CIDADANIA. DIANTE DAS CONSTANTES INDICAÇÕES PARA NECESSIDADE DE INCLUSÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES PARA FAZÊ-LO, DECIDIU-SE POR ANALISAR SE ESSES CONTEÚDOS FORAM ABORDADOS PELOS PROFESSORES NAS ESCOLAS URBANAS DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM - BA. NAS ESCOLAS FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS: UM QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA ESCOLAR E OUTRO AOS PROFESSORES. CONSTATA-SE QUE ABORDAGEM DESSES CONTEÚDOS SÃO INSUFICIENTEMENTE PELA QUASE AUSÊNCIA DESSES TÓPICOS, COM ÍNDICE DE 2%. TORNA-SE EVIDENTE A DIFICULDADE PARA O PROFESSOR DE INCLUIR NO SEU PLANO DE AULA CONTEÚDOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA - QUE REQUER TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E EFETIVAR AS ORIENTAÇÕES DA COMUNIDADE CIENTÍFICA EM AÇÕES, EM PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM QUE SEJAM SIGNIFICATIVAS PARA O ALUNO.