A AULA DE CAMPO É UMA OPÇÃO METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM RIQUÍSSIMA PARA CONTEXTUALIZAR OS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, SENDO VISTA COMO UM MEIO DE LEVAR O ALUNO A REFLETIR SOBRE A TEORIA, MOBILIZANDO-O A CONFRONTAR COM A REALIDADE O QUE FOI DISCUTIDO EM SALA DE AULA. SENDO ASSIM, NA BUSCA DESSE CONFRONTO ENTRE TEORIA E REALIDADE FOI REALIZADA UMA AULA DE CAMPO NO ÂMBITO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA AGRÁRIA DO CURSO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR A AULA DE CAMPO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA AGRÁRIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO CURSO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CDSA/ UFCG. NESTE SENTIDO, A PESQUISA DE CAMPO FOI VISTA COMO UMA APROXIMAÇÃO DO QUE SE LER COM O QUE SE VER, NA BUSCA DE RESPOSTAS E VISUALIZAÇÕES NA REALIDADE LOCAL PARA SIGNIFICAR OS CONTEÚDOS MINISTRADOS NA DISCIPLINA GEOGRAFIA AGRÁRIA, SENDO ASSIM, ESCOLHEMOS CAMPO DO CARIRI PARAIBANO PARA APROXIMAR O INTEGRALIZAR O CONHECIMENTO TEÓRICO COMO O EMPÍRICO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, UTILIZAMOS ALENTEJANO E ROCHA-LEÃO (2006), CASTROGIOVANNI (2000), MORAIS (2003), PONTUSCHKA (2009) , OLIVEIRA (2010) E PASSINI (2010). NO CAMINHO METODOLÓGICO UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (MARCONI E LAKATOS, 2009), COMO TAMBÉM, PARA ELABORAR A AULA DE CAMPO, TIVEMOS POR BASE NEVES (2010), QUE APONTA TRÊS ETAPAS A SEREM SEGUIDAS PARA A REALIZAÇÃO DA AULA DE CAMPO: I PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO, II REALIZAÇÃO, III RELATO DE CAMPO. TODAS ESTAS ETAPAS FORAM SEGUIDAS NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE. COMO CONCLUSÃO, ATRAVÉS DOS RELATOS ELABORADOS E FOTOGRAFIAS REGISTRADAS PELOS ALUNOS NO DECORRER DA AULA DE CAMPO, VERIFICAMOS QUE OS ALUNOS OBTIVERAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, REALIZANDO UM DEBATE INTEGRADO DA GEOGRAFIA AGRÁRIA BRASILEIRA COM A REALIDADE DO CAMPO DO CARIRI PARAIBANO DESTACANDO NESSA MICRORREGIÃO O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO CAMPO, OS ASSENTAMENTOS RURAIS, A EDUCAÇÃO DO CAMPO, OS ACAMPAMENTOS, A LUTA PELA TERRA, A CRISE HÍDRICA, A AGRICULTURA CAMPONESA VERSUS AGRICULTURA CAPITALISTA E A GESTÃO AMBIENTAL. TORNANDO A GEOGRAFIA AGRÁRIA VIVA E PRESENTE NA REALIDADE DOS ALUNOS DO CURSO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.