Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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AS DINÂMICAS COMO MÉTODO DE INCENTIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PIBID.

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Introdução: Os cursos de licenciatura, ao qual se preocupa em titular professores para o ingresso na carreira pedagógica-escolar, muitas vezes, não recebem a atenção devida dentro das universidades, a experiência dos estudantes é cumprida apenas em estágios obrigatórios, e por isso a importância das parcerias de programas de incentivos do Governo Federal, como o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - onde atua em paralelo como forma de aperfeiçoar, incentivar e aproximar a formação dos discentes buscando através da iniciação tornar visível, a escola e seu cotidiano, da ocorrência educacional atual. Objetivo: Este resumo tem como objetivo relatar como as dinâmicas nas aulas de Educação Física, através das experiências do PIBID, contribuem no processo de aprendizagem dos alunos de ensino inovador da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral – Campina Grande/PB - bem como fomentar as práticas expressas no Projeto Político Pedagógico – PPP. Metodologia: Em nossas aulas procuramos promover discussões sobre saúde, alimentação e esportes; levar à sala de aula de forma lúdica fundamentos de práticas esportivas; e oficinas, no qual trabalhamos, usando recortes de revistas, a imagem do homem e da mulher na visão dos alunos em meio ao padrão de beleza. Utilizamos de filmes (mens sana in corpore sano) e clipes sobre anorexia e transtornos alimentares, como modo de chamar a atenção para o bem estar, estética e influência da mídia no comportamento dos adolescentes. Resultados: A cada aula procuramos trazer novos meios de dinamizar o conteúdo da Educação Física e diversificar as atividades, podendo ser trabalhados questões relacionadas à atualidade, buscando interação, simulação que possui noções básicas de alguns esportes, dentre eles o atletismo e o vôlei, fazendo com que as aulas sejam mais atraentes e participativas. Conclusão: Portanto, pode-se concluir que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, cada vez mais, torna-se a ser de extrema importância para graduandos de qualquer licenciatura passando a ser requisito básico e necessário para o bom desenvolvimento da educação com a participação, conforme relatado, durante a formação permitindo conhecer e compreender a rotina escolar enriquecendo não só os graduandos, mas também os próprios professores e os alunos da escola.

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