Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ABORDANDO O TEMA DEPRESSÃO

Palavra-chaves: QUÍMICA, DEPRESSÃO, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73012
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 1104
    "titulo" => "OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ABORDANDO O TEMA DEPRESSÃO"
    "resumo" => "A NECESSIDADE DE UM ISOLAMENTO SOCIAL PARA DIMINUIR A PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS, OBRIGOU DIVERSAS ESCOLAS A ADOTAREM O ENSINO REMOTO, DESAFIANDO OS PROFESSORES A SE REINVENTAREM. ALÉM DISSO, SE TRATANDO DO ENSINO DE QUÍMICA, OS DESAFIOS AINDA AUMENTAM, UMA VEZ QUE TAL DISCIPLINA ABORDA UMA GAMA DE CONTEÚDOS ABSTRATOS, O QUE TORNA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO MAIS COMPLEXO. NESSE CONTEXTO,  ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, COM APOIO DO  GOOGLE MEET E BASEADO NA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP), PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA COM ABORDAGEM DO TEMA DEPRESSÃO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, EM QUE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) FOI ELABORADA E EXPERIMENTADA NA 3ª SÉRIE DO CURSO NORMAL DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS DESTA PESQUISA FORAM A OBSERVAÇÃO, O QUESTIONÁRIO E AS RESPOSTAS DAS ALUNAS ÀS ATIVIDADES. ESSES DADOS FORAM ANALISADOS SOB A LUZ DO APORTE TEÓRICO DESTE ESTUDO E DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD). FOI APONTADO QUE O USO DOS 3MP, COM O APOIO DO GOOGLE MEET, POSSIBILITARAM UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DA DEPRESSÃO, UM TEMA BASTANTE RECORRENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DA QUÍMICA ORGÂNICA. TAL FATO, APONTA QUE APESAR DE INÚMEROS DESAFIOS É POSSÍVEL QUE HAJA A APRENDIZAGEM POR MEIO DO ENSINO REMOTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, DEPRESSÃO, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID1104_11112020141825.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MAGALHÃES MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA MAGALHÃES "
    "autor_email" => "mmmarimagalhaes@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73012
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 1104
    "titulo" => "OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ABORDANDO O TEMA DEPRESSÃO"
    "resumo" => "A NECESSIDADE DE UM ISOLAMENTO SOCIAL PARA DIMINUIR A PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS, OBRIGOU DIVERSAS ESCOLAS A ADOTAREM O ENSINO REMOTO, DESAFIANDO OS PROFESSORES A SE REINVENTAREM. ALÉM DISSO, SE TRATANDO DO ENSINO DE QUÍMICA, OS DESAFIOS AINDA AUMENTAM, UMA VEZ QUE TAL DISCIPLINA ABORDA UMA GAMA DE CONTEÚDOS ABSTRATOS, O QUE TORNA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO MAIS COMPLEXO. NESSE CONTEXTO,  ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, COM APOIO DO  GOOGLE MEET E BASEADO NA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP), PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA COM ABORDAGEM DO TEMA DEPRESSÃO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, EM QUE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) FOI ELABORADA E EXPERIMENTADA NA 3ª SÉRIE DO CURSO NORMAL DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS DESTA PESQUISA FORAM A OBSERVAÇÃO, O QUESTIONÁRIO E AS RESPOSTAS DAS ALUNAS ÀS ATIVIDADES. ESSES DADOS FORAM ANALISADOS SOB A LUZ DO APORTE TEÓRICO DESTE ESTUDO E DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD). FOI APONTADO QUE O USO DOS 3MP, COM O APOIO DO GOOGLE MEET, POSSIBILITARAM UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DA DEPRESSÃO, UM TEMA BASTANTE RECORRENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DA QUÍMICA ORGÂNICA. TAL FATO, APONTA QUE APESAR DE INÚMEROS DESAFIOS É POSSÍVEL QUE HAJA A APRENDIZAGEM POR MEIO DO ENSINO REMOTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, DEPRESSÃO, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID1104_11112020141825.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MAGALHÃES MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA MAGALHÃES "
    "autor_email" => "mmmarimagalhaes@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A NECESSIDADE DE UM ISOLAMENTO SOCIAL PARA DIMINUIR A PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS, OBRIGOU DIVERSAS ESCOLAS A ADOTAREM O ENSINO REMOTO, DESAFIANDO OS PROFESSORES A SE REINVENTAREM. ALÉM DISSO, SE TRATANDO DO ENSINO DE QUÍMICA, OS DESAFIOS AINDA AUMENTAM, UMA VEZ QUE TAL DISCIPLINA ABORDA UMA GAMA DE CONTEÚDOS ABSTRATOS, O QUE TORNA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO MAIS COMPLEXO. NESSE CONTEXTO, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, COM APOIO DO GOOGLE MEET E BASEADO NA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP), PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA COM ABORDAGEM DO TEMA DEPRESSÃO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, EM QUE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) FOI ELABORADA E EXPERIMENTADA NA 3ª SÉRIE DO CURSO NORMAL DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS DESTA PESQUISA FORAM A OBSERVAÇÃO, O QUESTIONÁRIO E AS RESPOSTAS DAS ALUNAS ÀS ATIVIDADES. ESSES DADOS FORAM ANALISADOS SOB A LUZ DO APORTE TEÓRICO DESTE ESTUDO E DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD). FOI APONTADO QUE O USO DOS 3MP, COM O APOIO DO GOOGLE MEET, POSSIBILITARAM UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DA DEPRESSÃO, UM TEMA BASTANTE RECORRENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DA QUÍMICA ORGÂNICA. TAL FATO, APONTA QUE APESAR DE INÚMEROS DESAFIOS É POSSÍVEL QUE HAJA A APRENDIZAGEM POR MEIO DO ENSINO REMOTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.