O OBJETIVO DESSA PESQUISA É APRESENTAR O RESULTADO UMA INVESTIGAÇÃO QUE BUSCOU IDENTIFICAR AS CAUSAS DE EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO CERES DA UFRN. PARA RESOLVER ESSA QUESTÃO REALIZAMOS UM ESTUDO DE CASO DE CUNHO ETNOGRÁFICO COM OS ESTUDANTES QUE DESISTIRAM DO CURSO ENTRE OS SEMESTRES DE 2015.1 E 2018.2. NESSE PERÍODO 141 ALUNOS DESISTIRAM DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, COM ELES FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO QUE TEVE POR OBJETIVO ESCLARECER AS CAUSAS DE SUA EVASÃO. A AMOSTRA FOI DEFINIDA UTILIZANDO A FÓRMULA PROPOSTA POR LIVINE (1987) QUE NOS DEU QUANTITATIVO DE 23 PESSOAS QUE DEVERIAM RESPONDER AO QUESTIONÁRIO, ISSO NOS DEU UM NÍVEL DE CONFIANÇA DE 95% E UMA MARGEM DE ERRO DE 19%. COM O QUESTIONÁRIO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ENTRE O PERÍODO DA PESQUISA 73,9% DOS EVADIDOS SÃO NEGROS. O QUE NOS CHAMOU A ATENÇÃO É QUE DENTRE ESSE PERCENTUAL 93% SÃO MULHERES AUTODECLARADAS PRETAS E PARDAS. CONSTATAMOS TAMBÉM QUE 60% DELAS ABANDONARAM O CURSO POR PROBLEMAS FINANCEIROS QUE PERMEIAM A FALTA DE RECURSOS PARA TRANSPORTE E A NECESSIDADE DE TRABALHAR PARA PROVER O SUSTENTO. A RAÇA E O GÊNERO TÊM SIDO FATORES EXPLÍCITOS QUE ESTÃO DEFININDO O DESTINO DAS ALUNAS NEGRAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CERES/UFRN. COM ISSO TORNA-SE FUNDAMENTAL UMA AMPLIAÇÃO DAS AÇÕES PARA PERMANÊNCIA DESSE PÚBLICO NO CURSO, MINIMIZANDO ASSIM, OS IMPACTOS SOCIAIS DA EVASÃO ALÉM DE AUXILIAR ESSAS MULHERES A TER A OPORTUNIDADE DE CONCLUIR SEUS CURSOS.