A PRESENTE PESQUISA POSSUI COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR AS PRINCIPAIS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS EM PROL DOS LETRAMENTOS E DO BILINGUISMO. POIS ENTENDEMOS QUE A EDUCAÇÃO É UM DIREITO QUE DEVE SER PROPORCIONADO A TODAS AS PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE COR, RELIGIÃO, IDEOLOGIA OU DEFICIÊNCIA DEVENDO SER BUSCADO CONTINUAMENTE PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO OS MAIS DIVERSOS MÉTODOS EDUCATIVOS PARA ASSEGURAR ESSE DIREITO. PARTIMOS DA HIPÓTESE DE QUE OS MÉTODOS ORAIS/AUDITIVOS NÃO TÊM CONTRIBUÍDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA PESSOA SURDA POR NÃO SEREM DESENVOLVIDOS CONSIDERANDO AS DIFERENÇAS ENTRE OS ASPECTOS COMUNICATIVOS VISUAL/ESPACIAL, EM CONTRAPARTIDA, A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, ESTÁ ABRINDO CAMINHOS PARA QUE AS ESCOLAS MUDEM SUAS METODOLOGIAS MAJORITARIAMENTE ORALISTA E QUE PASSEM A ADERIR O BILINGUISMO. NO QUE SE REFERE À METODOLOGIA, CARACTERIZA-SE COMO PESQUISA QUALITATIVA, COM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ANALISANDO DIVERSAS FONTES SOBRE A TEMÁTICA COMO ARTIGOS CIENTÍFICOS, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES, LIVROS E CONSULTAS EM SÍTIOS ELETRÔNICOS, COM AUTORES RENOMADOS.