FRENTE ÀS DEMANDAS QUE A INCLUSÃO ESCOLAR APORTA À ESCOLA CONTEMPORÂNEA E À NECESSIDADE PREMENTE DA CONSOLIDAÇÃO DE CONTEXTOS ESCOLARES EFETIVAMENTE INCLUSIVOS, SÃO NECESSÁRIOS INSTRUMENTOS QUE PROMOVAM A ARTICULAÇÃO ENTRE REFLEXÃO E AÇÃO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DE TODOS OS ESTUDANTES. NESSE SENTIDO, APRESENTAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DO DOCUMENTO INDEX PARA A INCLUSÃO: DESENVOLVENDO A APRENDIZAGEM E A PARTICIPAÇÃO NAS ESCOLAS, UTILIZADO EM DUAS EXPERIÊNCIAS JUNTO A GRUPOS DE APOIO ENTRE PROFESSORESREALIZADAS EM CONTEXTOS DISTINTOS, SOB OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DOS INDICADORES PRÁTICOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR. VISA-SE, ASSIM, CONTRIBUIR PARA A SUPERAÇÃO DA TENDÊNCIA HISTÓRICA ÀEXCLUSIVA TEORIZAÇÃO DESSA TEMÁTICA, COM ESCASSASPROPOSIÇÕES PRÁTICAS PARA SUA MELHORIA. O INDEX, PELA SUA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA, APRESENTA-SE COMO GUIA PRÁTICO PARA AÇÕES INCLUSIVAS E SEUS INDICADORES TRAZEM MAIOR CLAREZA À ANÁLISE SOBRE SUA EFETIVIDADE OU INEFICÁCIA.A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA APRESENTADA FAZ PARTE DE PESQUISA DE DOUTORAMENTO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ COM FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO ENTRE PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA; A SEGUNDA EXPERIÊNCIA REVELA O COTIDIANO DE UM GRUPO NO CONTEXTO HOSPITALAR. POR MEIO DAS DISCUSSÕES DO INDEX, O GRUPOSENSIBILIZA OS DOCENTES À INCLUSÃO E POTENCIALIZA RELAÇÕES DE COLABORAÇÃO, PROPÍCIAS AO ENRIQUECIMENTO DE REPERTÓRIOS PARA ATENDIMENTO À DIVERSIDADE.NESSE PROCESSO COLABORATIVO, EM QUEA INCLUSÃO É COMPREENDIDA ENQUANTO PARTICIPAÇÃO ATIVA E DIREITO EFETIVO, OS VALORES INCLUSIVOS PODEM SER REMODELADOS E CONSOLIDADOS, ESTIMULANDO A VIVÊNCIA E A RESSIGNIFICAÇÃO DESSES VALORES NA PRÁTICA DA SALA DE AULA COMO UM PROCESSO EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO.