A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
"2021-02-03 13:58:37" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 74009 "edicao_id" => 153 "trabalho_id" => 354 "inscrito_id" => 778 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "O USO DAS PLANTAS PELA ESPÉCIE HUMANA OCORRE DAS MAIS VARIADAS MANEIRAS. EM DIVERSAS COMUNIDADES, AS PLANTAS REPRESENTAM O ÚNICO RECURSO TERAPÊUTICO. 80% DA POPULAÇÃO MUNDIAL UTILIZA DESTA CULTURA MEDICINAL. NESSAS COMUNIDADES, ESTES CONHECIMENTOS SÃO TRANSMITIDOS DE MODO INFORMAL, UMA PRÁTICA ESPONTÂNEA QUE AJUDA A FORMAR PESSOAS. ISSO CONTRIBUI PARA DESCOBERTAS DE SUBSTÂNCIAS DE ORIGEM VEGETAL COM APLICAÇÕES MÉDICAS E O SEU EFEITO NO COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS. É NECESSÁRIO CONSIDERAR NO ENSINO, OS DIVERSOS CONTEXTOS QUE REFLETEM NO AMBIENTE ESCOLAR, A EXEMPLO, AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE CADA ENVOLVIDO, TORNANDO-AS OBJETO DE ANÁLISE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO EDUCANDO. A ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS É IMPORTANTE, POIS A ESCOLA CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES E ESTRATÉGIAS QUE PERMITEM AOS DISCENTES UM NOVO CONTATO COM O MEIO NO QUAL CONVIVEM. A PRESENTE PESQUISA, REALIZADA POR INTERMÉDIO DE INTERVENÇÃO, ASSOCIADA A UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, COMO METODOLOGIAS PARA COLETA DE DADOS E UTILIZA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA EXPLORAÇÃO DOS DADOS. FORAM ABORDADAS UMA DIVERSIDADE CORRESPONDENTE A 41 ESPÉCIES VEGETAIS, MAIORIA CULTIVADA PELOS EDUCANDOS. CADA ESTUDANTE ELABOROU PÔSTERES INFORMATIVO SOBRE UMA DAS PLANTAS MEDICINAIS, DEIXANDO-O VISÍVEL PRÓXIMO A HORTA ESCOLAR ONDE AS ESPÉCIES TAMBÉM SÃO CULTIVADAS. A UNIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS COM CIENTÍFICOS, PROPICIA O ENTENDIDO QUE O CONHECIMENTO POPULAR SERVE DE INSTRUMENTO PARA AS PESQUISAS CIENTÍFICAS. ATIVIDADES COMO TAL, CONTRIBUEM PARA UM CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO, TENDO EM VISTA A ABORDAGEM BASEADA NO CONHECIMENTO PRÉVIO, ESTIMULANDO O EDUCANDO A QUESTIONAR, PESQUISAR, EXPLORAR E PRESERVAR O MEIO EM QUE VIVE." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO TRADICIONAL, PEDAGOGIA CRÍTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD7_SA100_ID778_10112020170058.pdf" "created_at" => "2021-02-04 09:01:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER DE JESUS SILVA" "autor_nome_curto" => "WAGNER" "autor_email" => "wagner.silva@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-v-conapesc" "edicao_nome" => "E-book V CONAPESC" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-02-03 13:58:37" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 74009 "edicao_id" => 153 "trabalho_id" => 354 "inscrito_id" => 778 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "O USO DAS PLANTAS PELA ESPÉCIE HUMANA OCORRE DAS MAIS VARIADAS MANEIRAS. EM DIVERSAS COMUNIDADES, AS PLANTAS REPRESENTAM O ÚNICO RECURSO TERAPÊUTICO. 80% DA POPULAÇÃO MUNDIAL UTILIZA DESTA CULTURA MEDICINAL. NESSAS COMUNIDADES, ESTES CONHECIMENTOS SÃO TRANSMITIDOS DE MODO INFORMAL, UMA PRÁTICA ESPONTÂNEA QUE AJUDA A FORMAR PESSOAS. ISSO CONTRIBUI PARA DESCOBERTAS DE SUBSTÂNCIAS DE ORIGEM VEGETAL COM APLICAÇÕES MÉDICAS E O SEU EFEITO NO COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS. É NECESSÁRIO CONSIDERAR NO ENSINO, OS DIVERSOS CONTEXTOS QUE REFLETEM NO AMBIENTE ESCOLAR, A EXEMPLO, AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE CADA ENVOLVIDO, TORNANDO-AS OBJETO DE ANÁLISE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO EDUCANDO. A ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS É IMPORTANTE, POIS A ESCOLA CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES E ESTRATÉGIAS QUE PERMITEM AOS DISCENTES UM NOVO CONTATO COM O MEIO NO QUAL CONVIVEM. A PRESENTE PESQUISA, REALIZADA POR INTERMÉDIO DE INTERVENÇÃO, ASSOCIADA A UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, COMO METODOLOGIAS PARA COLETA DE DADOS E UTILIZA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA EXPLORAÇÃO DOS DADOS. FORAM ABORDADAS UMA DIVERSIDADE CORRESPONDENTE A 41 ESPÉCIES VEGETAIS, MAIORIA CULTIVADA PELOS EDUCANDOS. CADA ESTUDANTE ELABOROU PÔSTERES INFORMATIVO SOBRE UMA DAS PLANTAS MEDICINAIS, DEIXANDO-O VISÍVEL PRÓXIMO A HORTA ESCOLAR ONDE AS ESPÉCIES TAMBÉM SÃO CULTIVADAS. A UNIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS COM CIENTÍFICOS, PROPICIA O ENTENDIDO QUE O CONHECIMENTO POPULAR SERVE DE INSTRUMENTO PARA AS PESQUISAS CIENTÍFICAS. ATIVIDADES COMO TAL, CONTRIBUEM PARA UM CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO, TENDO EM VISTA A ABORDAGEM BASEADA NO CONHECIMENTO PRÉVIO, ESTIMULANDO O EDUCANDO A QUESTIONAR, PESQUISAR, EXPLORAR E PRESERVAR O MEIO EM QUE VIVE." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO TRADICIONAL, PEDAGOGIA CRÍTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD7_SA100_ID778_10112020170058.pdf" "created_at" => "2021-02-04 09:01:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER DE JESUS SILVA" "autor_nome_curto" => "WAGNER" "autor_email" => "wagner.silva@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-v-conapesc" "edicao_nome" => "E-book V CONAPESC" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-02-03 13:58:37" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 153 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-v-conapesc" "nome" => "E-book V CONAPESC" "nome_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento e pesquisa, a quinta edição, tendo como temática “Ciência se faz com pesquisa!” traz um novo modelo de vivenciar a experiência de um congresso em tempos de pandemia! Conheça mais sobre o evento: a edição de 2020 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (CONAPESC - Digital Edition) apresenta como tema “Ciência se faz com pesquisa!”. A intenção é de discutirmos sobre a importância da pesquisa, em suas múltiplas dimensões, para a sociedade, visto que as produções das diversas áreas contribuem para avanços na saúde, tecnologia, preservação ambiental, e em muitos outros setores de atividade. Nesse momento, acreditamos ser importante a comunidade científica, de todas as áreas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ciência na contemporaneidade nos tempos singulares em que estamos vivendo, a importância do financiamento para realização de pesquisas, bem como as diferentes modalidades de pesquisa próprias de cada área. Será um prazer ter você conosco nessa edição, além do mais, 2021 está logo ai e estaremos juntos em Campina Grande - PB, no V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, nos dias 09, 10 e 11 de Junho de 2021!" "pasta" => "ebooks/conapesc/2020" "logo" => null "capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-04" "final_evento" => "2021-12-06" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-02-03 13:58:37" "updated_at" => "2021-03-03 10:01:06" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 153 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-v-conapesc" "nome" => "E-book V CONAPESC" "nome_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento e pesquisa, a quinta edição, tendo como temática “Ciência se faz com pesquisa!” traz um novo modelo de vivenciar a experiência de um congresso em tempos de pandemia! Conheça mais sobre o evento: a edição de 2020 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (CONAPESC - Digital Edition) apresenta como tema “Ciência se faz com pesquisa!”. A intenção é de discutirmos sobre a importância da pesquisa, em suas múltiplas dimensões, para a sociedade, visto que as produções das diversas áreas contribuem para avanços na saúde, tecnologia, preservação ambiental, e em muitos outros setores de atividade. Nesse momento, acreditamos ser importante a comunidade científica, de todas as áreas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ciência na contemporaneidade nos tempos singulares em que estamos vivendo, a importância do financiamento para realização de pesquisas, bem como as diferentes modalidades de pesquisa próprias de cada área. Será um prazer ter você conosco nessa edição, além do mais, 2021 está logo ai e estaremos juntos em Campina Grande - PB, no V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, nos dias 09, 10 e 11 de Junho de 2021!" "pasta" => "ebooks/conapesc/2020" "logo" => null "capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-04" "final_evento" => "2021-12-06" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-02-03 13:58:37" "updated_at" => "2021-03-03 10:01:06" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 69 "edicao_id" => 153 "codigo" => "978-65-86901-30-6" "capa" => "60243d1f0e918_10022021170759.jpg" "titulo" => "Ciência se faz com pesquisa!" "prefacio" => """ <strong>Ciência se faz com pesquisa... e uma pandemia se resolve com Ciência!</strong><br />\r\n <br />\r\n <em>Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA – Campus São Gabriel)<br />\r\n Claudio Luis De Araujo Neto (UNINASSAU)<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB)</em><br />\r\n <br />\r\n O ano de 2020 configurou-se como um ano atípico de tudo que já vivemos, pois, a partir dele, começamos a sentir os efeitos de uma pandemia, a qual teve gênese no final de 2019 e ainda hoje (março de 2021) não nos possibilita visualizar seu fim. No entanto, acreditamos que com as respostas da Ciência, principalmente pela produção das vacinas, quando uma parcela considerável da população estiver imunizada iremos retornar (de forma gradual), as nossas atividades presenciais que foram interrompidas ou iremos reavaliar nosso modo de viver e buscar outras formas de ser e agir no mundo.<br />\r\n Junto com pandemia da Covid-19, vieram orientações e decretos para o isolamento social, uma das medidas preventivas mais eficientes para o controle do coronavírus. O isolamento social ocasionou a suspensão de diversas atividades presenciais em todo o mundo, impactando inclusive nas atividades educacionais e científicas. Nesse contexto, nós, da organização do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) procuramos viabilizar outros canais para manter o nosso espaço de diálogo e produção do conhecimento. Assim, organizamos e realizamos a 1ª versão online do evento, “CONAPESC - Digital Edition”, a qual contou com uma programação especial.<br />\r\n O evento iniciou com webconferência do professor Attico Chassot (REAMEC/UNIFESSPA), o qual por meio de uma instigante fala “Assestando óculos para observar o mundo natural”, nos propiciou diversas inquietações por meio de suas provocações. Ao falar em Ciência é imprescindível analisar o espaço para as mulheres na atividade científica. Em um mundo (ainda) machista, o webinário “Mulheres que fazem ciência”, que contou com as debatedoras Tatiana Galieta (UERJ), Nadja Oliveira (Paqtc PB/UEPB) e Fabiane Ferreira da Silva (UNIPAMPA) e foi mediado pela Profa. Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB), nos proporcionou, por meio das falas dessas potentes pesquisadoras, analisar o quanto precisamos avançar nessa pauta e reafirmar que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na Ciência!<br />\r\n Na tentativa de contemplar discussões referentes a pesquisa e ao ensino nas diversas áreas do conhecimento, organizamos seis (6) webnários temáticos: 1º “Homens brasileiros no trabalho sexual em Lisboa (Portugal)”, o qual contemplou a grande área das Ciências Sociais e foi conduzido pelo Prof. Guilherme Passamani (PPGAS e PPGCult/UFMS); 2º “Jogos Virtuais e Plataformas Interativas no Ensino de Ciências”, ministrado pelo Prof. Pedro Miguel Marques da Costa (CEFET/RJ); 3º “Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino”, conduzido pelo Prof. Luciano Garcia (FURG); 4º “Ciência x Empreendedorismo” proposto pela Profa. Francilene Procópio Garcia (UASC/CEEI/UFCG); 5º “O impacto no meio ambiente contribui com o cenário de pandemia?”, o qual contemplou a grande área das Ciências Ambientais e foi conduzido pelo Prof. Jean Tavares (IFRN); 6º “Pesquisas Educacionais: desdobramentos éticos e históricos da Ciência”, o qual trouxe uma interessante reflexão das formas com que desenvolvemos as pesquisas na área das Ciências Humanas, especialmente na Educação, e foi desenvolvido pela Profa. Paula Henning (FURG). Para encerrar o evento, tivemos a webconferência “Ciência, soberania e desenvolvimento”, ministrada pelo Prof. Ricardo Magnus Osório Galvão (USP).<br />\r\n Além de todo esse conteúdo expressivo e pertinente ao momento atual, tivemos inúmeros trabalhos apresentados e alguns serão disponibilizados nesse e-book, no qual você encontrará 71 textos dos participantes dessa edição digital do CONAPESC. Os textos versam sobre os mais variados assuntos, das diversas áreas do conhecimento, o que materializa a características do CONAPESC, de ser um congresso interdisciplinar, o qual pensa o ensino e a pesquisa nas diversas áreas científicas.<br />\r\n Desejamos que tod@s estejam bem, aproveitem esse material disponibilizado de forma gratuita e que na próxima edição do CONAPESC estejam conosco (de forma online ou presencial). Utilizamos esse espaço para reafirmar novamente nossa defesa na Ciência, atividade imprescindível para qualquer nação e que se faz urgente em um contexto de pandemia como esse em que vivemos! #MaisVacinas #VacinasJá #VivaOSUS #VivaPesquisa #MulheresNaCiência #CiênciaSeFazComPesquisa<br />\r\n <br />\r\n <strong>Coordenação Geral do CONAPESC - Digital Edition</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Cláudio Luis de Araújo Neto<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho <br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira """ "conselho_editorial" => """ Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Cláudio Luis de Araújo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Danielle Freire de Araújo - UNINASSAU<br />\r\n Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n Whelton Brito dos Santos - UFCG """ "ficha_catalografica" => "603f8d439a662_03032021102107.pdf" "arquivo" => "040320211609_E-BOOK-V-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-02-03 13:58:37" "updated_at" => "2021-03-04 16:41:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 69 "edicao_id" => 153 "codigo" => "978-65-86901-30-6" "capa" => "60243d1f0e918_10022021170759.jpg" "titulo" => "Ciência se faz com pesquisa!" "prefacio" => """ <strong>Ciência se faz com pesquisa... e uma pandemia se resolve com Ciência!</strong><br />\r\n <br />\r\n <em>Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA – Campus São Gabriel)<br />\r\n Claudio Luis De Araujo Neto (UNINASSAU)<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB)</em><br />\r\n <br />\r\n O ano de 2020 configurou-se como um ano atípico de tudo que já vivemos, pois, a partir dele, começamos a sentir os efeitos de uma pandemia, a qual teve gênese no final de 2019 e ainda hoje (março de 2021) não nos possibilita visualizar seu fim. No entanto, acreditamos que com as respostas da Ciência, principalmente pela produção das vacinas, quando uma parcela considerável da população estiver imunizada iremos retornar (de forma gradual), as nossas atividades presenciais que foram interrompidas ou iremos reavaliar nosso modo de viver e buscar outras formas de ser e agir no mundo.<br />\r\n Junto com pandemia da Covid-19, vieram orientações e decretos para o isolamento social, uma das medidas preventivas mais eficientes para o controle do coronavírus. O isolamento social ocasionou a suspensão de diversas atividades presenciais em todo o mundo, impactando inclusive nas atividades educacionais e científicas. Nesse contexto, nós, da organização do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) procuramos viabilizar outros canais para manter o nosso espaço de diálogo e produção do conhecimento. Assim, organizamos e realizamos a 1ª versão online do evento, “CONAPESC - Digital Edition”, a qual contou com uma programação especial.<br />\r\n O evento iniciou com webconferência do professor Attico Chassot (REAMEC/UNIFESSPA), o qual por meio de uma instigante fala “Assestando óculos para observar o mundo natural”, nos propiciou diversas inquietações por meio de suas provocações. Ao falar em Ciência é imprescindível analisar o espaço para as mulheres na atividade científica. Em um mundo (ainda) machista, o webinário “Mulheres que fazem ciência”, que contou com as debatedoras Tatiana Galieta (UERJ), Nadja Oliveira (Paqtc PB/UEPB) e Fabiane Ferreira da Silva (UNIPAMPA) e foi mediado pela Profa. Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB), nos proporcionou, por meio das falas dessas potentes pesquisadoras, analisar o quanto precisamos avançar nessa pauta e reafirmar que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na Ciência!<br />\r\n Na tentativa de contemplar discussões referentes a pesquisa e ao ensino nas diversas áreas do conhecimento, organizamos seis (6) webnários temáticos: 1º “Homens brasileiros no trabalho sexual em Lisboa (Portugal)”, o qual contemplou a grande área das Ciências Sociais e foi conduzido pelo Prof. Guilherme Passamani (PPGAS e PPGCult/UFMS); 2º “Jogos Virtuais e Plataformas Interativas no Ensino de Ciências”, ministrado pelo Prof. Pedro Miguel Marques da Costa (CEFET/RJ); 3º “Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino”, conduzido pelo Prof. Luciano Garcia (FURG); 4º “Ciência x Empreendedorismo” proposto pela Profa. Francilene Procópio Garcia (UASC/CEEI/UFCG); 5º “O impacto no meio ambiente contribui com o cenário de pandemia?”, o qual contemplou a grande área das Ciências Ambientais e foi conduzido pelo Prof. Jean Tavares (IFRN); 6º “Pesquisas Educacionais: desdobramentos éticos e históricos da Ciência”, o qual trouxe uma interessante reflexão das formas com que desenvolvemos as pesquisas na área das Ciências Humanas, especialmente na Educação, e foi desenvolvido pela Profa. Paula Henning (FURG). Para encerrar o evento, tivemos a webconferência “Ciência, soberania e desenvolvimento”, ministrada pelo Prof. Ricardo Magnus Osório Galvão (USP).<br />\r\n Além de todo esse conteúdo expressivo e pertinente ao momento atual, tivemos inúmeros trabalhos apresentados e alguns serão disponibilizados nesse e-book, no qual você encontrará 71 textos dos participantes dessa edição digital do CONAPESC. Os textos versam sobre os mais variados assuntos, das diversas áreas do conhecimento, o que materializa a características do CONAPESC, de ser um congresso interdisciplinar, o qual pensa o ensino e a pesquisa nas diversas áreas científicas.<br />\r\n Desejamos que tod@s estejam bem, aproveitem esse material disponibilizado de forma gratuita e que na próxima edição do CONAPESC estejam conosco (de forma online ou presencial). Utilizamos esse espaço para reafirmar novamente nossa defesa na Ciência, atividade imprescindível para qualquer nação e que se faz urgente em um contexto de pandemia como esse em que vivemos! #MaisVacinas #VacinasJá #VivaOSUS #VivaPesquisa #MulheresNaCiência #CiênciaSeFazComPesquisa<br />\r\n <br />\r\n <strong>Coordenação Geral do CONAPESC - Digital Edition</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Cláudio Luis de Araújo Neto<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho <br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira """ "conselho_editorial" => """ Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Cláudio Luis de Araújo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Danielle Freire de Araújo - UNINASSAU<br />\r\n Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n Whelton Brito dos Santos - UFCG """ "ficha_catalografica" => "603f8d439a662_03032021102107.pdf" "arquivo" => "040320211609_E-BOOK-V-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-02-03 13:58:37" "updated_at" => "2021-03-04 16:41:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }