DISCUTIR AS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO BRASILEIRO ATUAL É TAREFA COMPLEXA, MAS NECESSÁRIA, TENDO EM VISTA AS INÚMERAS VERTENTES QUE A TEMÁTICA VEM ASSUMINDO. PARA MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL COM RELAÇÃO AOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS E IMPORTANTE CONTEXTUALIZAR DESDE SEUS PRIMÓRDIOS ATÉ ATUALIDADE.DESDE 1988, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ASSEGUROU A TODOS O PRINCIPIO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADE, JUSTIFICANDO A DECLARAÇÃO DE JANTIEN EM 1990, QUE A EDUCAÇÃO – DIREITO DE TODOS, O BRASIL ASSUMIU MUNDIALMENTE O COMPROMISSO DE ERRADICAR O ANALFABETISMO, UNIVERSALIZAR O ENSINO FUNDAMENTAL, CONSTRUINDO SISTEMAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS.O QUE SE PODE CONCLUIR DESSE ASPECTO É QUE A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL TROUXE A NÓS, EDUCADORES, A EVIDÊNCIA DA FRAGILIDADE DE NOSSA FORMAÇÃO, POIS TEMOS TIDO ALGUMAS DIFICULDADES EM ACEITAR, POR DIFERENTES MOTIVOS, A MATRÍCULA E A PERMANÊNCIA DESTES ALUNOS EM NOSSAS ESCOLAS COMUNS, PÚBLICAS OU PARTICULARES. NO QUE TANGE AO CONCEITO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, AFIRMANDO SER ESTE TIPO DE EDUCAÇÃO UMA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESCOLAR. COM ESTA AFIRMAÇÃO, REAFIRMA-SE QUE LUGAR DE APRENDER É NA ESCOLA.