Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 106
REFLEXÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL VIA SINAES: UM RECORTE DO ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS TAES DA UFRN.

Palavra-chaves: SINAES, , EDUCAÇÃO, , TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, , REPRESENTAÇÃO SOCIAL, , TRABALHO. Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação

Resumo

O PRESENTE ESTUDO BUSCA ANALISAR A ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – TAES DAS UNIDADES INSTITUCIONAIS E ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NO QUE DIZ RESPEITO À AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL VIA SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES E AS SUAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ESTUDO JUSTIFICA-SE À MEDIDA QUE BUSCA ANALISAR A PROBLEMÁTICA QUE ENVOLVE A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, NUM PRISMA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL ATRIBUÍDA POR PARTE DOS AGENTES ENVOLVIDOS, EM ESPECIAL OS TAES, E, AINDA, CONSIDERANDO A AVALIAÇÃO UM PROCESSO SISTEMÁTICO, NUM PRISMA DE ANÁLISE CONTEXTUALIZADA, QUE AVALIA A INSTITUIÇÃO NAS DIMENSÕES PREVISTAS PELO SINAES. TENDO A INVESTIGAÇÃO COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER, À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS), OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS TAES DAS ASSESSORIAS DAS UNIDADES INSTITUCIONAIS E ACADÊMICAS DA UFRN ACERCA DA AVALIAÇÃO VIA SINAES E AS SUAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TENDO SIDO SIDO REALIZADO VIA REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO COM BASE EM AUTORES COMO MOSCOVICI, GUARESCHI, AUGÉ E BOURDIEU, DENTRE OUTROS; VIA ENTREVISTAS E TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP). ONDE AO FINAL PODE-SE INFERIR QUE O SENTIDO ATRIBUÍDO, EM SUA MAIORIA, É O DE ATENDIMENTO A UM MARCO LEGAL, OBRIGATÓRIO, VISO QUE, NÃO HÁ UMA REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO TOCANTE A AVALIAÇÃO E, SIM, NO MÁXIMO, UM DISCURSO CIRCULANTE E/OU DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.