O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SÃO INDISPENSÁVEIS PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO, JÁ QUE PROMOVEM SEU DESENVOLVIMENTO CRÍTICO, PESQUISADOR E O RESPEITO PELO MEIO AMBIENTE. PORÉM ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO, PARA ALGUNS ALUNOS, NÃO APRESENTA UMA LINGUAGEM MUITO FÁCIL, SENDO MUITAS DAS VEZES CONSIDERADA DISTANTE DA REALIDADE DELES. NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, VÁRIOS ESTUDOS ESTÃO VOLTADOS PARA A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E MEIO SOCIAL. A SOCIOLINGUÍSTICA, INVESTIGA A LINGUAGEM E A SUA MANIFESTAÇÃO NO MEIO SOCIAL, CONSIDERA QUE FATORES EXTERNOS COMO A CLASSE SOCIAL, A IDADE, O SEXO, A ESCOLARIDADE, ENTRE OUTROS, ESTEJAM DIRETAMENTE RELACIONADAS À LINGUAGEM DO FALANTE. A PARTIR DA COMPREENSÃO DO QUE É A SOCIOLINGUÍSTICA E SUA RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E SOCIEDADE E O FATO DE SER UMA CIÊNCIA INTERDISCIPLINAR. O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO FINALIDADE INVESTIGAR A RELAÇÃO LINGUAGEM, TRABALHO DOCENTE, FORMAÇÃO SOCIAL DO EDUCANDO E O ENSINO CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, PRIMEIRAMENTE REALIZOU UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO POSTERIORMENTE, UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIO ABERTO DIRECIONADO DIRECIONADOS AOS PROFESSORES. VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES RECONHECIAM A EXISTÊNCIA DA VARIAÇÃO LINGUISTA NA SALA DE AULA, SENDO ASSIM, BUSCAVAM ESTRATÉGIAS PARA QUE OS CONTEÚDOS ENSINADOS PUDESSEM SER ACESSÍVEIS A TODOS OS ALUNOS. PARA ISSO BUSCAVAM UMA LINGUAGEM MAIS SIMPLIFICADA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS.