O ARTIGO FAZ PARTE DOS REGISTROS DE UMA DISSERTAÇÃO NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPECIFICAMENTE EM QUÍMICA, ABORDA AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES TÊM EM INTEGRAR AS TICS COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO PARA O PROBLEMA DO DESINTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS DE QUÍMICA. A OBSERVAÇÃO FOI FEITA COM PROFESSORES DE QUÍMICA DE TREZE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE MANAUS NA ZONA CENTRO-OESTE, DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO AMAZONAS - SEDUC. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA, QUE EM MOMENTO POSTERIOR FOI TRANSCRITA, DEMONSTRANDO O QUÃO INSUFICIENTE ESSA INTEGRAÇÃO NAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA ÁREA. AS IMPLICAÇÕES DE TAIS PESQUISAS ABORDAM AS DIFICULDADES QUE PRECISAM SER SUPERADAS EM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DAS TICS EM AULAS DE QUÍMICA, TRAZENDO QUESTIONAMENTOS SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA QUÍMICA. OLHAR O PASSADO, O PRESENTE E IMAGINAR O FUTURO, CORRELACIONANDO-OS COM NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UTILIZANDO AS TICS EM TEMPOS DE COVID, DEFENDO QUE SEJA UM DESAFIO NA VIDA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA QUE ATUAM NO AMAZONAS, ONDE OS RECURSOS DE INVESTIMENTO NA PESQUISA E NA EDUCAÇÃO SÃO ESCASSOS. ENTRETANTO, TAL SITUAÇÃO, EXIGE DO PROFESSOR DE QUÍMICA, AUTONOMIA E COMPROMETIMENTO EM BUSCA DE CONHECER, UTILIZAR E PERCEBER AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROGRESSO DE INFORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO.