Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO MÉDIO E ENEM: RELAÇÕES E ABORDAGENS FRENTE AOS CONTEÚDOS DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENEM, ENSINO DE FÍSICA, VESTIBULAR, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

UMA DAS FORMAS DE INGRESSO, E DE CERTO, A MAIOR FORMA DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL É ATRAVÉS DOS VESTIBULARES. A MAIORIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ADOTAM AS NOTAS OBTIDAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) COMO FORMA DE INGRESSO AOS SEUS CURSOS. COM ISSO, AO PROFESSOR, CABE A FUNÇÃO DE AUXILIAR OS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DESTE EXAME, TRABALHANDO ALGUMAS QUESTÕES EM SALA DE AULA. ASSIM, A METODOLOGIA DESTE TRABALHO CONSISTIU EM ANALISAR O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO E TAMBÉM O ENEM DE 1998 ATÉ 2019 VISANDO ANALISAR COMO SÃO ABORDADOS OS CONTEÚDOS DE FÍSICA, E QUÃO VALORIZADOS ELES SÃO NO EXAME COM BASE NAS PROPOSTAS CURRICULARES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A FÍSICA ENFRENTA BARREIRAS EM SUA INSERÇÃO NOS VESTIBULARES, E QUE O EXAME DIFICILMENTE CONSEGUE CONTEMPLAR TODAS OS SEUS CAMPOS DE ESTUDO.

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