A NECESSIDADE DE UM ISOLAMENTO SOCIAL PARA DIMINUIR A PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS, OBRIGOU DIVERSAS ESCOLAS A ADOTAREM O ENSINO REMOTO, DESAFIANDO OS PROFESSORES A SE REINVENTAREM. ALÉM DISSO, SE TRATANDO DO ENSINO DE QUÍMICA, OS DESAFIOS AINDA AUMENTAM, UMA VEZ QUE TAL DISCIPLINA ABORDA UMA GAMA DE CONTEÚDOS ABSTRATOS, O QUE TORNA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO MAIS COMPLEXO. NESSE CONTEXTO, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, COM APOIO DO GOOGLE MEET E BASEADO NA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP), PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA COM ABORDAGEM DO TEMA DEPRESSÃO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, EM QUE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) FOI ELABORADA E EXPERIMENTADA NA 3ª SÉRIE DO CURSO NORMAL DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS DESTA PESQUISA FORAM A OBSERVAÇÃO, O QUESTIONÁRIO E AS RESPOSTAS DAS ALUNAS ÀS ATIVIDADES. ESSES DADOS FORAM ANALISADOS SOB A LUZ DO APORTE TEÓRICO DESTE ESTUDO E DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD). FOI APONTADO QUE O USO DOS 3MP, COM O APOIO DO GOOGLE MEET, POSSIBILITARAM UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DA DEPRESSÃO, UM TEMA BASTANTE RECORRENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DA QUÍMICA ORGÂNICA. TAL FATO, APONTA QUE APESAR DE INÚMEROS DESAFIOS É POSSÍVEL QUE HAJA A APRENDIZAGEM POR MEIO DO ENSINO REMOTO.