INCLUSÃO E TECNOLOGIA ASSISTIVA: AS OBRAS EM ÁUDIO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7396 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1615 "inscrito_id" => 32880 "titulo" => "INCLUSÃO E TECNOLOGIA ASSISTIVA: AS OBRAS EM ÁUDIO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL." "resumo" => "Esse estudo foi desenvolvido com o intuito de conhecer as técnicas de comunicação utilizadas nas obras pedagógicas e inclusivas, produzidas pelo Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva, denominado Projeto Curupira, hospedado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas -IFAM. A utilização dessas técnicas nos chamaram atenção, pois otimizam a autonomia da pessoa com deficiência, nesse caso, especifico da pessoa com deficiência visual. A referida iniciativa nos remete ao que conhecemos como acessibilidade comunicacional, que segundo Sassaki (2009) é toda forma de comunicação acessível que utiliza instrumentos pedagogicamente corretos para facilitar a aprendizagem da pessoa com deficiência. O Projeto Curupira, hoje é referência em educação especial na sociedade amazonense, em virtude das diversas atividades que desenvolve principalmente os produtos pedagógicos acessíveis. Desta feita, o projeto passou a produzir suas obras, como livros, apostilas, cartilhas e manuais em forma de áudio, todos narrados com o rigor das técnicas e recursos vocais. O estudo em questão tencionou conhecer de que forma se pode utilizar recursos alternativos de comunicação, para aproximar a pessoa com deficiência visual da leitura. Essa Tecnologia Assistiva proporcionou um leque de oportunidades, tanto profissional, com acadêmica, pois segundo Mello (1997), a tecnologia é considerada Assistiva quando é usada para auxiliar no desempenho funcional de atividades, reduzindo incapacidades para a realização de atividades da vida diária e da vida prática, nos diversos domínios do cotidiano. Este trabalho tem caráter qualiquantitativo, e utilizamos como instrumentos e técnica de pesquisa, a forma descritiva, e possui uma observação sistemática; usamos a pesquisa bibliográfica, pois trata de uma leitura atenta e exploratória. Portanto, procuramos não só afirmar que a comunicação aliada a uma proposta de inclusão pode modificar a maneira de adquirir conhecimento, mas também, de outro modo, promover e intensificar ações que garantam o acesso, permanência e sucesso de pessoas com deficiência em todos os espaços." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_10_59_53_idinscrito_32880_9929c7cc7458171622464a6b6a889843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÁSSIA PATRICIA SILVA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "TÁSSIA SILVA" "autor_email" => "tassiapatricia.tp@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7396 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1615 "inscrito_id" => 32880 "titulo" => "INCLUSÃO E TECNOLOGIA ASSISTIVA: AS OBRAS EM ÁUDIO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL." "resumo" => "Esse estudo foi desenvolvido com o intuito de conhecer as técnicas de comunicação utilizadas nas obras pedagógicas e inclusivas, produzidas pelo Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva, denominado Projeto Curupira, hospedado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas -IFAM. A utilização dessas técnicas nos chamaram atenção, pois otimizam a autonomia da pessoa com deficiência, nesse caso, especifico da pessoa com deficiência visual. A referida iniciativa nos remete ao que conhecemos como acessibilidade comunicacional, que segundo Sassaki (2009) é toda forma de comunicação acessível que utiliza instrumentos pedagogicamente corretos para facilitar a aprendizagem da pessoa com deficiência. O Projeto Curupira, hoje é referência em educação especial na sociedade amazonense, em virtude das diversas atividades que desenvolve principalmente os produtos pedagógicos acessíveis. Desta feita, o projeto passou a produzir suas obras, como livros, apostilas, cartilhas e manuais em forma de áudio, todos narrados com o rigor das técnicas e recursos vocais. O estudo em questão tencionou conhecer de que forma se pode utilizar recursos alternativos de comunicação, para aproximar a pessoa com deficiência visual da leitura. Essa Tecnologia Assistiva proporcionou um leque de oportunidades, tanto profissional, com acadêmica, pois segundo Mello (1997), a tecnologia é considerada Assistiva quando é usada para auxiliar no desempenho funcional de atividades, reduzindo incapacidades para a realização de atividades da vida diária e da vida prática, nos diversos domínios do cotidiano. Este trabalho tem caráter qualiquantitativo, e utilizamos como instrumentos e técnica de pesquisa, a forma descritiva, e possui uma observação sistemática; usamos a pesquisa bibliográfica, pois trata de uma leitura atenta e exploratória. Portanto, procuramos não só afirmar que a comunicação aliada a uma proposta de inclusão pode modificar a maneira de adquirir conhecimento, mas também, de outro modo, promover e intensificar ações que garantam o acesso, permanência e sucesso de pessoas com deficiência em todos os espaços." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_10_59_53_idinscrito_32880_9929c7cc7458171622464a6b6a889843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÁSSIA PATRICIA SILVA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "TÁSSIA SILVA" "autor_email" => "tassiapatricia.tp@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }