Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 206
O QUE OS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPB ENTENDEM SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL?

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, KITS DE ROBÓTICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Com a inserção de kits de Robótica Educacional (RE) em cerca de 150 escolas estaduais do Estado da Paraíba é de extrema importância às pesquisas a nível superior sobre possibilidades de como fazer uso destes kits para o auxílio do ensino-aprendizagem. A presente pesquisa qualitativa tem como base a análise de Questionários respondidos por docentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, a fim de diagnosticar suas percepções e conhecimento acerca da Robótica Educacional, já que, os sujeitos da pesquisa são os maiores precursores na formação de futuros professores de Matemática. A pesquisa é fruto de um projeto em andamento OBEDUC/CAPES, onde o mesmo está vinculado a UFMS, UEPB e UFAL. Uma das Equipes da UEPB – Robótica na Educação Matemática – formado por um mestrando, dois professores da escola básica e dois graduandos do Curso de Matemática, pesquisa possibilidades da aplicação dos kits de Robótica no Ensino da Matemática, a partir de estudos, leituras acerca do assunto e desenvolvimento de atividades com os conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental. A Escola Estadual Vírginius da Gama e Melo, localizada em Campina Grande, Paraíba, foi uma das escolas contempladas com os kits de Robótica Educacional, onde na mesma, se fará presenta o desenvolvimento da Equipe de Robótica. Os resultados da pesquisa realizada com os docentes do Curso de Matemática foram bem diferentes das expectativas, de modo que, é necessário criar uma conexão entre escolas e universidades, a fim de proporcionar um melhor aprendizado tanto para professores a nível universidade e escola básica, como também para alunos universitários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.