Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

“QUE TIME É TEU?”: O BULLYING E A HOMOFOBIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: HOMOSSEXUALIDADE, HOMOFOBIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, Artigo Completo AT 20: Inclusão: gênero e Práticas Culturais
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72622
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 436
    "inscrito_id" => 905
    "titulo" => "“QUE TIME É TEU?”: O BULLYING E A HOMOFOBIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "A HOMOFOBIA É UM FENÔMENO APRESENTADO CONSTANTEMENTE NA SOCIEDADE, NAS ESCOLAS BEM COMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVIDO AOS PADRÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A OCORRÊNCIA DE ATITUDES HOMOFÓBICAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. ESTE ESTUDO CORRESPONDE A UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, REALIZADO POR MEIO DE ENTREVISTAS, TENDO COMO PARTICIPANTES 16 ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DIFERENTES ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE MACAPÁ E SANTANA NO ESTADO DO AMAPÁ. DIVERSOS CASOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXEMPLIFICAM ATITUDES DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO SOBRE OS ALUNOS. UM ALUNO QUE TENHA POUCA HABILIDADE MOTORA PARA JOGOS COM BOLA TENDE A SER VÍTIMA DE APELIDOS DISCRIMINATÓRIOS, TAIS COMO “VIADINHO” E “MENINA”. DA MESMA FORMA, A ALUNA QUE SE DESTACA EM ATIVIDADES COM BOLA PELA HABILIDADE MOTORA TENDE A SER ROTULADA COMO “MENINO”. DURANTE A ENTREVISTA, NOTOU-SE A INQUIETAÇÃO DOS ALUNOS ENTREVISTADOS DEVIDO AO BULLYING, CAUSADO PELAS SUAS ORIENTAÇÕES SEXUAIS. OS ENTREVISTADOS TAMBÉM MENCIONARAM A FALTA DE PREPARO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS SUAS POSTURAS SEM INTERVENÇÕES, E A FALTA DE INCLUSÃO SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS. É NOTÓRIO SITUAÇÕES DE HOMOFOBIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PAUTADAS POR PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA QUE PASSAM A ATINGIR A INTEGRIDADE, TANTO FÍSICA QUANTO SOCIAL, DOS ALUNOS CONSIDERADOS COMO “DIFERENTES”. OS DOCENTE PRECISAM ESTAR PREPARADOS PARA QUE POSSAM AGIR DE FORMA MAIS INCLUSIVA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DE QUESTÕES DA SEXUALIDADE NA ESCOLA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 20: Inclusão: gênero e Práticas Culturais"
    "palavra_chave" => "HOMOSSEXUALIDADE, HOMOFOBIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA20_ID905_13112020141355.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDERLEY GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WANDERLEY LEÃO"
    "autor_email" => "Wanderleyleao.edf@outlook"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNIBF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72622
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 436
    "inscrito_id" => 905
    "titulo" => "“QUE TIME É TEU?”: O BULLYING E A HOMOFOBIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "A HOMOFOBIA É UM FENÔMENO APRESENTADO CONSTANTEMENTE NA SOCIEDADE, NAS ESCOLAS BEM COMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVIDO AOS PADRÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A OCORRÊNCIA DE ATITUDES HOMOFÓBICAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. ESTE ESTUDO CORRESPONDE A UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, REALIZADO POR MEIO DE ENTREVISTAS, TENDO COMO PARTICIPANTES 16 ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DIFERENTES ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE MACAPÁ E SANTANA NO ESTADO DO AMAPÁ. DIVERSOS CASOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXEMPLIFICAM ATITUDES DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO SOBRE OS ALUNOS. UM ALUNO QUE TENHA POUCA HABILIDADE MOTORA PARA JOGOS COM BOLA TENDE A SER VÍTIMA DE APELIDOS DISCRIMINATÓRIOS, TAIS COMO “VIADINHO” E “MENINA”. DA MESMA FORMA, A ALUNA QUE SE DESTACA EM ATIVIDADES COM BOLA PELA HABILIDADE MOTORA TENDE A SER ROTULADA COMO “MENINO”. DURANTE A ENTREVISTA, NOTOU-SE A INQUIETAÇÃO DOS ALUNOS ENTREVISTADOS DEVIDO AO BULLYING, CAUSADO PELAS SUAS ORIENTAÇÕES SEXUAIS. OS ENTREVISTADOS TAMBÉM MENCIONARAM A FALTA DE PREPARO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS SUAS POSTURAS SEM INTERVENÇÕES, E A FALTA DE INCLUSÃO SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS. É NOTÓRIO SITUAÇÕES DE HOMOFOBIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PAUTADAS POR PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA QUE PASSAM A ATINGIR A INTEGRIDADE, TANTO FÍSICA QUANTO SOCIAL, DOS ALUNOS CONSIDERADOS COMO “DIFERENTES”. OS DOCENTE PRECISAM ESTAR PREPARADOS PARA QUE POSSAM AGIR DE FORMA MAIS INCLUSIVA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DE QUESTÕES DA SEXUALIDADE NA ESCOLA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 20: Inclusão: gênero e Práticas Culturais"
    "palavra_chave" => "HOMOSSEXUALIDADE, HOMOFOBIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA20_ID905_13112020141355.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDERLEY GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WANDERLEY LEÃO"
    "autor_email" => "Wanderleyleao.edf@outlook"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNIBF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A HOMOFOBIA É UM FENÔMENO APRESENTADO CONSTANTEMENTE NA SOCIEDADE, NAS ESCOLAS BEM COMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVIDO AOS PADRÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A OCORRÊNCIA DE ATITUDES HOMOFÓBICAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. ESTE ESTUDO CORRESPONDE A UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, REALIZADO POR MEIO DE ENTREVISTAS, TENDO COMO PARTICIPANTES 16 ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DIFERENTES ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE MACAPÁ E SANTANA NO ESTADO DO AMAPÁ. DIVERSOS CASOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXEMPLIFICAM ATITUDES DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO SOBRE OS ALUNOS. UM ALUNO QUE TENHA POUCA HABILIDADE MOTORA PARA JOGOS COM BOLA TENDE A SER VÍTIMA DE APELIDOS DISCRIMINATÓRIOS, TAIS COMO “VIADINHO” E “MENINA”. DA MESMA FORMA, A ALUNA QUE SE DESTACA EM ATIVIDADES COM BOLA PELA HABILIDADE MOTORA TENDE A SER ROTULADA COMO “MENINO”. DURANTE A ENTREVISTA, NOTOU-SE A INQUIETAÇÃO DOS ALUNOS ENTREVISTADOS DEVIDO AO BULLYING, CAUSADO PELAS SUAS ORIENTAÇÕES SEXUAIS. OS ENTREVISTADOS TAMBÉM MENCIONARAM A FALTA DE PREPARO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS SUAS POSTURAS SEM INTERVENÇÕES, E A FALTA DE INCLUSÃO SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS. É NOTÓRIO SITUAÇÕES DE HOMOFOBIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PAUTADAS POR PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA QUE PASSAM A ATINGIR A INTEGRIDADE, TANTO FÍSICA QUANTO SOCIAL, DOS ALUNOS CONSIDERADOS COMO “DIFERENTES”. OS DOCENTE PRECISAM ESTAR PREPARADOS PARA QUE POSSAM AGIR DE FORMA MAIS INCLUSIVA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DE QUESTÕES DA SEXUALIDADE NA ESCOLA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.