Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 275
PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E O USO DE FONTES ALTERNATIVAS RENOVÁVEIS: AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ SOARES DE CARVALHO DA CIDADE DE GUARABIRA - PB.PRODUTOS DERIVADOS DO PE

Palavra-chaves: PETRÓLEO, RECURSOS RENOVÁVEIS, COTIDIANO Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O petróleo é um recurso natural do qual a sociedade é bastante dependente. Inúmeros materiais são fabricados a partir desta matéria prima, que serve de base para a fabricação de benzinas, óleo diesel, gasolina, tecidos, tintas, asfalto e principalmente o plástico. O plástico é utilizado de diversas formas: em casas, carros, brinquedos, computadores, roupas, etc. Devido à variedade de utilidades do petróleo no cotidiano, buscou-se neste trabalho integrar o conceito científico aos conhecimentos cotidianos, objetivando popularizar os conteúdos relacionados a este tema e sensibilizar os alunos da Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho sobre o uso consciente dos materiais derivados do petróleo e fontes alternativas renováveis. Desta forma, foram ministradas três palestras tratando da variedade de aplicações do petróleo no cotidiano e enfatizando o fato de ser uma fonte de energia não-renovável, tendo como objetivos ampliar a compreensão dos alunos sobre a variação de subprodutos originários do petróleo; sensibilizar os educandos para o uso consciente destes subprodutos e para o impacto ambiental de seu uso. A palestra foi ministrada com recurso de projeção de imagens, mostrando a utilização deste recurso no cotidiano, a importância do mesmo e os cuidados necessários considerando seus impactos no meio ambiente e a sua possível escassez. A palestra foi seguida de uma experimentação que verificou a qualidade da gasolina de alguns postos da cidade, destacando ser este um dos subprodutos do petróleo ao qual o homem é mais dependente, mas que este pode ser substituído por fontes alternativas. O trabalho foi realizado em março de 2014 com 50 alunos, em três turmas, duas do 2º ano do ensino médio e apenas uma do 1º ano, com faixa etária de 14 a 19 anos. Ao final da palestra foram aplicados questionários junto aos estudantes para avaliar o resultado do trabalho de sensibilização. A ferramenta utilizada mostrou que 100% dos alunos destacaram que o trabalho contribuiu para uma melhor compreensão do assunto, destacando a importância do petróleo para uma vida de melhor qualidade. Os alunos destacaram outras fontes de energias renováveis que poderiam substituir o petróleo, como o álcool, a energia solar, a energia eólica, que foram citadas por aproximadamente 70% dos alunos. Os questionários nos revelaram a ampliação da visão dos alunos em relação à quantidade de variedade de produtos e subprodutos que derivam do petróleo e o quanto este é uma matéria prima indispensável à sociedade. Verificou-se também, a compreensão por fontes de energias alternativas que sejam renováveis, e não poluentes. Assim, podemos concluir que os objetivos estabelecidos ao presente trabalho foram alcançados, tendo em vista a obtenção de resultados satisfatórios em relação a compreensão do tema discutido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.