FORMANDO PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN COM O USO DE SOFTWARES LIVRES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7337 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 1809 "titulo" => "FORMANDO PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN COM O USO DE SOFTWARES LIVRES" "resumo" => "Este trabalho consiste na análise do projeto intitulado “Formação de Professores das Escolas do campo no município de Afonso Bezerra/RN com o uso de software livres”, executado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Angicos, sob financiamento do Ministério das Comunicações (MC) e Secretaria de Inclusão Digital (SID). A metodologia consistiu na abordagem crítica das formas de mediação e uso das tecnologias para a aprendizagem. Como resultados, apontamos o crescente acesso dos professores ao computador, indicando que estão mais próximos da utilização desta ferramenta com finalidade educativa, muita embora ainda persistam resistências oriundas do desconhecimento desta tecnologia. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem pedagógica, encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas, críticas e de construção conjunta. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sócio-interacionista, ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto político-pedagógico da instituição escolar, da maneira como o professor(as) sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que seus educandos pesquisem e participem na comunidade, com autonomia. Durante o processo de formação pode-se perceber a carência dos docentes em relação ao uso das TIC. A maioria enfrenta resistência à aprendizagem para o uso por não querer enfrentar o insucesso que pode acontecer (dificuldades no processo de aprender) ou por desconhecimento dos benefícios do uso das ferramentas computacionais no meio educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROFESSORES, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_06_2014_15_57_12_idinscrito_1809_6be1cab0e684cac4f9f076ff1b7afd62.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ETIENE BEZERRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ETIENE JÚNIOR" "autor_email" => "etiene.junior@hotmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7337 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 1809 "titulo" => "FORMANDO PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN COM O USO DE SOFTWARES LIVRES" "resumo" => "Este trabalho consiste na análise do projeto intitulado “Formação de Professores das Escolas do campo no município de Afonso Bezerra/RN com o uso de software livres”, executado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Angicos, sob financiamento do Ministério das Comunicações (MC) e Secretaria de Inclusão Digital (SID). A metodologia consistiu na abordagem crítica das formas de mediação e uso das tecnologias para a aprendizagem. Como resultados, apontamos o crescente acesso dos professores ao computador, indicando que estão mais próximos da utilização desta ferramenta com finalidade educativa, muita embora ainda persistam resistências oriundas do desconhecimento desta tecnologia. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem pedagógica, encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas, críticas e de construção conjunta. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sócio-interacionista, ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto político-pedagógico da instituição escolar, da maneira como o professor(as) sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que seus educandos pesquisem e participem na comunidade, com autonomia. Durante o processo de formação pode-se perceber a carência dos docentes em relação ao uso das TIC. A maioria enfrenta resistência à aprendizagem para o uso por não querer enfrentar o insucesso que pode acontecer (dificuldades no processo de aprender) ou por desconhecimento dos benefícios do uso das ferramentas computacionais no meio educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROFESSORES, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_06_2014_15_57_12_idinscrito_1809_6be1cab0e684cac4f9f076ff1b7afd62.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ETIENE BEZERRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ETIENE JÚNIOR" "autor_email" => "etiene.junior@hotmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }