ESTE ARTIGO DISCUTE UM NOVO OLHAR A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIA??O DE MATEM?TICA ATRAV?S DA RESOLU??O DE PROBLEMAS SOB A ?TICA DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA VIA EXPLORA??O-RESOLU??O-PROPOSI??O DE PROBLEMAS, ESTA PROPOSTA PELA PROF.? DR.? LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC E AQUELA PROPOSTA PELO PROF. DR. SILVANIO DE ANDRADE. NO DECORRER DO ARTIGO, A PARTIR DE UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA, DISCUTIMOS AMBAS AS PERSPECTIVAS DE TRABALHAR COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA DE MATEM?TICA. ANALISAMOS AS APROXIMA??ES ENTRE AS METODOLOGIAS APRESENTADAS. PODE-SE DIZER QUE A EXPLORA??O DE PROBLEMAS PODE SER ACRESCIDA AO ROTEIRO PROPOSTO NOS TRABALHOS DA PROF.? LOURDES, ONDE O DENOMINAMOS O NOVO ROTEIRO DE ONUCHIC-ANDRADE, POSSIBILITANDO QUE AOS DOCENTES MAIS FERRAMENTAS PARA SE ENSINAR CONCEITOS TRABALHADOS E POSSAM IR AL?M DA RESOLU??O DO PROBLEMA PROPOSTO, ALTERANDO VARI?VEIS DOS PROBLEMAS, GENERALIZANDO PADR?ES, ALTERANDO O REGISTRO DE REPRESENTA??O SEMI?TICA, POSSIBILITANDO UMA CONSTRU??O O CONCEITO MATEM?TICO POR PARTE DOS ALUNOS DE UMA MANEIRA MAIS APROFUNDADA E AINDA, A DEPENDER DO PROBLEMA, TRATAR PONTOS REFERENTES ? REALIDADE DO ALUNO, A ASPECTOS SOCIAIS, POL?TICOS E ECON?MICOS E OUTROS QUE TANGENCIAM A FORMA??O CIDAD? DO DISCENTE.