PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL DE BOLSISTAS DO PIBID EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CCBS/CAMPUS I/UEPB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7758 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1215 "inscrito_id" => 1806 "titulo" => "PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL DE BOLSISTAS DO PIBID EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CCBS/CAMPUS I/UEPB" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiências de intervenção desenvolvida junto aos bolsistas do PIBID em Ciências Biológicas - CCBS/CAMPUS I/UEPB, acerca da perspectiva problematizadora, enquanto possibilidade de inovação e qualificação dos processos de ensino-aprendizagem no contexto da Educação Biológica. Tal intervenção ancorou-se numa pesquisa teórico-prática, desenvolvida a partir de minicurso tendo uma estratégia metodológica dividida em duas etapas: fundamentação epistemológica numa perspectiva problematizadora e oficinas do pensamento com conteúdos específicos do currículo oficial da Biologia e temáticas mais gerais a exemplo dos temas transversais propostos nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Além disso, possibilitou aos alunos extensionistas a experiência de aprendizagem no contexto da articulação extensão-investigação científica a partir do tratamento sistemático aos dados do questionário pré-teste e pós-teste, tendo o objetivo contribuir com a formação destes licenciando/as e na busca de inovações no processo de ensino-aprendizagem. As ações foram desenvolvidas no Departamento de Ciências Biológicas – CCBS/Campus I/UEPB, no período de 22 de maior a 03 de julho de 2013, com carga horária total de 40 horas. O minicurso contou com a presença de 12 bolsistas no primeiro momento, sendo encerrado com 10 participantes. Em geral, as metas e estratégias esperadas foram alcançadas, possibilitando contribuir na formação dos bolsistas do PIBID acerca da perspectiva problematizadora. Como síntese das análises percebemos entre pré e pós-testes uma lacuna significativa em termos de conhecimentos gerais acerca da temática, inclusive, no que se refere a compreensão e vivência de processos de ensino-aprendizagem em biologia e suas implicações, conforme apreendemos do observado e/ou dos resultados das “oficinas do pensamento” trabalhadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_07_19_idinscrito_1806_367f8eb1e37257882ea3a52415b3d0bc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DOS SANTOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "crys_lainne@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7758 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1215 "inscrito_id" => 1806 "titulo" => "PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL DE BOLSISTAS DO PIBID EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CCBS/CAMPUS I/UEPB" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiências de intervenção desenvolvida junto aos bolsistas do PIBID em Ciências Biológicas - CCBS/CAMPUS I/UEPB, acerca da perspectiva problematizadora, enquanto possibilidade de inovação e qualificação dos processos de ensino-aprendizagem no contexto da Educação Biológica. Tal intervenção ancorou-se numa pesquisa teórico-prática, desenvolvida a partir de minicurso tendo uma estratégia metodológica dividida em duas etapas: fundamentação epistemológica numa perspectiva problematizadora e oficinas do pensamento com conteúdos específicos do currículo oficial da Biologia e temáticas mais gerais a exemplo dos temas transversais propostos nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Além disso, possibilitou aos alunos extensionistas a experiência de aprendizagem no contexto da articulação extensão-investigação científica a partir do tratamento sistemático aos dados do questionário pré-teste e pós-teste, tendo o objetivo contribuir com a formação destes licenciando/as e na busca de inovações no processo de ensino-aprendizagem. As ações foram desenvolvidas no Departamento de Ciências Biológicas – CCBS/Campus I/UEPB, no período de 22 de maior a 03 de julho de 2013, com carga horária total de 40 horas. O minicurso contou com a presença de 12 bolsistas no primeiro momento, sendo encerrado com 10 participantes. Em geral, as metas e estratégias esperadas foram alcançadas, possibilitando contribuir na formação dos bolsistas do PIBID acerca da perspectiva problematizadora. Como síntese das análises percebemos entre pré e pós-testes uma lacuna significativa em termos de conhecimentos gerais acerca da temática, inclusive, no que se refere a compreensão e vivência de processos de ensino-aprendizagem em biologia e suas implicações, conforme apreendemos do observado e/ou dos resultados das “oficinas do pensamento” trabalhadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_07_19_idinscrito_1806_367f8eb1e37257882ea3a52415b3d0bc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DOS SANTOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "crys_lainne@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }