ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCORRER SOBRE AS INFLUÊNCIAS QUE LEVARAM D. PEDRO II A AUTORIZAR A CRIAÇÃO DA PRIMEIRA INSTITUIÇÃO PARA ALUNOS COM SURDEZ NO BRASIL NUMA ÉPOCA EM QUE A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO ERA PRIORIDADE DO IMPÉRIO. A PARTIR DE UMA PESQUISA DE REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA SERÁ DISCUTIDA A HIPÓTESE DE HAVER UMA INFLUÊNCIA/EXISTÊNCIA DE UM MEMBRO SURDO DA FAMÍLIA IMPERIAL PARA JUSTIFICAR A CRIAÇÃO DO INSTITUTO IMPERIAL PARA SURDOS-MUDOS DE AMBOS OS SEXOS. OS DADOS ANALISADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFSC, PORTAL CAPES DE DISSERTAÇÕES E TESES E A PLATAFORMA DO GOOGLE ACADÊMICO O QUE TORNOU POSSÍVEL ENCONTRAR A GÊNESE DAS CITAÇÕES QUE DIFUNDIRAM UMA INFLUÊNCIA DE FAMILIARES SURDOS DE D. PEDRO II, E TAIS DADOS, QUANDO CONTRAPOSTOS COM A CRONOLOGIA DA FAMÍLIA REAL SE MOSTRAM FRAGILIZADOS E INCONSISTENTES, DEIXANDO A DESEJAR EM SEUS FUNDAMENTOS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS COM ESTA PESQUISA FORAM DISCUTIDOS MEDIANTE OS CONCEITOS FOUCAULTIANOS E APONTARAM CONTRÁRIOS AO QUE AS INVESTIGAÇÕES NA ÁREA DA SURDEZ PROPÕEM, UMA VEZ QUE, FOI DETECTADA COMO PARTE DA INFLUÊNCIA SOFRIDA PELO IMPERADOR A FORTE INTERVENÇÃO DOS MODELOS FRANCESES DE EDUCAÇÃO; OS RESULTADOS APONTADOS NA CRIAÇÃO DO IMPERIAL INSTITUTO DOS MENINOS CEGOS, ALÉM DAS SOMBRAS DO ILUMINISMO QUE APREGOAVAM LIBERDADE E IGUALDADE ENTRE AS PESSOAS.