O USO DAS PLANTAS PELA ESPÉCIE HUMANA OCORRE DAS MAIS VARIADAS MANEIRAS. EM DIVERSAS COMUNIDADES, AS PLANTAS REPRESENTAM O ÚNICO RECURSO TERAPÊUTICO. 80% DA POPULAÇÃO MUNDIAL UTILIZA DESTA CULTURA MEDICINAL. NESSAS COMUNIDADES, ESTES CONHECIMENTOS SÃO TRANSMITIDOS DE MODO INFORMAL, UMA PRÁTICA ESPONTÂNEA QUE AJUDA A FORMAR PESSOAS. ISSO CONTRIBUI PARA DESCOBERTAS DE SUBSTÂNCIAS DE ORIGEM VEGETAL COM APLICAÇÕES MÉDICAS E O SEU EFEITO NO COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS. É NECESSÁRIO CONSIDERAR NO ENSINO, OS DIVERSOS CONTEXTOS QUE REFLETEM NO AMBIENTE ESCOLAR, A EXEMPLO, AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE CADA ENVOLVIDO, TORNANDO-AS OBJETO DE ANÁLISE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO EDUCANDO. A ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS É IMPORTANTE, POIS A ESCOLA CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES E ESTRATÉGIAS QUE PERMITEM AOS DISCENTES UM NOVO CONTATO COM O MEIO NO QUAL CONVIVEM. A PRESENTE PESQUISA, REALIZADA POR INTERMÉDIO DE INTERVENÇÃO, ASSOCIADA A UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, COMO METODOLOGIAS PARA COLETA DE DADOS E UTILIZA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA EXPLORAÇÃO DOS DADOS. FORAM ABORDADAS UMA DIVERSIDADE CORRESPONDENTE A 41 ESPÉCIES VEGETAIS, MAIORIA CULTIVADA PELOS EDUCANDOS. CADA ESTUDANTE ELABOROU PÔSTERES INFORMATIVO SOBRE UMA DAS PLANTAS MEDICINAIS, DEIXANDO-O VISÍVEL PRÓXIMO A HORTA ESCOLAR ONDE AS ESPÉCIES TAMBÉM SÃO CULTIVADAS. A UNIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS COM CIENTÍFICOS, PROPICIA O ENTENDIDO QUE O CONHECIMENTO POPULAR SERVE DE INSTRUMENTO PARA AS PESQUISAS CIENTÍFICAS. ATIVIDADES COMO TAL, CONTRIBUEM PARA UM CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO, TENDO EM VISTA A ABORDAGEM BASEADA NO CONHECIMENTO PRÉVIO, ESTIMULANDO O EDUCANDO A QUESTIONAR, PESQUISAR, EXPLORAR E PRESERVAR O MEIO EM QUE VIVE.