A MATEM?TICA ? COMPONENTE IMPORTANTE NA CONSTRU??O DA CIDADANIA, NA MEDIDA EM QUE A SOCIEDADE SE UTILIZA, CADA VEZ MAIS, DE CONHECIMENTOS CIENT?FICOS E RECURSOS TECNOL?GICOS, DOS QUAIS OS CIDAD?OS DEVEM SE APROPRIAR. O OBJETIVO ? INVESTIGAR NARRATIVAS DE PEDAGOGOS (AS), EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPB, RELACIONADAS ? DISCIPLINA DE MATEM?TICA. AS NARRATIVAS ORAIS CONFIGURADAS EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, TEMATIZAM VIV?NCIAS DA APRENDEZAGEM ESCOLAR E DO ENSINO DOCENTE DA MATEM?TICA. NESSE SENTIDO, TEMOS NO TRABALHO UM RECORTE ORAL EXPLORAT?RIO COM ABORDAGEM INTERPRETATIVA PAUTADA EM FONTES BIBLIOGR?FICAS QUE DISCUTEM A HIST?RIA DA EDUCA??O E SUAS MEM?RIAS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE, AS EXPERI?NCIAS COM AULAS EXPOSITIVAS, CENTRADAS NO PROFESSOR-EMISSOR, NO ALUNO-RECEPTOR COM USO RESTRITO AO LIVRO DID?TICO EM SALA DE AULA, COMO FONTE DE ESTUDO ETC, S?O ALGUNS FATORES QUE LIMITAM INTERESSES DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, MUITAS VEZES, APRENDIZAGEM REFLETIDOS NA ATUA??O DOCENTE. AL?M DISSO, AS AN?LISES DEMONSTRARAM QUE, AS NARRATIVAS DE PEDAGOGOS (AS) RELACIONADAS ? DISCIPLINA DE MATEM?TICA, FOCADA EM SUAS EXPERI?NCIAS DE APRENDIZAGEM NA FORMA??O ESCOLAR, ASSIM COMO NA REPERCUSS?O E NA PR?TICA DOCENTE DAS S?RIES INICIAIS, FOI OUTRO FATOR PARA QUE PUD?SSEMOS INVESTIGAR O NOSSO OBJETO DE ESTUDO. EM SUMA, PARA DESCONSTRUIR QUE O COMPONENTE CURRICULAR MATEM?TICO ? ?BICHO DE SETE CABE?AS?, OU ?BICHO PAP?O? ? PRECISO PROPOR PROCEDIMENTOS QUE V?O AO ENCONTRO DO DIA A DIA DO ALUNO.