PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E O USO DE FONTES ALTERNATIVAS RENOVÁVEIS: AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ SOARES DE CARVALHO DA CIDADE DE GUARABIRA - PB.PRODUTOS DERIVADOS DO PE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7842 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1120 "inscrito_id" => 2426 "titulo" => "PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E O USO DE FONTES ALTERNATIVAS RENOVÁVEIS: AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ SOARES DE CARVALHO DA CIDADE DE GUARABIRA - PB.PRODUTOS DERIVADOS DO PE" "resumo" => "O petróleo é um recurso natural do qual a sociedade é bastante dependente. Inúmeros materiais são fabricados a partir desta matéria prima, que serve de base para a fabricação de benzinas, óleo diesel, gasolina, tecidos, tintas, asfalto e principalmente o plástico. O plástico é utilizado de diversas formas: em casas, carros, brinquedos, computadores, roupas, etc. Devido à variedade de utilidades do petróleo no cotidiano, buscou-se neste trabalho integrar o conceito científico aos conhecimentos cotidianos, objetivando popularizar os conteúdos relacionados a este tema e sensibilizar os alunos da Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho sobre o uso consciente dos materiais derivados do petróleo e fontes alternativas renováveis. Desta forma, foram ministradas três palestras tratando da variedade de aplicações do petróleo no cotidiano e enfatizando o fato de ser uma fonte de energia não-renovável, tendo como objetivos ampliar a compreensão dos alunos sobre a variação de subprodutos originários do petróleo; sensibilizar os educandos para o uso consciente destes subprodutos e para o impacto ambiental de seu uso. A palestra foi ministrada com recurso de projeção de imagens, mostrando a utilização deste recurso no cotidiano, a importância do mesmo e os cuidados necessários considerando seus impactos no meio ambiente e a sua possível escassez. A palestra foi seguida de uma experimentação que verificou a qualidade da gasolina de alguns postos da cidade, destacando ser este um dos subprodutos do petróleo ao qual o homem é mais dependente, mas que este pode ser substituído por fontes alternativas. O trabalho foi realizado em março de 2014 com 50 alunos, em três turmas, duas do 2º ano do ensino médio e apenas uma do 1º ano, com faixa etária de 14 a 19 anos. Ao final da palestra foram aplicados questionários junto aos estudantes para avaliar o resultado do trabalho de sensibilização. A ferramenta utilizada mostrou que 100% dos alunos destacaram que o trabalho contribuiu para uma melhor compreensão do assunto, destacando a importância do petróleo para uma vida de melhor qualidade. Os alunos destacaram outras fontes de energias renováveis que poderiam substituir o petróleo, como o álcool, a energia solar, a energia eólica, que foram citadas por aproximadamente 70% dos alunos. Os questionários nos revelaram a ampliação da visão dos alunos em relação à quantidade de variedade de produtos e subprodutos que derivam do petróleo e o quanto este é uma matéria prima indispensável à sociedade. Verificou-se também, a compreensão por fontes de energias alternativas que sejam renováveis, e não poluentes. Assim, podemos concluir que os objetivos estabelecidos ao presente trabalho foram alcançados, tendo em vista a obtenção de resultados satisfatórios em relação a compreensão do tema discutido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "PETRÓLEO, RECURSOS RENOVÁVEIS, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_19_04_03_idinscrito_2426_72769b274a0fa8215e005a7323252baa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELISSON DE PONTES SILVA" "autor_nome_curto" => "WELISSON PONTES" "autor_email" => "welissonpontes@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7842 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1120 "inscrito_id" => 2426 "titulo" => "PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E O USO DE FONTES ALTERNATIVAS RENOVÁVEIS: AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ SOARES DE CARVALHO DA CIDADE DE GUARABIRA - PB.PRODUTOS DERIVADOS DO PE" "resumo" => "O petróleo é um recurso natural do qual a sociedade é bastante dependente. Inúmeros materiais são fabricados a partir desta matéria prima, que serve de base para a fabricação de benzinas, óleo diesel, gasolina, tecidos, tintas, asfalto e principalmente o plástico. O plástico é utilizado de diversas formas: em casas, carros, brinquedos, computadores, roupas, etc. Devido à variedade de utilidades do petróleo no cotidiano, buscou-se neste trabalho integrar o conceito científico aos conhecimentos cotidianos, objetivando popularizar os conteúdos relacionados a este tema e sensibilizar os alunos da Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho sobre o uso consciente dos materiais derivados do petróleo e fontes alternativas renováveis. Desta forma, foram ministradas três palestras tratando da variedade de aplicações do petróleo no cotidiano e enfatizando o fato de ser uma fonte de energia não-renovável, tendo como objetivos ampliar a compreensão dos alunos sobre a variação de subprodutos originários do petróleo; sensibilizar os educandos para o uso consciente destes subprodutos e para o impacto ambiental de seu uso. A palestra foi ministrada com recurso de projeção de imagens, mostrando a utilização deste recurso no cotidiano, a importância do mesmo e os cuidados necessários considerando seus impactos no meio ambiente e a sua possível escassez. A palestra foi seguida de uma experimentação que verificou a qualidade da gasolina de alguns postos da cidade, destacando ser este um dos subprodutos do petróleo ao qual o homem é mais dependente, mas que este pode ser substituído por fontes alternativas. O trabalho foi realizado em março de 2014 com 50 alunos, em três turmas, duas do 2º ano do ensino médio e apenas uma do 1º ano, com faixa etária de 14 a 19 anos. Ao final da palestra foram aplicados questionários junto aos estudantes para avaliar o resultado do trabalho de sensibilização. A ferramenta utilizada mostrou que 100% dos alunos destacaram que o trabalho contribuiu para uma melhor compreensão do assunto, destacando a importância do petróleo para uma vida de melhor qualidade. Os alunos destacaram outras fontes de energias renováveis que poderiam substituir o petróleo, como o álcool, a energia solar, a energia eólica, que foram citadas por aproximadamente 70% dos alunos. Os questionários nos revelaram a ampliação da visão dos alunos em relação à quantidade de variedade de produtos e subprodutos que derivam do petróleo e o quanto este é uma matéria prima indispensável à sociedade. Verificou-se também, a compreensão por fontes de energias alternativas que sejam renováveis, e não poluentes. Assim, podemos concluir que os objetivos estabelecidos ao presente trabalho foram alcançados, tendo em vista a obtenção de resultados satisfatórios em relação a compreensão do tema discutido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "PETRÓLEO, RECURSOS RENOVÁVEIS, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_19_04_03_idinscrito_2426_72769b274a0fa8215e005a7323252baa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELISSON DE PONTES SILVA" "autor_nome_curto" => "WELISSON PONTES" "autor_email" => "welissonpontes@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }