BASEANDO-SE NO PRINCÍPIO EDUCATIVO DE QUE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS METODOLÓGICAS IMPLICA EM UTILIZAR CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA ESCOLA, PARA SEREM EMPREGADOS POSTERIORMENTE NA VIDA SOCIAL, E FUNDAMENTANDO-SE NO QUE REGE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO BÁSICO, DESENVOLVEU-SE A PROPOSTA EM TRABALHAR COM OS ALUNOS A PRÁTICA DE ATITUDES CONSCIENTES E SUSTENTÁVEIS BASEADAS NOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO FÍSICA, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL DO ALUNADO: CONSUMISMO EXAGERADO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS; O DESCARTE INADEQUADO DO LIXO; DESCOMPROMISSO COM O AMBIENTE ESCOLAR; POSICIONAMENTO INDIFERENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA CIDADE. O PROBLEMA LANÇADO FOI A LICITAÇÃO DE SERVIÇOS PARA EXCECUÇÃO DE UM PROJETO DE CUNHO AMBIENTAL NA CIDADE, ONDE AS EMPRESAS ERAM FORMADAS POR GUPOS DE ALUNOS. O INTUITO DESTE PROJETO É O DESENVOLVIMENTO DE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS NOS ALUNOS, ATRAVÉS DE NOVOS HÁBITOS E ATITUDES ADQUIRIDOS COM A SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZÁ-LOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E BEM ESTAR SOCIAL. O PROJETO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA PÚBLICA (MASSARANDUBA-PB), SEGUINDO O PRECEITO DA PESQUISA-AÇÃO, TRANSCORRENDO EM QUATRO ETAPAS: 1- SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE; 2 - PASSEIO NA CIDADE IDENTIFICANDO SITUAÇÕES CRÍTICAS LIGADAS À TEMÁTICA; 3 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS QUE SERIAM AS EMPRESAS FICTÍCIAS RESPONSÁVEIS POR DESENVOLVER UM PROJETO PARA ALGUMA ÁREA COM PROBLEMAS AMBIENTAIS NA CIDADE; 4 - LICITAÇÃO FICTÍCIA, APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS À COMUNIDADE ESCOLAR. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOSM VISTO QUE REDUZIU O ÍNDICE DE FALTAS, ELEVOU-SE A MÉDIA DE PONTUAÇÃO DA TURMA E OBSERVOU-SE UMA MELHORIA SIGNIFICATIVA NA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR, DESCARTE ADEQUADO DOS RESÍDUOS E LIMPEZA NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO BUSCOU-SE TRABALHAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, RESPEITANDO AS HABILIDADES INDIVIDUAIS E COMTEMPLANDO A INTERDISCIPLINARIDADE. PONTUAMOS QUE, DOS ALUNOS SURGIRAM IDÉIAS DE NOVOS PROJETOS PARA SEREM DESENVOLVIDOS, O QUE DEIXA CLARO QUE A SENSIBILIZAÇÃO OCORREU DE FORMA EFICIENTE. FICA REGISTRADO A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. NÃO TRATAR O TEMA COMO PREENCHEDOR DE CURRÍCULO E/OU DE TEMPO, NECESSITAMOS COMPREENDER QUE SOMOS RESPONSÁVEIS POR UMA GRANDE PARCELA DOS VALORES QUE OS ALUNOS QUANTO CIDADÃOS CARREGARÃO.