AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6931 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 30 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA." "resumo" => "O presente trabalho busca evidenciar os objetivos do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico em relação à contribuição para a formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura Plena Química da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O cenário da educação apresenta déficit de professores de Química, neste sentido as instituições formadoras de Professores estão propondo mudanças curriculares e inserindo projetos que visam promover motivação e oferecer oportunidade ao discentes para praticar a docência nas escolas públicas do Estado da Paraíba, objetivando a diminuição da evasão do curso de licenciatura Plena em Química. O projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico propõe diversas atividades visando derrubar com velhas práticas de ensino/aprendizagem, motivando os alunos de escola pública a estudar a disciplina Química ao mesmo tempo oportunizando aos graduandos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação com a prática da docência. Objetivando obter dados para essa pesquisa exploratória foi aplicado questionário aos Licenciados em Química, bolsistas de Iniciação a Docência (ID) do projeto e aos alunos de uma escola pública da cidade de Queimadas-PB. O questionário aplicados aos bolsistas indagava sobre o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico, se o mesmo contribuía para sua formação inicial e, se ele motiva os alunos a concluir o curso. O questionário aplicado aos alunos da escola pública perguntava sobre as contribuições que o projeto oferecia e quais as diferenças entre as praticas aplicadas pelos graduandos em química e as práticas convencionais. De acordo com os resultados obtidos com as respostas dos alunos de (ID) o projeto é para a iniciação á docência promovendo uma troca de conhecimentos entre os futuros professores e os alunos das escolas públicas. Em relação aos resultados obtidos com as respostas dos alunos da escola publica aponta que que as aulas ministradas através dos alunos de (ID) são motivadoras e atrativas tornando prazeroso o estudo da disciplina de Química.Com base nesses resultados ficou evidente que o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico promove uma interação entre os licenciandos em Química com os alunos das escolas públicas, realizando atividades motivadoras e qualificando esses futuros profissionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍ, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUIMCA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_23_08_58_idinscrito_30_1f8234a3706101e454154720781d0d46.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL" "autor_nome_curto" => "KETOLLY" "autor_email" => "ketollynatanne.q@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6931 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 30 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA." "resumo" => "O presente trabalho busca evidenciar os objetivos do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico em relação à contribuição para a formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura Plena Química da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O cenário da educação apresenta déficit de professores de Química, neste sentido as instituições formadoras de Professores estão propondo mudanças curriculares e inserindo projetos que visam promover motivação e oferecer oportunidade ao discentes para praticar a docência nas escolas públicas do Estado da Paraíba, objetivando a diminuição da evasão do curso de licenciatura Plena em Química. O projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico propõe diversas atividades visando derrubar com velhas práticas de ensino/aprendizagem, motivando os alunos de escola pública a estudar a disciplina Química ao mesmo tempo oportunizando aos graduandos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação com a prática da docência. Objetivando obter dados para essa pesquisa exploratória foi aplicado questionário aos Licenciados em Química, bolsistas de Iniciação a Docência (ID) do projeto e aos alunos de uma escola pública da cidade de Queimadas-PB. O questionário aplicados aos bolsistas indagava sobre o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico, se o mesmo contribuía para sua formação inicial e, se ele motiva os alunos a concluir o curso. O questionário aplicado aos alunos da escola pública perguntava sobre as contribuições que o projeto oferecia e quais as diferenças entre as praticas aplicadas pelos graduandos em química e as práticas convencionais. De acordo com os resultados obtidos com as respostas dos alunos de (ID) o projeto é para a iniciação á docência promovendo uma troca de conhecimentos entre os futuros professores e os alunos das escolas públicas. Em relação aos resultados obtidos com as respostas dos alunos da escola publica aponta que que as aulas ministradas através dos alunos de (ID) são motivadoras e atrativas tornando prazeroso o estudo da disciplina de Química.Com base nesses resultados ficou evidente que o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico promove uma interação entre os licenciandos em Química com os alunos das escolas públicas, realizando atividades motivadoras e qualificando esses futuros profissionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍ, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUIMCA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_23_08_58_idinscrito_30_1f8234a3706101e454154720781d0d46.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL" "autor_nome_curto" => "KETOLLY" "autor_email" => "ketollynatanne.q@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }