Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO A COLABORADORES DO SETOR DE MINERAIS NÃO METÁLICOS DA PARAÍBA PARA PRODUÇÃO DE SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA USADO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, REUTILIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Frequentemente a humanidade é alertada sobre os efeitos negativo sofrido pelo meio ambiente por causa da ação antrópica intensiva. A falta de uma participação efetiva da humanidade no dever de preservar a natureza é preocupante, fazendo com que órgãos ambientais passem a exigir a adoção de medidas preventivas pela população. A sociedade não possui conhecimento suficiente em relação ao descarte de resíduos, por sua vez, lançam os mesmos em locais inapropriados causando prejuízos e transtornos tanto para a sociedade quanto para o meio em que vivem. Diante disso, a natureza é o principal afetado devido a não colaboração por parte dos cidadãos em buscar por práticas socioambientais. Dentre esses resíduos está o óleo de cozinha, que após frituras é descartado muitas vezes de forma indevida. O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente, chegando a contaminar os solos. Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado de maneira imprópria no meio ambiente, esse trabalho foi desenvolvido tendo o objetivo de conscientizar e sensibilizar aos colaboradores das indústrias do setor de minerais não metálicos do Estado da Paraíba, sobre a educação com o meio ambiente, e o incentivo para trabalhos que utilizem resíduos domiciliar que antes seriam descartados. A metodologia aplicada foi à conscientização e sensibilização sobre os efeitos que o óleo de cozinha usado pode causar sobre o meio ambiente, e como afetaria gerações futuras. Sendo também motivados a recolherem o óleo, onde cada colaborador recebeu pelo menos uma garrafa e um guia de como fazer a coleta, para a produção de sabão. Até o momento a ação está com um aproveitamento positivo, pois desde o dia da palestra com 40 pessoas realizada no dia 14 de março de 2014 até o dia 21 de março de 2014 um número significativo de óleo já foi entregue no centro de coleta na empresa. A ação de coleta se estende até o dia 4 de setembro, quando o óleo irá ser definitivamente coletado para que a reciclagem com produção de sabão comece a ser realizada e depois devolvida aos colaboradores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.