Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO POR RESULTADOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃOBÁSICA: EMBATES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS)

Palavra-chaves: COMPETIÇÃO, POLÍTICA DE RESULTADOS, POLÍTICA DE RESULTADOS, DOCENTES E DISCENTES, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação
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      SELETIVIDADE ETC. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FOCO DE DISCUSSÃO AS “POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO POR\r\n
      RESULTADOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EMBATES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS)”,\r\n
      SENDO DESENVOLVIDO A PARTIR DE ESTUDOS DOCUMENTAIS E BIBLIOGRÁFICOS, NAS QUAIS A PESQUISA TEM COMO\r\n
      MEIO DISCUTIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES FRENTE À AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA. OS\r\n
      OBJETIVOS SÃO ANALISAR E REFLETIR SOBRE OS PRINCIPAIS IMPACTOS QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS TRAZEM NO\r\n
      CONTEXTO ESCOLAR E OS DESAFIOS QUE OS/AS PROFESSORES/AS POSSUEM FRENTE A ESSES MODELOS AVALIATIVOS NO\r\n
      DECORRER DAS AULAS NO EMBATE DA SUA FORMAÇÃO.\r\n
      DIANTE DESSES NOVOS CONTEXTOS, BUSCAMOS TRAZER ELEMENTOS QUE DEMONSTREM OS PRINCIPAIS IMPACTOS\r\n
      QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS POSSUEM DIANTE DO SISTEMA ESCOLAR, ALÉM DISSO, PASSAMOS UM QUESTIONÁRIO\r\n
      NA QUAL OS LEITORES PODERÃO PERCEBER O REAL “PODER” DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DENTRO DAS ESCOLAS, A\r\n
      PARTIR DAS NARRATIVAS DESCRITIVAS FEITAS POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA DAS INSTITUIÇÕES\r\n
      ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE CARUARU. COM O PRESENTE TRABALHO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE OS\r\n
      PROFESSORES CONCENTRAM SEUS ESFORÇOS PREFERENCIALMENTE NOS TÓPICOS QUE SÃO COBRADOS NAS AVALIAÇÕES\r\n
      EXTERNAS E DESCONSIDERAM ASPECTOS IMPORTANTES DO CURRÍCULO, COMO A FORMAÇÃO DO ALUNO EM SEUS\r\n
      VÁRIOS ASPECTOS, DEIXANDO ASSIM DE FORMAR CIDADÃOS COM UM AMPLO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO, SOCIAL,\r\n
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

AS POLÍTICAS DE RESULTADOS SÃO CAUSADORAS DOS MAIS VARIADOS MECANISMOS DE COMPETIÇÃO, EXCLUSÃO, SELETIVIDADE ETC. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FOCO DE DISCUSSÃO AS “POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO POR RESULTADOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EMBATES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS)”, SENDO DESENVOLVIDO A PARTIR DE ESTUDOS DOCUMENTAIS E BIBLIOGRÁFICOS, NAS QUAIS A PESQUISA TEM COMO MEIO DISCUTIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES FRENTE À AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA. OS OBJETIVOS SÃO ANALISAR E REFLETIR SOBRE OS PRINCIPAIS IMPACTOS QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS TRAZEM NO CONTEXTO ESCOLAR E OS DESAFIOS QUE OS/AS PROFESSORES/AS POSSUEM FRENTE A ESSES MODELOS AVALIATIVOS NO DECORRER DAS AULAS NO EMBATE DA SUA FORMAÇÃO. DIANTE DESSES NOVOS CONTEXTOS, BUSCAMOS TRAZER ELEMENTOS QUE DEMONSTREM OS PRINCIPAIS IMPACTOS QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS POSSUEM DIANTE DO SISTEMA ESCOLAR, ALÉM DISSO, PASSAMOS UM QUESTIONÁRIO NA QUAL OS LEITORES PODERÃO PERCEBER O REAL “PODER” DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DENTRO DAS ESCOLAS, A PARTIR DAS NARRATIVAS DESCRITIVAS FEITAS POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE CARUARU. COM O PRESENTE TRABALHO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE OS PROFESSORES CONCENTRAM SEUS ESFORÇOS PREFERENCIALMENTE NOS TÓPICOS QUE SÃO COBRADOS NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E DESCONSIDERAM ASPECTOS IMPORTANTES DO CURRÍCULO, COMO A FORMAÇÃO DO ALUNO EM SEUS VÁRIOS ASPECTOS, DEIXANDO ASSIM DE FORMAR CIDADÃOS COM UM AMPLO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO, SOCIAL, POLÍTICO, ETC.

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