AS POLÍTICAS DE RESULTADOS SÃO CAUSADORAS DOS MAIS VARIADOS MECANISMOS DE COMPETIÇÃO, EXCLUSÃO,
SELETIVIDADE ETC. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FOCO DE DISCUSSÃO AS “POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO POR
RESULTADOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EMBATES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS)”,
SENDO DESENVOLVIDO A PARTIR DE ESTUDOS DOCUMENTAIS E BIBLIOGRÁFICOS, NAS QUAIS A PESQUISA TEM COMO
MEIO DISCUTIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES FRENTE À AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA. OS
OBJETIVOS SÃO ANALISAR E REFLETIR SOBRE OS PRINCIPAIS IMPACTOS QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS TRAZEM NO
CONTEXTO ESCOLAR E OS DESAFIOS QUE OS/AS PROFESSORES/AS POSSUEM FRENTE A ESSES MODELOS AVALIATIVOS NO
DECORRER DAS AULAS NO EMBATE DA SUA FORMAÇÃO.
DIANTE DESSES NOVOS CONTEXTOS, BUSCAMOS TRAZER ELEMENTOS QUE DEMONSTREM OS PRINCIPAIS IMPACTOS
QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS POSSUEM DIANTE DO SISTEMA ESCOLAR, ALÉM DISSO, PASSAMOS UM QUESTIONÁRIO
NA QUAL OS LEITORES PODERÃO PERCEBER O REAL “PODER” DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DENTRO DAS ESCOLAS, A
PARTIR DAS NARRATIVAS DESCRITIVAS FEITAS POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA DAS INSTITUIÇÕES
ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE CARUARU. COM O PRESENTE TRABALHO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE OS
PROFESSORES CONCENTRAM SEUS ESFORÇOS PREFERENCIALMENTE NOS TÓPICOS QUE SÃO COBRADOS NAS AVALIAÇÕES
EXTERNAS E DESCONSIDERAM ASPECTOS IMPORTANTES DO CURRÍCULO, COMO A FORMAÇÃO DO ALUNO EM SEUS
VÁRIOS ASPECTOS, DEIXANDO ASSIM DE FORMAR CIDADÃOS COM UM AMPLO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO, SOCIAL,
POLÍTICO, ETC.