Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMANDO PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN COM O USO DE SOFTWARES LIVRES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PROFESSORES, TECNOLOGIAS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7337
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 69
    "inscrito_id" => 1809
    "titulo" => "FORMANDO PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN COM O USO DE SOFTWARES LIVRES"
    "resumo" => "Este trabalho consiste na análise do projeto intitulado “Formação de Professores das Escolas do campo no município de Afonso Bezerra/RN com o uso de software livres”, executado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Angicos, sob financiamento do Ministério das Comunicações (MC) e Secretaria de Inclusão Digital (SID). A metodologia consistiu na abordagem crítica das formas de mediação e uso das tecnologias para a aprendizagem. Como resultados, apontamos o crescente acesso dos professores ao computador, indicando que estão mais próximos da utilização desta ferramenta com finalidade educativa, muita embora ainda persistam resistências oriundas do desconhecimento desta tecnologia. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem pedagógica, encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas, críticas e de construção conjunta. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sócio-interacionista, ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto político-pedagógico da instituição escolar, da maneira como o professor(as) sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que seus educandos pesquisem e participem na comunidade, com autonomia. Durante o processo de formação pode-se perceber a carência dos docentes em relação ao uso das TIC. A maioria enfrenta resistência à aprendizagem para o uso por não querer enfrentar o insucesso que pode acontecer (dificuldades no processo de aprender) ou por desconhecimento dos benefícios do uso das ferramentas computacionais no meio educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROFESSORES, TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_06_2014_15_57_12_idinscrito_1809_6be1cab0e684cac4f9f076ff1b7afd62.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ETIENE BEZERRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ETIENE JÚNIOR"
    "autor_email" => "etiene.junior@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7337
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 69
    "inscrito_id" => 1809
    "titulo" => "FORMANDO PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN COM O USO DE SOFTWARES LIVRES"
    "resumo" => "Este trabalho consiste na análise do projeto intitulado “Formação de Professores das Escolas do campo no município de Afonso Bezerra/RN com o uso de software livres”, executado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Angicos, sob financiamento do Ministério das Comunicações (MC) e Secretaria de Inclusão Digital (SID). A metodologia consistiu na abordagem crítica das formas de mediação e uso das tecnologias para a aprendizagem. Como resultados, apontamos o crescente acesso dos professores ao computador, indicando que estão mais próximos da utilização desta ferramenta com finalidade educativa, muita embora ainda persistam resistências oriundas do desconhecimento desta tecnologia. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem pedagógica, encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas, críticas e de construção conjunta. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sócio-interacionista, ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto político-pedagógico da instituição escolar, da maneira como o professor(as) sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que seus educandos pesquisem e participem na comunidade, com autonomia. Durante o processo de formação pode-se perceber a carência dos docentes em relação ao uso das TIC. A maioria enfrenta resistência à aprendizagem para o uso por não querer enfrentar o insucesso que pode acontecer (dificuldades no processo de aprender) ou por desconhecimento dos benefícios do uso das ferramentas computacionais no meio educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROFESSORES, TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_06_2014_15_57_12_idinscrito_1809_6be1cab0e684cac4f9f076ff1b7afd62.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ETIENE BEZERRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ETIENE JÚNIOR"
    "autor_email" => "etiene.junior@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho consiste na análise do projeto intitulado “Formação de Professores das Escolas do campo no município de Afonso Bezerra/RN com o uso de software livres”, executado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Angicos, sob financiamento do Ministério das Comunicações (MC) e Secretaria de Inclusão Digital (SID). A metodologia consistiu na abordagem crítica das formas de mediação e uso das tecnologias para a aprendizagem. Como resultados, apontamos o crescente acesso dos professores ao computador, indicando que estão mais próximos da utilização desta ferramenta com finalidade educativa, muita embora ainda persistam resistências oriundas do desconhecimento desta tecnologia. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem pedagógica, encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas, críticas e de construção conjunta. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sócio-interacionista, ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto político-pedagógico da instituição escolar, da maneira como o professor(as) sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que seus educandos pesquisem e participem na comunidade, com autonomia. Durante o processo de formação pode-se perceber a carência dos docentes em relação ao uso das TIC. A maioria enfrenta resistência à aprendizagem para o uso por não querer enfrentar o insucesso que pode acontecer (dificuldades no processo de aprender) ou por desconhecimento dos benefícios do uso das ferramentas computacionais no meio educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.