NA ERA DA INFORMAÇÃO EXISTE GRANDE FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E MEIOS DE APRENDIZAGEM. PORÉM, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS APRESENTAM POTENCIAL AINDA POUCO APROVEITADO NO PROCESSO EDUCACIONAL. O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR UMA METODOLOGIA DO BLENDED LEARNING CONHECIDA COMO SALA DE AULA INVERTIDA ASSOCIADA A METODOLOGIAS ATIVAS DISPONÍVEIS EM ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA. A AVALIAÇÃO FOI REALIZADA NO MOMENTO PRESENCIAL DE FORMA QUALITATIVA, BASEADA NA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM, PREENCHIMENTO DE UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS SOBRE AS CONDIÇÕES DE ESTUDO ON-LINE E POR UMA AVALIAÇÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DE FORMA VIRTUAL NA PLATAFORMA MOODLE. CERCA DE 68% DOS ESTUDANTES REALIZARAM O ESTUDO ON-LINE. CONTUDO, 4% DOS ESTUDANTES NÃO POSSUEM COMPUTADOR OU DISPOSITIVO MÓVEL E 21% DOS
ESTUDANTES TÊM DIFICULDADE DE CONEXÃO DE INTERNET. HOUVE UMA CORRESPONDÊNCIA ENTRE O DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES E A PORCENTAGEM DE ALUNOS QUE FIZERAM O ESTUDO ON-LINE SUGERINDO QUE A SALA DE AULA INVERTIDA ASSOCIADA A METODOLOGIAS ATIVAS PODE CONTRIBUIR COM O APRENDIZADO E MELHORAR O APROVEITAMENTO. CONSTATOU-SE TAMBÉM QUE O APROVEITAMENTO GERAL DAS TURMAS FOI ACIMA DA MÉDIA MOSTRANDO QUE A PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS ATIVIDADES PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM MESMO AOS ALUNOS QUE NÃO ESTUDARAM PREVIAMENTE DE FORMA ON-LINE. OS ESTUDANTES SENTIRAM-SE PROTAGONISTAS, MOSTRARAMSE PROATIVOS NAS ATIVIDADES PRÁTICAS E, NO TRABALHO COLABORATIVO, MOSTRANDO QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS
CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES E DA AUTONOMIA DOS APRENDIZES.