Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL DE BOLSISTAS DO PIBID EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CCBS/CAMPUS I/UEPB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiências de intervenção desenvolvida junto aos bolsistas do PIBID em Ciências Biológicas - CCBS/CAMPUS I/UEPB, acerca da perspectiva problematizadora, enquanto possibilidade de inovação e qualificação dos processos de ensino-aprendizagem no contexto da Educação Biológica. Tal intervenção ancorou-se numa pesquisa teórico-prática, desenvolvida a partir de minicurso tendo uma estratégia metodológica dividida em duas etapas: fundamentação epistemológica numa perspectiva problematizadora e oficinas do pensamento com conteúdos específicos do currículo oficial da Biologia e temáticas mais gerais a exemplo dos temas transversais propostos nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Além disso, possibilitou aos alunos extensionistas a experiência de aprendizagem no contexto da articulação extensão-investigação científica a partir do tratamento sistemático aos dados do questionário pré-teste e pós-teste, tendo o objetivo contribuir com a formação destes licenciando/as e na busca de inovações no processo de ensino-aprendizagem. As ações foram desenvolvidas no Departamento de Ciências Biológicas – CCBS/Campus I/UEPB, no período de 22 de maior a 03 de julho de 2013, com carga horária total de 40 horas. O minicurso contou com a presença de 12 bolsistas no primeiro momento, sendo encerrado com 10 participantes. Em geral, as metas e estratégias esperadas foram alcançadas, possibilitando contribuir na formação dos bolsistas do PIBID acerca da perspectiva problematizadora. Como síntese das análises percebemos entre pré e pós-testes uma lacuna significativa em termos de conhecimentos gerais acerca da temática, inclusive, no que se refere a compreensão e vivência de processos de ensino-aprendizagem em biologia e suas implicações, conforme apreendemos do observado e/ou dos resultados das “oficinas do pensamento” trabalhadas.

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