FORMAÇÃO DOCENTE E PERCEPÇÃO: IMPLICAÇÕES DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
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A filosofia preocupada com uma forma de conhecimento perfeito orientou o homem segundo a razão incutindo nele um pensamento pedagógico que buscasse a perfeição, libertando-o da sua crendice, ignorância e autocracia. Na atualidade o Brasil vem passando por diversos problemas no âmbito educacional, um deles talvez o mais conflitante esteja na questão da aprendizagem na educação básica. No ensino de Biologia isso vem ocorrendo freqüentemente, visto que alguns conteúdos ministrados são de extrema complexidade e muitas vezes o docente não consegue abordar com clareza. Infelizmente a deficiência no ato de ensinar-aprender resulta em grande medida da formação inicial. Nesse contexto, o componente curricular “filosofia da educação” assume papel importante, pois leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar, despertar o senso crítico e, conseqüentemente, promover uma nova visão da realidade. 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