UMA DAS FORMAS DE INGRESSO, E DE CERTO, A MAIOR FORMA DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL É ATRAVÉS DOS VESTIBULARES. A MAIORIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ADOTAM AS NOTAS OBTIDAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) COMO FORMA DE INGRESSO AOS SEUS CURSOS. COM ISSO, AO PROFESSOR, CABE A FUNÇÃO DE AUXILIAR OS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DESTE EXAME, TRABALHANDO ALGUMAS QUESTÕES EM SALA DE AULA. ASSIM, A METODOLOGIA DESTE TRABALHO CONSISTIU EM ANALISAR O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO E TAMBÉM O ENEM DE 1998 ATÉ 2019 VISANDO ANALISAR COMO SÃO ABORDADOS OS CONTEÚDOS DE FÍSICA, E QUÃO VALORIZADOS ELES SÃO NO EXAME COM BASE NAS PROPOSTAS CURRICULARES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A FÍSICA ENFRENTA BARREIRAS EM SUA INSERÇÃO NOS VESTIBULARES, E QUE O EXAME DIFICILMENTE CONSEGUE CONTEMPLAR TODAS OS SEUS CAMPOS DE ESTUDO.