Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EXPERIMENTOS, ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6954
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 953
    "inscrito_id" => 2917
    "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo elaborado no âmbito dos estudos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e realizado na escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, numa turma da 1ª série do Ensino médio. Trata-se da realização de experimentos nas aulas de Biologia, com o intuito de refletir sobre a importância de inserir novas estratégias pedagógicas para desenvolver os conteúdos de biologia e analisar as implicações dessa inserção no processo de ensino e aprendizagem.  Os dados foram obtidos através da aplicação um questionário (Pré-teste) com perguntas abertas e fechadas para os alunos. Os resultados analisados demostraram que ao introduzir as atividades experimentais nas aulas teóricas os alunos obtiveram um desenvolvimento significativo na aprendizagem, além de tornarem agentes ativos e participativos em todo processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS, ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_37_01_idinscrito_2917_98b945194140e301c2c6a708a0871ce9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEILMA MATIAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ADEILMA"
    "autor_email" => "adeilmamedeiros22@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6954
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 953
    "inscrito_id" => 2917
    "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo elaborado no âmbito dos estudos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e realizado na escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, numa turma da 1ª série do Ensino médio. Trata-se da realização de experimentos nas aulas de Biologia, com o intuito de refletir sobre a importância de inserir novas estratégias pedagógicas para desenvolver os conteúdos de biologia e analisar as implicações dessa inserção no processo de ensino e aprendizagem.  Os dados foram obtidos através da aplicação um questionário (Pré-teste) com perguntas abertas e fechadas para os alunos. Os resultados analisados demostraram que ao introduzir as atividades experimentais nas aulas teóricas os alunos obtiveram um desenvolvimento significativo na aprendizagem, além de tornarem agentes ativos e participativos em todo processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS, ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_37_01_idinscrito_2917_98b945194140e301c2c6a708a0871ce9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEILMA MATIAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ADEILMA"
    "autor_email" => "adeilmamedeiros22@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo elaborado no âmbito dos estudos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e realizado na escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, numa turma da 1ª série do Ensino médio. Trata-se da realização de experimentos nas aulas de Biologia, com o intuito de refletir sobre a importância de inserir novas estratégias pedagógicas para desenvolver os conteúdos de biologia e analisar as implicações dessa inserção no processo de ensino e aprendizagem. Os dados foram obtidos através da aplicação um questionário (Pré-teste) com perguntas abertas e fechadas para os alunos. Os resultados analisados demostraram que ao introduzir as atividades experimentais nas aulas teóricas os alunos obtiveram um desenvolvimento significativo na aprendizagem, além de tornarem agentes ativos e participativos em todo processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.