A ÁREA DE SAÚDE COLETIVA, QUE NO BRASIL TEM COMO PRINCIPAL PROPULSOR O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), PRESSUPÕE NÃO APENAS A PROBLEMATIZAÇÃO DE TEMAS SIGNIFICATIVOS À ATENÇÃO PRIMÁRIA, COMO TAMBÉM A COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DOS SABERES POPULARES, DE MANEIRA QUE SEJA POSSÍVEL UMA ÉTICA DO CUIDADO EM COMUNIDADE. CONSIDERANDO AS CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS, COMPREENDIDAS AQUI EM CONCEITOS COMO EDUCAÇÃO LIBERTADORA, ESTE TRABALHO É CONSTRUÍDO COM O LEVANTAMENTO DE LITERATURA DA ÚLTIMA DÉCADA ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CONCEITOS DE PAULO FREIRE, PORTANTO, A ANÁLISE CONSTRUÍDA NESTE TRABALHO POSSIBILITA A PERSPECTIVA DE QUE O SER HUMANO ENQUANTO SUJEITO SOCIAL PARECE-NOS FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA DA SAÚDE COLETIVA, TENDO EM VISTA A PARTICIPAÇÃO POPULAR COMO FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL AO ENFRENTAMENTO E À CONSCIENTIZAÇÃO DOS VARIADOS DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE, POSSIBILITANDO INTERVIR DE FORMA PARTICIPATIVA E , PRINCIPALMENTE, RESOLUTIVA NO CURSO NATURAL DO ADOECIMENTO DOS SUJEITOS E DA PRÓPRIA COMUNIDADE POR MEIO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE, AMPLIANDO LINHAS DE CUIDADO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, ALÉM DISSO, CAPACITANDO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E REMODELANDO A OFERTA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PARA A COMUNIDADE.