O PRESENTE ARTIGO DESCREVE UMA ABORDAGEM DE UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – PE, COM AS TURMAS DO 6° ANO. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL TRABALHAR O CONTEÚDO DE MORFOLOGIA DAS PLANTAS, COM ATIVIDADES DE EMBASAMENTO PRÁTICO DIFERENCIADAS, SENDO FEITAS EM GRUPO, PARA GERAR UM ENSINO MAIS MOTIVADOR, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO COLETIVA, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS O DESEJO E INTERESSE EM DIALOGAR NAS AULAS. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A INTERVENÇÃO, ORGANIZADA EM TRÊS ETAPAS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS SUGERIRAM QUE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA QUE TENHA COMO OBJETIVO CENTRAL GERAR OPORTUNIDADE AOS ALUNOS DE SE ORGANIZAREM E, SOBRETUDO DE DIRECIONAREM POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVÍDUO. NESTA PERSPECTIVA, AVALIAR, MODIFICAR AS AÇÕES EDUCATIVAS, OUVIR OS ALUNOS E DIVERSIFICAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO, DENTRO DAS LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES, É UMA TAREFA DESAFIADORA PARA O DOCENTE QUE VISLUMBRA UM ENSINO FORMATIVO QUE PROPORCIONE MAIS AUTONOMIA, EM DETRIMENTO AO MERO SUCESSO DO INDIVÍDUO INSERIDO NO CONTEXTO ESCOLAR. A PESQUISA AINDA EVIDENCIOU QUE OS ALUNOS PODEM SER RESPONSÁVEIS PELAS SUAS PRÓPRIAS APRENDIZAGENS, EM DECORRÊNCIA DE SUAS CARACTERÍSTICAS ENQUANTO SUJEITOS CAPAZES DE DIALOGAR. E QUE A EDUCAÇÃO EFETIVA SÓ OCORRE SE SUSTENTADA PELO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA E PELA PARTICIPAÇÃO E, PARA TANTO, HÁ NECESSIDADE DE MUDANÇAS DIDÁTICAS, LEVANDO O ALUNO A DEIXAR DE SER OBJETO NO PROCESSO E PASSE A CONSTRUIR E RECONSTRUIR, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, NOVOS CONCEITOS.