Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E O USO DE FONTES ALTERNATIVAS RENOVÁVEIS: AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ SOARES DE CARVALHO DA CIDADE DE GUARABIRA - PB.PRODUTOS DERIVADOS DO PE

Palavra-chaves: PETRÓLEO, RECURSOS RENOVÁVEIS, COTIDIANO Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7842
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1120
    "inscrito_id" => 2426
    "titulo" => "PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E O USO DE FONTES ALTERNATIVAS RENOVÁVEIS: AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ SOARES DE CARVALHO DA CIDADE DE GUARABIRA - PB.PRODUTOS DERIVADOS DO PE"
    "resumo" => "O petróleo é um recurso natural do qual a sociedade é bastante dependente. Inúmeros materiais são fabricados a partir desta matéria prima, que serve de base para a fabricação de benzinas, óleo diesel, gasolina, tecidos, tintas, asfalto e principalmente o plástico. O plástico é utilizado de diversas formas: em casas, carros, brinquedos, computadores, roupas, etc. Devido à variedade de utilidades do petróleo no cotidiano, buscou-se neste trabalho integrar o conceito científico aos conhecimentos cotidianos, objetivando popularizar os conteúdos relacionados a este tema e sensibilizar os alunos da Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho sobre o uso consciente dos materiais derivados do petróleo e fontes alternativas renováveis. Desta forma, foram ministradas três palestras tratando da variedade de aplicações do petróleo no cotidiano e enfatizando o fato de ser uma fonte de energia não-renovável, tendo como objetivos ampliar a compreensão dos alunos sobre a variação de subprodutos originários do petróleo; sensibilizar os educandos para o uso consciente destes subprodutos e para o impacto ambiental de seu uso. A palestra foi ministrada com recurso de projeção de imagens, mostrando a utilização deste recurso no cotidiano, a importância do mesmo e os cuidados necessários considerando seus impactos no meio ambiente e a sua possível escassez. A palestra foi seguida de uma experimentação que verificou a qualidade da gasolina de alguns postos da cidade, destacando ser este um dos subprodutos do petróleo ao qual o homem é mais dependente, mas que este pode ser substituído por fontes alternativas. O trabalho foi realizado em março de 2014 com 50 alunos, em três turmas, duas do 2º ano do ensino médio e apenas uma do 1º ano, com faixa etária de 14 a 19 anos. Ao final da palestra foram aplicados questionários junto aos estudantes para avaliar o resultado do trabalho de sensibilização. A ferramenta utilizada mostrou que 100% dos alunos destacaram que o trabalho contribuiu para uma melhor compreensão do assunto, destacando a importância do petróleo para uma vida de melhor qualidade. Os alunos destacaram outras fontes de energias renováveis que poderiam substituir o petróleo, como o álcool, a energia solar, a energia eólica, que foram citadas por aproximadamente 70% dos alunos. Os questionários nos revelaram a ampliação da visão dos alunos em relação à quantidade de variedade de produtos e subprodutos que derivam do petróleo e o quanto este é uma matéria prima indispensável à sociedade. Verificou-se também, a compreensão por fontes de energias alternativas que sejam renováveis, e não poluentes. Assim, podemos concluir que os objetivos estabelecidos ao presente trabalho foram alcançados, tendo em vista a obtenção de resultados satisfatórios em relação a compreensão do tema discutido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "PETRÓLEO, RECURSOS RENOVÁVEIS, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_19_04_03_idinscrito_2426_72769b274a0fa8215e005a7323252baa.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELISSON DE PONTES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WELISSON PONTES"
    "autor_email" => "welissonpontes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7842
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1120
    "inscrito_id" => 2426
    "titulo" => "PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E O USO DE FONTES ALTERNATIVAS RENOVÁVEIS: AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ SOARES DE CARVALHO DA CIDADE DE GUARABIRA - PB.PRODUTOS DERIVADOS DO PE"
    "resumo" => "O petróleo é um recurso natural do qual a sociedade é bastante dependente. Inúmeros materiais são fabricados a partir desta matéria prima, que serve de base para a fabricação de benzinas, óleo diesel, gasolina, tecidos, tintas, asfalto e principalmente o plástico. O plástico é utilizado de diversas formas: em casas, carros, brinquedos, computadores, roupas, etc. Devido à variedade de utilidades do petróleo no cotidiano, buscou-se neste trabalho integrar o conceito científico aos conhecimentos cotidianos, objetivando popularizar os conteúdos relacionados a este tema e sensibilizar os alunos da Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho sobre o uso consciente dos materiais derivados do petróleo e fontes alternativas renováveis. Desta forma, foram ministradas três palestras tratando da variedade de aplicações do petróleo no cotidiano e enfatizando o fato de ser uma fonte de energia não-renovável, tendo como objetivos ampliar a compreensão dos alunos sobre a variação de subprodutos originários do petróleo; sensibilizar os educandos para o uso consciente destes subprodutos e para o impacto ambiental de seu uso. A palestra foi ministrada com recurso de projeção de imagens, mostrando a utilização deste recurso no cotidiano, a importância do mesmo e os cuidados necessários considerando seus impactos no meio ambiente e a sua possível escassez. A palestra foi seguida de uma experimentação que verificou a qualidade da gasolina de alguns postos da cidade, destacando ser este um dos subprodutos do petróleo ao qual o homem é mais dependente, mas que este pode ser substituído por fontes alternativas. O trabalho foi realizado em março de 2014 com 50 alunos, em três turmas, duas do 2º ano do ensino médio e apenas uma do 1º ano, com faixa etária de 14 a 19 anos. Ao final da palestra foram aplicados questionários junto aos estudantes para avaliar o resultado do trabalho de sensibilização. A ferramenta utilizada mostrou que 100% dos alunos destacaram que o trabalho contribuiu para uma melhor compreensão do assunto, destacando a importância do petróleo para uma vida de melhor qualidade. Os alunos destacaram outras fontes de energias renováveis que poderiam substituir o petróleo, como o álcool, a energia solar, a energia eólica, que foram citadas por aproximadamente 70% dos alunos. Os questionários nos revelaram a ampliação da visão dos alunos em relação à quantidade de variedade de produtos e subprodutos que derivam do petróleo e o quanto este é uma matéria prima indispensável à sociedade. Verificou-se também, a compreensão por fontes de energias alternativas que sejam renováveis, e não poluentes. Assim, podemos concluir que os objetivos estabelecidos ao presente trabalho foram alcançados, tendo em vista a obtenção de resultados satisfatórios em relação a compreensão do tema discutido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "PETRÓLEO, RECURSOS RENOVÁVEIS, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_19_04_03_idinscrito_2426_72769b274a0fa8215e005a7323252baa.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELISSON DE PONTES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WELISSON PONTES"
    "autor_email" => "welissonpontes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O petróleo é um recurso natural do qual a sociedade é bastante dependente. Inúmeros materiais são fabricados a partir desta matéria prima, que serve de base para a fabricação de benzinas, óleo diesel, gasolina, tecidos, tintas, asfalto e principalmente o plástico. O plástico é utilizado de diversas formas: em casas, carros, brinquedos, computadores, roupas, etc. Devido à variedade de utilidades do petróleo no cotidiano, buscou-se neste trabalho integrar o conceito científico aos conhecimentos cotidianos, objetivando popularizar os conteúdos relacionados a este tema e sensibilizar os alunos da Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho sobre o uso consciente dos materiais derivados do petróleo e fontes alternativas renováveis. Desta forma, foram ministradas três palestras tratando da variedade de aplicações do petróleo no cotidiano e enfatizando o fato de ser uma fonte de energia não-renovável, tendo como objetivos ampliar a compreensão dos alunos sobre a variação de subprodutos originários do petróleo; sensibilizar os educandos para o uso consciente destes subprodutos e para o impacto ambiental de seu uso. A palestra foi ministrada com recurso de projeção de imagens, mostrando a utilização deste recurso no cotidiano, a importância do mesmo e os cuidados necessários considerando seus impactos no meio ambiente e a sua possível escassez. A palestra foi seguida de uma experimentação que verificou a qualidade da gasolina de alguns postos da cidade, destacando ser este um dos subprodutos do petróleo ao qual o homem é mais dependente, mas que este pode ser substituído por fontes alternativas. O trabalho foi realizado em março de 2014 com 50 alunos, em três turmas, duas do 2º ano do ensino médio e apenas uma do 1º ano, com faixa etária de 14 a 19 anos. Ao final da palestra foram aplicados questionários junto aos estudantes para avaliar o resultado do trabalho de sensibilização. A ferramenta utilizada mostrou que 100% dos alunos destacaram que o trabalho contribuiu para uma melhor compreensão do assunto, destacando a importância do petróleo para uma vida de melhor qualidade. Os alunos destacaram outras fontes de energias renováveis que poderiam substituir o petróleo, como o álcool, a energia solar, a energia eólica, que foram citadas por aproximadamente 70% dos alunos. Os questionários nos revelaram a ampliação da visão dos alunos em relação à quantidade de variedade de produtos e subprodutos que derivam do petróleo e o quanto este é uma matéria prima indispensável à sociedade. Verificou-se também, a compreensão por fontes de energias alternativas que sejam renováveis, e não poluentes. Assim, podemos concluir que os objetivos estabelecidos ao presente trabalho foram alcançados, tendo em vista a obtenção de resultados satisfatórios em relação a compreensão do tema discutido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.