Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MEMÓRIA ESCOLAR DE PEDAGOGOS: NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM COM A MATEMÁTICA

Palavra-chaves: PEDAGOGOS(AS), MATEMÁTICA, NARRATIVAS., APRENDIZAGEM., Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72738
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 98
    "titulo" => "MEMÓRIA ESCOLAR DE PEDAGOGOS: NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM COM A MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A MATEM?TICA ? COMPONENTE IMPORTANTE NA CONSTRU??O DA CIDADANIA, NA MEDIDA EM QUE A SOCIEDADE SE UTILIZA, CADA VEZ MAIS, DE CONHECIMENTOS CIENT?FICOS E RECURSOS TECNOL?GICOS, DOS QUAIS OS CIDAD?OS DEVEM SE APROPRIAR. O OBJETIVO ? INVESTIGAR NARRATIVAS DE PEDAGOGOS (AS), EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPB, RELACIONADAS ? DISCIPLINA DE MATEM?TICA. AS NARRATIVAS ORAIS CONFIGURADAS EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, TEMATIZAM VIV?NCIAS DA APRENDEZAGEM ESCOLAR E DO ENSINO DOCENTE DA MATEM?TICA. NESSE SENTIDO, TEMOS NO TRABALHO UM RECORTE ORAL EXPLORAT?RIO COM ABORDAGEM INTERPRETATIVA PAUTADA EM FONTES BIBLIOGR?FICAS QUE DISCUTEM A HIST?RIA DA EDUCA??O E SUAS MEM?RIAS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE, AS EXPERI?NCIAS COM AULAS EXPOSITIVAS, CENTRADAS NO PROFESSOR-EMISSOR, NO ALUNO-RECEPTOR COM USO RESTRITO AO LIVRO DID?TICO EM SALA DE AULA, COMO FONTE DE ESTUDO ETC, S?O ALGUNS FATORES QUE LIMITAM INTERESSES DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, MUITAS VEZES, APRENDIZAGEM REFLETIDOS NA ATUA??O DOCENTE. AL?M DISSO, AS AN?LISES DEMONSTRARAM QUE, AS NARRATIVAS DE PEDAGOGOS (AS) RELACIONADAS ? DISCIPLINA DE MATEM?TICA, FOCADA EM SUAS EXPERI?NCIAS DE APRENDIZAGEM NA FORMA??O ESCOLAR, ASSIM COMO NA REPERCUSS?O E NA PR?TICA DOCENTE DAS S?RIES INICIAIS, FOI OUTRO FATOR PARA QUE PUD?SSEMOS INVESTIGAR O NOSSO OBJETO DE ESTUDO. EM SUMA, PARA DESCONSTRUIR QUE O COMPONENTE CURRICULAR MATEM?TICO ? ?BICHO DE SETE CABE?AS?, OU ?BICHO PAP?O? ? PRECISO PROPOR PROCEDIMENTOS QUE V?O AO ENCONTRO DO DIA A DIA DO ALUNO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGOS(AS), MATEMÁTICA, NARRATIVAS., APRENDIZAGEM., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID98_09032020151558.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO PAULINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "lepscat@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72738
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 98
    "titulo" => "MEMÓRIA ESCOLAR DE PEDAGOGOS: NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM COM A MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A MATEM?TICA ? COMPONENTE IMPORTANTE NA CONSTRU??O DA CIDADANIA, NA MEDIDA EM QUE A SOCIEDADE SE UTILIZA, CADA VEZ MAIS, DE CONHECIMENTOS CIENT?FICOS E RECURSOS TECNOL?GICOS, DOS QUAIS OS CIDAD?OS DEVEM SE APROPRIAR. O OBJETIVO ? INVESTIGAR NARRATIVAS DE PEDAGOGOS (AS), EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPB, RELACIONADAS ? DISCIPLINA DE MATEM?TICA. AS NARRATIVAS ORAIS CONFIGURADAS EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, TEMATIZAM VIV?NCIAS DA APRENDEZAGEM ESCOLAR E DO ENSINO DOCENTE DA MATEM?TICA. NESSE SENTIDO, TEMOS NO TRABALHO UM RECORTE ORAL EXPLORAT?RIO COM ABORDAGEM INTERPRETATIVA PAUTADA EM FONTES BIBLIOGR?FICAS QUE DISCUTEM A HIST?RIA DA EDUCA??O E SUAS MEM?RIAS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE, AS EXPERI?NCIAS COM AULAS EXPOSITIVAS, CENTRADAS NO PROFESSOR-EMISSOR, NO ALUNO-RECEPTOR COM USO RESTRITO AO LIVRO DID?TICO EM SALA DE AULA, COMO FONTE DE ESTUDO ETC, S?O ALGUNS FATORES QUE LIMITAM INTERESSES DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, MUITAS VEZES, APRENDIZAGEM REFLETIDOS NA ATUA??O DOCENTE. AL?M DISSO, AS AN?LISES DEMONSTRARAM QUE, AS NARRATIVAS DE PEDAGOGOS (AS) RELACIONADAS ? DISCIPLINA DE MATEM?TICA, FOCADA EM SUAS EXPERI?NCIAS DE APRENDIZAGEM NA FORMA??O ESCOLAR, ASSIM COMO NA REPERCUSS?O E NA PR?TICA DOCENTE DAS S?RIES INICIAIS, FOI OUTRO FATOR PARA QUE PUD?SSEMOS INVESTIGAR O NOSSO OBJETO DE ESTUDO. EM SUMA, PARA DESCONSTRUIR QUE O COMPONENTE CURRICULAR MATEM?TICO ? ?BICHO DE SETE CABE?AS?, OU ?BICHO PAP?O? ? PRECISO PROPOR PROCEDIMENTOS QUE V?O AO ENCONTRO DO DIA A DIA DO ALUNO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGOS(AS), MATEMÁTICA, NARRATIVAS., APRENDIZAGEM., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID98_09032020151558.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO PAULINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "lepscat@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A MATEM?TICA ? COMPONENTE IMPORTANTE NA CONSTRU??O DA CIDADANIA, NA MEDIDA EM QUE A SOCIEDADE SE UTILIZA, CADA VEZ MAIS, DE CONHECIMENTOS CIENT?FICOS E RECURSOS TECNOL?GICOS, DOS QUAIS OS CIDAD?OS DEVEM SE APROPRIAR. O OBJETIVO ? INVESTIGAR NARRATIVAS DE PEDAGOGOS (AS), EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPB, RELACIONADAS ? DISCIPLINA DE MATEM?TICA. AS NARRATIVAS ORAIS CONFIGURADAS EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, TEMATIZAM VIV?NCIAS DA APRENDEZAGEM ESCOLAR E DO ENSINO DOCENTE DA MATEM?TICA. NESSE SENTIDO, TEMOS NO TRABALHO UM RECORTE ORAL EXPLORAT?RIO COM ABORDAGEM INTERPRETATIVA PAUTADA EM FONTES BIBLIOGR?FICAS QUE DISCUTEM A HIST?RIA DA EDUCA??O E SUAS MEM?RIAS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE, AS EXPERI?NCIAS COM AULAS EXPOSITIVAS, CENTRADAS NO PROFESSOR-EMISSOR, NO ALUNO-RECEPTOR COM USO RESTRITO AO LIVRO DID?TICO EM SALA DE AULA, COMO FONTE DE ESTUDO ETC, S?O ALGUNS FATORES QUE LIMITAM INTERESSES DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, MUITAS VEZES, APRENDIZAGEM REFLETIDOS NA ATUA??O DOCENTE. AL?M DISSO, AS AN?LISES DEMONSTRARAM QUE, AS NARRATIVAS DE PEDAGOGOS (AS) RELACIONADAS ? DISCIPLINA DE MATEM?TICA, FOCADA EM SUAS EXPERI?NCIAS DE APRENDIZAGEM NA FORMA??O ESCOLAR, ASSIM COMO NA REPERCUSS?O E NA PR?TICA DOCENTE DAS S?RIES INICIAIS, FOI OUTRO FATOR PARA QUE PUD?SSEMOS INVESTIGAR O NOSSO OBJETO DE ESTUDO. EM SUMA, PARA DESCONSTRUIR QUE O COMPONENTE CURRICULAR MATEM?TICO ? ?BICHO DE SETE CABE?AS?, OU ?BICHO PAP?O? ? PRECISO PROPOR PROCEDIMENTOS QUE V?O AO ENCONTRO DO DIA A DIA DO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.