O PRESENTE ESTUDO BUSCA ANALISAR A ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – TAES DAS
UNIDADES INSTITUCIONAIS E ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NO QUE DIZ
RESPEITO À AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL VIA SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES E
AS SUAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ESTUDO JUSTIFICA-SE À MEDIDA
QUE BUSCA ANALISAR A PROBLEMÁTICA QUE ENVOLVE A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO
ENSINO-APRENDIZAGEM, NUM PRISMA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL ATRIBUÍDA POR PARTE DOS AGENTES ENVOLVIDOS,
EM ESPECIAL OS TAES, E, AINDA, CONSIDERANDO A AVALIAÇÃO UM PROCESSO SISTEMÁTICO, NUM PRISMA DE
ANÁLISE CONTEXTUALIZADA, QUE AVALIA A INSTITUIÇÃO NAS DIMENSÕES PREVISTAS PELO SINAES. TENDO A
INVESTIGAÇÃO COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER, À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS), OS
SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS TAES DAS ASSESSORIAS DAS UNIDADES INSTITUCIONAIS E ACADÊMICAS DA UFRN
ACERCA DA AVALIAÇÃO VIA SINAES E AS SUAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
TENDO SIDO SIDO REALIZADO VIA REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO COM BASE EM AUTORES
COMO MOSCOVICI, GUARESCHI, AUGÉ E BOURDIEU, DENTRE OUTROS; VIA ENTREVISTAS E TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO
LIVRE DE PALAVRAS (TALP). ONDE AO FINAL PODE-SE INFERIR QUE O SENTIDO ATRIBUÍDO, EM SUA MAIORIA, É O DE
ATENDIMENTO A UM MARCO LEGAL, OBRIGATÓRIO, VISO QUE, NÃO HÁ UMA REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO TOCANTE A
AVALIAÇÃO E, SIM, NO MÁXIMO, UM DISCURSO CIRCULANTE E/OU DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA.