Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PONTOS DE VISTA, ARGUMENTAÇÃO E ENSINO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO ARGUMENTATIVA NA ESCRITA DE ARTIGOS DE OPINIÃO

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO E ENSINO, ARTIGO DE OPINIÃO, PRODUÇÃO ESCRITA Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Desde 1980, os estudos em torno do desenvolvimento de propostas para o ensino de língua portuguesa no Brasil a partir dos referenciais dialógicos e sociointeracionistas que marcaram o início do século XX. Este texto tem como escopo a reflexão em torno de um dos aspectos que têm ganhado espaço nos debates sobre ensino de língua materna na educação básica brasileira: a argumentação. Objetivamos, pois, construir uma ponte de diálogos entre a prática de argumentar e o desafio de ensiná-la no ensino fundamental dos anos finais. A discussão que intentamos instaurar é amparada em alguns pressupostos teóricos, como os de Bakhtin (1997), Abreu (2008) e MEC (1998). Realizada dentro de parâmetros qualitativos, esta escrita reflete nossa interpretação acerca do fenômeno da argumentação e da sua inserção nos espaços escolares dentro das aulas de português e nas situações de produção escrita. Destacamos o artigo de opinião para mobilização da reflexão e ressaltamos a relevância social e pedagógica deste texto como mais um instrumento de consolidação de uma proposta de cidadania linguística que nasça, cresça e perpasse a escola e retorne à realidade dos seus sujeitos.

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