Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, PERCEPÇÕES DOCENTE, NOVOS SABERES, APRENDIZAGEM, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72843
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 193
    "inscrito_id" => 722
    "titulo" => "ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO ? RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAV?S DE UM QUESTION?RIO ON-LINE DESTINADO AOS PROFESSORES DE CI?NCIAS DA NATUREZA E MATEM?TICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DA CIDADE DE TENENTE ANANIAS-RN, QUANTO AO USO INTERDISCIPLINAR ENTRE ESTAS ?REAS DE CONHECIMENTO, QUE MESMO T?O DISTINTAS, SE COMPLEMENTAM. A INTERDISCIPLINARIDADE SURGIU COMO UMA NOVA PROPOSTA EDUCACIONAL, MINIMIZANDO A VIS?O FRAGMENTADA DAS DIFERENTES ?REAS DE CONHECIMENTOS, INOVANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BUSCA DA CONSTRU??O DE NOVOS SABERES.  NESTA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA INVESTIGAR AS PERCEP??ES DOS DOCENTES QUANTO A UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, ENTRE T?PICOS ESPEC?FICOS DE CI?NCIAS DA NATUREZA E MATEM?TICA, ONDE ESTES APRESENTARAM DIVERG?NCIAS QUANTO ? UTILIZA??O DE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES, MAS DEFENDEM QUE TORNAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DIN?MICO E ESTIMULADOR. DESSA FORMA, ? POSS?VEL PERCEBER QUE A INTERDISCIPLINARIDADE CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE N?O SOMENTE PARA O COGNITIVO DO ALUNO, MAS PARA O PROCESSO DE FORMA??O CONTINUADA DO PROFESSOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PERCEPÇÕES DOCENTE, NOVOS SABERES, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID722_11092020203954.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEOVANO PEREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JEOVANO COSTA"
    "autor_email" => "jeovanocosta85@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72843
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 193
    "inscrito_id" => 722
    "titulo" => "ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO ? RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAV?S DE UM QUESTION?RIO ON-LINE DESTINADO AOS PROFESSORES DE CI?NCIAS DA NATUREZA E MATEM?TICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DA CIDADE DE TENENTE ANANIAS-RN, QUANTO AO USO INTERDISCIPLINAR ENTRE ESTAS ?REAS DE CONHECIMENTO, QUE MESMO T?O DISTINTAS, SE COMPLEMENTAM. A INTERDISCIPLINARIDADE SURGIU COMO UMA NOVA PROPOSTA EDUCACIONAL, MINIMIZANDO A VIS?O FRAGMENTADA DAS DIFERENTES ?REAS DE CONHECIMENTOS, INOVANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BUSCA DA CONSTRU??O DE NOVOS SABERES.  NESTA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA INVESTIGAR AS PERCEP??ES DOS DOCENTES QUANTO A UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, ENTRE T?PICOS ESPEC?FICOS DE CI?NCIAS DA NATUREZA E MATEM?TICA, ONDE ESTES APRESENTARAM DIVERG?NCIAS QUANTO ? UTILIZA??O DE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES, MAS DEFENDEM QUE TORNAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DIN?MICO E ESTIMULADOR. DESSA FORMA, ? POSS?VEL PERCEBER QUE A INTERDISCIPLINARIDADE CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE N?O SOMENTE PARA O COGNITIVO DO ALUNO, MAS PARA O PROCESSO DE FORMA??O CONTINUADA DO PROFESSOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PERCEPÇÕES DOCENTE, NOVOS SABERES, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID722_11092020203954.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEOVANO PEREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JEOVANO COSTA"
    "autor_email" => "jeovanocosta85@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO ? RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAV?S DE UM QUESTION?RIO ON-LINE DESTINADO AOS PROFESSORES DE CI?NCIAS DA NATUREZA E MATEM?TICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DA CIDADE DE TENENTE ANANIAS-RN, QUANTO AO USO INTERDISCIPLINAR ENTRE ESTAS ?REAS DE CONHECIMENTO, QUE MESMO T?O DISTINTAS, SE COMPLEMENTAM. A INTERDISCIPLINARIDADE SURGIU COMO UMA NOVA PROPOSTA EDUCACIONAL, MINIMIZANDO A VIS?O FRAGMENTADA DAS DIFERENTES ?REAS DE CONHECIMENTOS, INOVANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BUSCA DA CONSTRU??O DE NOVOS SABERES. NESTA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA INVESTIGAR AS PERCEP??ES DOS DOCENTES QUANTO A UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, ENTRE T?PICOS ESPEC?FICOS DE CI?NCIAS DA NATUREZA E MATEM?TICA, ONDE ESTES APRESENTARAM DIVERG?NCIAS QUANTO ? UTILIZA??O DE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES, MAS DEFENDEM QUE TORNAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DIN?MICO E ESTIMULADOR. DESSA FORMA, ? POSS?VEL PERCEBER QUE A INTERDISCIPLINARIDADE CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE N?O SOMENTE PARA O COGNITIVO DO ALUNO, MAS PARA O PROCESSO DE FORMA??O CONTINUADA DO PROFESSOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.