Artigo E-book V CONAPESC

E-books

ISBN: 978-65-86901-30-6

AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DO AJUSTE DO TANK-MODEL CONSIDERANDO DIFERENTES VAZÕES

Palavra-chaves: MODELO CHUVA-VAZÃO, TANK MODEL, COEFICIENTE DE EFICIÊNCIA DE NASH E SUTCLIFFE., , E-book E-book
"2021-02-03 13:58:37" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73980
    "edicao_id" => 153
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 264
    "titulo" => "AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DO AJUSTE DO TANK-MODEL CONSIDERANDO DIFERENTES VAZÕES"
    "resumo" => "COMPREENDER O COMPORTAMENTO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SENDO A VAZÃO UM DOS DADOS QUE MELHOR DESCREVEM ESSE COMPORTAMENTO. NO ENTANTO, MUITAS REGIÕES DO BRASIL NÃO POSSUEM UMA SÉRIE HISTÓRICA CONSISTENTE DE DADOS DE VAZÃO. PARA GARANTIR QUE OS ESTUDOS HIDROLÓGICOS POSSUAM UMA SÉRIE CONSISTENTE, SÃO EMPREGADOS OS MODELOS HIDROLÓGICOS DE CHUVA-VAZÃO. DENTRE DIVERSOS MODELOS, O TANK MODEL É BASTANTE EMPREGADO, E ESTIMA A VAZÃO POR MEIO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO E UMA REPRESENTAÇÃO DA BACIA EM FORMA DE TANQUES. AINDA, É DE GRANDE IMPORTÂNCIA ANALISAR A PRECISÃO NESSAS ESTIMATIVAS, PARA ISSO PODE SER FEITA A AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DO AJUSTE DO MODELO. CONTUDO, ESTE ESTUDO OBJETIVA A APLICAÇÃO DE UM MODELO CHUVA-VAZÃO CONCEITUAL, TANK MODEL, DE MODO A INVESTIGAR O DESEMPENHO DESTE MODELO EM DISTINTOS EVENTOS DE VAZÃO. PARA ISSO FORAM EMPREGADOS DADOS HIPOTÉTICOS DE PRECIPITAÇÃO E DADOS DE VAZÃO EM NOVE EVENTOS DISTINTOS, EM UM PERÍODO DE 24 MESES. NA OBTENÇÃO DOS VALORES DOS PARÂMETROS FOI EMPREGADO AS EQUAÇÕES DO MODELO E O MÉTODO DO GRADIENTE REDUZIDO GENERALIZADO (GRG), A AVALIAÇÃO DO MODELO FOI FEITA A PARTIR DO CÁLCULO DO COEFICIENTE DE EFICIÊNCIA DE NASH E SUTCLIFFE (COE). OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRAM QUE O TANK MODEL NA MAIORIA DOS CASOS APRESENTOU DESEMPENHO INSUFICIENTE, APRESENTANDO UM BOM DESEMPENHO APENAS PARA O PRIMEIRO EVENTO DE VAZÃO. ESSE BAIXO DESEMPENHO FOI ATRIBUÍDO AS LIMITAÇÕES DO MÉTODO GRG. NO MAIS, A PARTIR DO ESTUDO FOI POSSÍVEL COMPROVAR A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA MODELAGEM HIDROLÓGICA JUNTO A MÉTODOS DE ANÁLISE ESTATÍSTICA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "MODELO CHUVA-VAZÃO, TANK MODEL, COEFICIENTE DE EFICIÊNCIA DE NASH E SUTCLIFFE., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD7_SA_ID264_09032020084844.pdf"
    "created_at" => "2021-02-04 09:01:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTHIA MARIA DE ABREU CLAUDINO"
    "autor_nome_curto" => "CINTHIA ABREU"
    "autor_email" => "cinthiamariaac@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "E-book V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-02-03 13:58:37"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73980
    "edicao_id" => 153
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 264
    "titulo" => "AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DO AJUSTE DO TANK-MODEL CONSIDERANDO DIFERENTES VAZÕES"
    "resumo" => "COMPREENDER O COMPORTAMENTO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SENDO A VAZÃO UM DOS DADOS QUE MELHOR DESCREVEM ESSE COMPORTAMENTO. NO ENTANTO, MUITAS REGIÕES DO BRASIL NÃO POSSUEM UMA SÉRIE HISTÓRICA CONSISTENTE DE DADOS DE VAZÃO. PARA GARANTIR QUE OS ESTUDOS HIDROLÓGICOS POSSUAM UMA SÉRIE CONSISTENTE, SÃO EMPREGADOS OS MODELOS HIDROLÓGICOS DE CHUVA-VAZÃO. DENTRE DIVERSOS MODELOS, O TANK MODEL É BASTANTE EMPREGADO, E ESTIMA A VAZÃO POR MEIO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO E UMA REPRESENTAÇÃO DA BACIA EM FORMA DE TANQUES. AINDA, É DE GRANDE IMPORTÂNCIA ANALISAR A PRECISÃO NESSAS ESTIMATIVAS, PARA ISSO PODE SER FEITA A AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DO AJUSTE DO MODELO. CONTUDO, ESTE ESTUDO OBJETIVA A APLICAÇÃO DE UM MODELO CHUVA-VAZÃO CONCEITUAL, TANK MODEL, DE MODO A INVESTIGAR O DESEMPENHO DESTE MODELO EM DISTINTOS EVENTOS DE VAZÃO. PARA ISSO FORAM EMPREGADOS DADOS HIPOTÉTICOS DE PRECIPITAÇÃO E DADOS DE VAZÃO EM NOVE EVENTOS DISTINTOS, EM UM PERÍODO DE 24 MESES. NA OBTENÇÃO DOS VALORES DOS PARÂMETROS FOI EMPREGADO AS EQUAÇÕES DO MODELO E O MÉTODO DO GRADIENTE REDUZIDO GENERALIZADO (GRG), A AVALIAÇÃO DO MODELO FOI FEITA A PARTIR DO CÁLCULO DO COEFICIENTE DE EFICIÊNCIA DE NASH E SUTCLIFFE (COE). OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRAM QUE O TANK MODEL NA MAIORIA DOS CASOS APRESENTOU DESEMPENHO INSUFICIENTE, APRESENTANDO UM BOM DESEMPENHO APENAS PARA O PRIMEIRO EVENTO DE VAZÃO. ESSE BAIXO DESEMPENHO FOI ATRIBUÍDO AS LIMITAÇÕES DO MÉTODO GRG. NO MAIS, A PARTIR DO ESTUDO FOI POSSÍVEL COMPROVAR A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA MODELAGEM HIDROLÓGICA JUNTO A MÉTODOS DE ANÁLISE ESTATÍSTICA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "MODELO CHUVA-VAZÃO, TANK MODEL, COEFICIENTE DE EFICIÊNCIA DE NASH E SUTCLIFFE., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD7_SA_ID264_09032020084844.pdf"
    "created_at" => "2021-02-04 09:01:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTHIA MARIA DE ABREU CLAUDINO"
    "autor_nome_curto" => "CINTHIA ABREU"
    "autor_email" => "cinthiamariaac@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "E-book V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-02-03 13:58:37"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 153
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-v-conapesc"
        "nome" => "E-book V CONAPESC"
        "nome_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento e pesquisa, a quinta edição, tendo como temática “Ciência se faz com pesquisa!” traz um novo modelo de vivenciar a experiência de um congresso em tempos de pandemia! Conheça mais sobre o evento: a edição de 2020 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (CONAPESC - Digital Edition) apresenta como tema “Ciência se faz com pesquisa!”. A intenção é de discutirmos sobre a importância da pesquisa, em suas múltiplas dimensões, para a sociedade, visto que as produções das diversas áreas contribuem para avanços na saúde, tecnologia, preservação ambiental, e em muitos outros setores de atividade. Nesse momento, acreditamos ser importante a comunidade científica, de todas as áreas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ciência na contemporaneidade nos tempos singulares em que estamos vivendo, a importância do financiamento para realização de pesquisas, bem como as diferentes modalidades de pesquisa próprias de cada área. Será um prazer ter você conosco nessa edição, além do mais, 2021 está logo ai e estaremos juntos em Campina Grande - PB, no V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, nos dias 09, 10 e 11 de Junho de 2021!"
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2020"
        "logo" => null
        "capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-04"
        "final_evento" => "2021-12-06"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-02-03 13:58:37"
        "updated_at" => "2021-03-03 10:01:06"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 153
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-v-conapesc"
        "nome" => "E-book V CONAPESC"
        "nome_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento e pesquisa, a quinta edição, tendo como temática “Ciência se faz com pesquisa!” traz um novo modelo de vivenciar a experiência de um congresso em tempos de pandemia! Conheça mais sobre o evento: a edição de 2020 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (CONAPESC - Digital Edition) apresenta como tema “Ciência se faz com pesquisa!”. A intenção é de discutirmos sobre a importância da pesquisa, em suas múltiplas dimensões, para a sociedade, visto que as produções das diversas áreas contribuem para avanços na saúde, tecnologia, preservação ambiental, e em muitos outros setores de atividade. Nesse momento, acreditamos ser importante a comunidade científica, de todas as áreas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ciência na contemporaneidade nos tempos singulares em que estamos vivendo, a importância do financiamento para realização de pesquisas, bem como as diferentes modalidades de pesquisa próprias de cada área. Será um prazer ter você conosco nessa edição, além do mais, 2021 está logo ai e estaremos juntos em Campina Grande - PB, no V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, nos dias 09, 10 e 11 de Junho de 2021!"
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2020"
        "logo" => null
        "capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-04"
        "final_evento" => "2021-12-06"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-02-03 13:58:37"
        "updated_at" => "2021-03-03 10:01:06"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 69
                "edicao_id" => 153
                "codigo" => "978-65-86901-30-6"
                "capa" => "60243d1f0e918_10022021170759.jpg"
                "titulo" => "Ciência se faz com pesquisa!"
                "prefacio" => """
                  <strong>Ci&ecirc;ncia se faz com pesquisa... e uma pandemia se resolve com Ci&ecirc;ncia!</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA &ndash; Campus S&atilde;o Gabriel)<br />\r\n
                  Claudio Luis De Araujo Neto (UNINASSAU)<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB)</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O ano de 2020 configurou-se como um ano at&iacute;pico de tudo que j&aacute; vivemos, pois, a partir dele, come&ccedil;amos a sentir os efeitos de uma pandemia, a qual teve g&ecirc;nese no final de 2019 e ainda hoje (mar&ccedil;o de 2021) n&atilde;o nos possibilita visualizar seu fim. No entanto, acreditamos que com as respostas da Ci&ecirc;ncia, principalmente pela produ&ccedil;&atilde;o das vacinas, quando uma parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o estiver imunizada iremos retornar (de forma gradual), as nossas atividades presenciais que foram interrompidas ou iremos reavaliar nosso modo de viver e buscar outras formas de ser e agir no mundo.<br />\r\n
                  Junto com pandemia da Covid-19, vieram orienta&ccedil;&otilde;es e decretos para o isolamento social, uma das medidas preventivas mais eficientes para o controle do coronav&iacute;rus. O isolamento social ocasionou a suspens&atilde;o de diversas atividades presenciais em todo o mundo, impactando inclusive nas atividades educacionais e cient&iacute;ficas. Nesse contexto, n&oacute;s, da organiza&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias (CONAPESC) procuramos viabilizar outros canais para manter o nosso espa&ccedil;o de di&aacute;logo e produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. Assim, organizamos e realizamos a 1&ordf; vers&atilde;o online do evento, &ldquo;CONAPESC - Digital Edition&rdquo;, a qual contou com uma programa&ccedil;&atilde;o especial.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O evento iniciou com webconfer&ecirc;ncia do professor Attico Chassot (REAMEC/UNIFESSPA), o qual por meio de uma instigante fala &ldquo;Assestando &oacute;culos para observar o mundo natural&rdquo;, nos propiciou diversas inquieta&ccedil;&otilde;es por meio de suas provoca&ccedil;&otilde;es. Ao falar em Ci&ecirc;ncia &eacute; imprescind&iacute;vel analisar o espa&ccedil;o para as mulheres na atividade cient&iacute;fica. Em um mundo (ainda) machista, o webin&aacute;rio &ldquo;Mulheres que fazem ci&ecirc;ncia&rdquo;, que contou com as debatedoras Tatiana Galieta (UERJ), Nadja Oliveira (Paqtc PB/UEPB) e Fabiane Ferreira da Silva (UNIPAMPA) e foi mediado pela Profa. Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB), nos proporcionou, por meio das falas dessas potentes pesquisadoras, analisar o quanto precisamos avan&ccedil;ar nessa pauta e reafirmar que o lugar da mulher &eacute; onde ela quiser, inclusive na Ci&ecirc;ncia!<br />\r\n
                  Na tentativa de contemplar discuss&otilde;es referentes a pesquisa e ao ensino nas diversas &aacute;reas do conhecimento, organizamos seis (6) webn&aacute;rios tem&aacute;ticos: 1&ordm; &ldquo;Homens brasileiros no trabalho sexual em Lisboa (Portugal)&rdquo;, o qual contemplou a grande &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Sociais e foi conduzido pelo Prof. Guilherme Passamani (PPGAS e PPGCult/UFMS); 2&ordm; &ldquo;Jogos Virtuais e Plataformas Interativas no Ensino de Ci&ecirc;ncias&rdquo;, ministrado pelo Prof. Pedro Miguel Marques da Costa (CEFET/RJ); 3&ordm; &ldquo;Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de: abordagens na Pesquisa e no Ensino&rdquo;, conduzido pelo Prof. Luciano Garcia (FURG); 4&ordm; &ldquo;Ci&ecirc;ncia x Empreendedorismo&rdquo; proposto pela Profa. Francilene Proc&oacute;pio Garcia (UASC/CEEI/UFCG); 5&ordm; &ldquo;O impacto no meio ambiente contribui com o cen&aacute;rio de pandemia?&rdquo;, o qual contemplou a grande &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Ambientais e foi conduzido pelo Prof. Jean Tavares (IFRN); 6&ordm; &ldquo;Pesquisas Educacionais: desdobramentos &eacute;ticos e hist&oacute;ricos da Ci&ecirc;ncia&rdquo;, o qual trouxe uma interessante reflex&atilde;o das formas com que desenvolvemos as pesquisas na &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Humanas, especialmente na Educa&ccedil;&atilde;o, e foi desenvolvido pela Profa. Paula Henning (FURG). Para encerrar o evento, tivemos a webconfer&ecirc;ncia &ldquo;Ci&ecirc;ncia, soberania e desenvolvimento&rdquo;, ministrada pelo Prof. Ricardo Magnus Os&oacute;rio Galv&atilde;o (USP).<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Al&eacute;m de todo esse conte&uacute;do expressivo e pertinente ao momento atual, tivemos in&uacute;meros trabalhos apresentados e alguns ser&atilde;o disponibilizados nesse e-book, no qual voc&ecirc; encontrar&aacute; 71 textos dos participantes dessa edi&ccedil;&atilde;o digital do CONAPESC. Os textos versam sobre os mais variados assuntos, das diversas &aacute;reas do conhecimento, o que materializa a caracter&iacute;sticas do CONAPESC, de ser um congresso interdisciplinar, o qual pensa o ensino e a pesquisa nas diversas &aacute;reas cient&iacute;ficas.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Desejamos que tod@s estejam bem, aproveitem esse material disponibilizado de forma gratuita e que na pr&oacute;xima edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC estejam conosco (de forma online ou presencial). Utilizamos esse espa&ccedil;o para reafirmar novamente nossa defesa na Ci&ecirc;ncia, atividade imprescind&iacute;vel para qualquer na&ccedil;&atilde;o e que se faz urgente em um contexto de pandemia como esse em que vivemos! #MaisVacinas #VacinasJ&aacute; #VivaOSUS #VivaPesquisa #MulheresNaCi&ecirc;ncia #Ci&ecirc;nciaSeFazComPesquisa<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Coordena&ccedil;&atilde;o Geral do CONAPESC - Digital Edition</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n
                  Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n
                  George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n
                  Whelton Brito dos Santos - UFCG
                  """
                "ficha_catalografica" => "603f8d439a662_03032021102107.pdf"
                "arquivo" => "040320211609_E-BOOK-V-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-02-03 13:58:37"
                "updated_at" => "2021-03-04 16:41:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 69
                "edicao_id" => 153
                "codigo" => "978-65-86901-30-6"
                "capa" => "60243d1f0e918_10022021170759.jpg"
                "titulo" => "Ciência se faz com pesquisa!"
                "prefacio" => """
                  <strong>Ci&ecirc;ncia se faz com pesquisa... e uma pandemia se resolve com Ci&ecirc;ncia!</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA &ndash; Campus S&atilde;o Gabriel)<br />\r\n
                  Claudio Luis De Araujo Neto (UNINASSAU)<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB)</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O ano de 2020 configurou-se como um ano at&iacute;pico de tudo que j&aacute; vivemos, pois, a partir dele, come&ccedil;amos a sentir os efeitos de uma pandemia, a qual teve g&ecirc;nese no final de 2019 e ainda hoje (mar&ccedil;o de 2021) n&atilde;o nos possibilita visualizar seu fim. No entanto, acreditamos que com as respostas da Ci&ecirc;ncia, principalmente pela produ&ccedil;&atilde;o das vacinas, quando uma parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o estiver imunizada iremos retornar (de forma gradual), as nossas atividades presenciais que foram interrompidas ou iremos reavaliar nosso modo de viver e buscar outras formas de ser e agir no mundo.<br />\r\n
                  Junto com pandemia da Covid-19, vieram orienta&ccedil;&otilde;es e decretos para o isolamento social, uma das medidas preventivas mais eficientes para o controle do coronav&iacute;rus. O isolamento social ocasionou a suspens&atilde;o de diversas atividades presenciais em todo o mundo, impactando inclusive nas atividades educacionais e cient&iacute;ficas. Nesse contexto, n&oacute;s, da organiza&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias (CONAPESC) procuramos viabilizar outros canais para manter o nosso espa&ccedil;o de di&aacute;logo e produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. Assim, organizamos e realizamos a 1&ordf; vers&atilde;o online do evento, &ldquo;CONAPESC - Digital Edition&rdquo;, a qual contou com uma programa&ccedil;&atilde;o especial.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O evento iniciou com webconfer&ecirc;ncia do professor Attico Chassot (REAMEC/UNIFESSPA), o qual por meio de uma instigante fala &ldquo;Assestando &oacute;culos para observar o mundo natural&rdquo;, nos propiciou diversas inquieta&ccedil;&otilde;es por meio de suas provoca&ccedil;&otilde;es. Ao falar em Ci&ecirc;ncia &eacute; imprescind&iacute;vel analisar o espa&ccedil;o para as mulheres na atividade cient&iacute;fica. Em um mundo (ainda) machista, o webin&aacute;rio &ldquo;Mulheres que fazem ci&ecirc;ncia&rdquo;, que contou com as debatedoras Tatiana Galieta (UERJ), Nadja Oliveira (Paqtc PB/UEPB) e Fabiane Ferreira da Silva (UNIPAMPA) e foi mediado pela Profa. Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB), nos proporcionou, por meio das falas dessas potentes pesquisadoras, analisar o quanto precisamos avan&ccedil;ar nessa pauta e reafirmar que o lugar da mulher &eacute; onde ela quiser, inclusive na Ci&ecirc;ncia!<br />\r\n
                  Na tentativa de contemplar discuss&otilde;es referentes a pesquisa e ao ensino nas diversas &aacute;reas do conhecimento, organizamos seis (6) webn&aacute;rios tem&aacute;ticos: 1&ordm; &ldquo;Homens brasileiros no trabalho sexual em Lisboa (Portugal)&rdquo;, o qual contemplou a grande &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Sociais e foi conduzido pelo Prof. Guilherme Passamani (PPGAS e PPGCult/UFMS); 2&ordm; &ldquo;Jogos Virtuais e Plataformas Interativas no Ensino de Ci&ecirc;ncias&rdquo;, ministrado pelo Prof. Pedro Miguel Marques da Costa (CEFET/RJ); 3&ordm; &ldquo;Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de: abordagens na Pesquisa e no Ensino&rdquo;, conduzido pelo Prof. Luciano Garcia (FURG); 4&ordm; &ldquo;Ci&ecirc;ncia x Empreendedorismo&rdquo; proposto pela Profa. Francilene Proc&oacute;pio Garcia (UASC/CEEI/UFCG); 5&ordm; &ldquo;O impacto no meio ambiente contribui com o cen&aacute;rio de pandemia?&rdquo;, o qual contemplou a grande &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Ambientais e foi conduzido pelo Prof. Jean Tavares (IFRN); 6&ordm; &ldquo;Pesquisas Educacionais: desdobramentos &eacute;ticos e hist&oacute;ricos da Ci&ecirc;ncia&rdquo;, o qual trouxe uma interessante reflex&atilde;o das formas com que desenvolvemos as pesquisas na &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Humanas, especialmente na Educa&ccedil;&atilde;o, e foi desenvolvido pela Profa. Paula Henning (FURG). Para encerrar o evento, tivemos a webconfer&ecirc;ncia &ldquo;Ci&ecirc;ncia, soberania e desenvolvimento&rdquo;, ministrada pelo Prof. Ricardo Magnus Os&oacute;rio Galv&atilde;o (USP).<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Al&eacute;m de todo esse conte&uacute;do expressivo e pertinente ao momento atual, tivemos in&uacute;meros trabalhos apresentados e alguns ser&atilde;o disponibilizados nesse e-book, no qual voc&ecirc; encontrar&aacute; 71 textos dos participantes dessa edi&ccedil;&atilde;o digital do CONAPESC. Os textos versam sobre os mais variados assuntos, das diversas &aacute;reas do conhecimento, o que materializa a caracter&iacute;sticas do CONAPESC, de ser um congresso interdisciplinar, o qual pensa o ensino e a pesquisa nas diversas &aacute;reas cient&iacute;ficas.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Desejamos que tod@s estejam bem, aproveitem esse material disponibilizado de forma gratuita e que na pr&oacute;xima edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC estejam conosco (de forma online ou presencial). Utilizamos esse espa&ccedil;o para reafirmar novamente nossa defesa na Ci&ecirc;ncia, atividade imprescind&iacute;vel para qualquer na&ccedil;&atilde;o e que se faz urgente em um contexto de pandemia como esse em que vivemos! #MaisVacinas #VacinasJ&aacute; #VivaOSUS #VivaPesquisa #MulheresNaCi&ecirc;ncia #Ci&ecirc;nciaSeFazComPesquisa<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Coordena&ccedil;&atilde;o Geral do CONAPESC - Digital Edition</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n
                  Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n
                  George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n
                  Whelton Brito dos Santos - UFCG
                  """
                "ficha_catalografica" => "603f8d439a662_03032021102107.pdf"
                "arquivo" => "040320211609_E-BOOK-V-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-02-03 13:58:37"
                "updated_at" => "2021-03-04 16:41:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de fevereiro de 2021

Resumo

COMPREENDER O COMPORTAMENTO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SENDO A VAZÃO UM DOS DADOS QUE MELHOR DESCREVEM ESSE COMPORTAMENTO. NO ENTANTO, MUITAS REGIÕES DO BRASIL NÃO POSSUEM UMA SÉRIE HISTÓRICA CONSISTENTE DE DADOS DE VAZÃO. PARA GARANTIR QUE OS ESTUDOS HIDROLÓGICOS POSSUAM UMA SÉRIE CONSISTENTE, SÃO EMPREGADOS OS MODELOS HIDROLÓGICOS DE CHUVA-VAZÃO. DENTRE DIVERSOS MODELOS, O TANK MODEL É BASTANTE EMPREGADO, E ESTIMA A VAZÃO POR MEIO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO E UMA REPRESENTAÇÃO DA BACIA EM FORMA DE TANQUES. AINDA, É DE GRANDE IMPORTÂNCIA ANALISAR A PRECISÃO NESSAS ESTIMATIVAS, PARA ISSO PODE SER FEITA A AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DO AJUSTE DO MODELO. CONTUDO, ESTE ESTUDO OBJETIVA A APLICAÇÃO DE UM MODELO CHUVA-VAZÃO CONCEITUAL, TANK MODEL, DE MODO A INVESTIGAR O DESEMPENHO DESTE MODELO EM DISTINTOS EVENTOS DE VAZÃO. PARA ISSO FORAM EMPREGADOS DADOS HIPOTÉTICOS DE PRECIPITAÇÃO E DADOS DE VAZÃO EM NOVE EVENTOS DISTINTOS, EM UM PERÍODO DE 24 MESES. NA OBTENÇÃO DOS VALORES DOS PARÂMETROS FOI EMPREGADO AS EQUAÇÕES DO MODELO E O MÉTODO DO GRADIENTE REDUZIDO GENERALIZADO (GRG), A AVALIAÇÃO DO MODELO FOI FEITA A PARTIR DO CÁLCULO DO COEFICIENTE DE EFICIÊNCIA DE NASH E SUTCLIFFE (COE). OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRAM QUE O TANK MODEL NA MAIORIA DOS CASOS APRESENTOU DESEMPENHO INSUFICIENTE, APRESENTANDO UM BOM DESEMPENHO APENAS PARA O PRIMEIRO EVENTO DE VAZÃO. ESSE BAIXO DESEMPENHO FOI ATRIBUÍDO AS LIMITAÇÕES DO MÉTODO GRG. NO MAIS, A PARTIR DO ESTUDO FOI POSSÍVEL COMPROVAR A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA MODELAGEM HIDROLÓGICA JUNTO A MÉTODOS DE ANÁLISE ESTATÍSTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.