A FILOSOFIA EDUCACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA
EDUCAÇÃO DO SURDO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA
ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TERESINA-PI
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72330 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1168 "titulo" => """ A FILOSOFIA EDUCACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA\r\n EDUCAÇÃO DO SURDO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA\r\n ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TERESINA-PI """ "resumo" => """ O PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS É MARCADO POR EMBATES E DIVERSAS FILOSOFIAS\r\n EDUCACIONAIS NA LUTA PELO DIREITO DE VIVEREM COMO CIDADÃOS E TER O USO DE SUA LÍNGUA NA\r\n SOCIEDADE. O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTE EM ANALISAR AS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS AO LONGO DA\r\n HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS RELACIONANDO COM A PRÁTICA DO DOCENTE DO 5º ANO DE LÍNGUA\r\n PORTUGUESA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TERESINA- PIAUÍ. OS ESPECÍFICOS CORRESPONDEM A\r\n IDENTIFICAR A FORMAÇÃO DESSE DOCENTE DO 5º ANO; AS METODOLOGIAS E RECURSOS UTILIZADOS E VERIFICAR\r\n AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA\r\n PERMITINDO A APRESENTAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATOS OCORRIDOS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS TEÓRICOS SOBRE O\r\n PROCESSO HISTÓRICO EDUCACIONAL DESSE GRUPO. REALIZOU-SE OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS COM UMA\r\n PROFESSORA DA SALA REGULAR; COM UM PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE\r\n E UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS. PERCEBE-SE QUE A DOCENTE DA SALA REGULAR FAZ O USO DOS RECURSOS: LIVRO\r\n DIDÁTICO; QUADRO E EXPLANAÇÃO ORAL DOS CONTEÚDOS. ENQUANTO NA SALA DE AEE, EXISTE UMA\r\n PREOCUPAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS E DO PORTUGUÊS, UTILIZANDO-SE\r\n DIVERSOS RECURSOS VISUAIS. CONCLUI-SE A PREDOMINÂNCIA DA FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO TOTAL NA\r\n PRÁTICA DESSA EDUCADORA DA ESCOLA REGULAR. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "SURDOS, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID1168_13112020201702.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS" "autor_nome_curto" => "ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS" "autor_email" => "elaynedias2017@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72330 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1168 "titulo" => """ A FILOSOFIA EDUCACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA\r\n EDUCAÇÃO DO SURDO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA\r\n ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TERESINA-PI """ "resumo" => """ O PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS É MARCADO POR EMBATES E DIVERSAS FILOSOFIAS\r\n EDUCACIONAIS NA LUTA PELO DIREITO DE VIVEREM COMO CIDADÃOS E TER O USO DE SUA LÍNGUA NA\r\n SOCIEDADE. O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTE EM ANALISAR AS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS AO LONGO DA\r\n HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS RELACIONANDO COM A PRÁTICA DO DOCENTE DO 5º ANO DE LÍNGUA\r\n PORTUGUESA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TERESINA- PIAUÍ. OS ESPECÍFICOS CORRESPONDEM A\r\n IDENTIFICAR A FORMAÇÃO DESSE DOCENTE DO 5º ANO; AS METODOLOGIAS E RECURSOS UTILIZADOS E VERIFICAR\r\n AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA\r\n PERMITINDO A APRESENTAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATOS OCORRIDOS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS TEÓRICOS SOBRE O\r\n PROCESSO HISTÓRICO EDUCACIONAL DESSE GRUPO. REALIZOU-SE OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS COM UMA\r\n PROFESSORA DA SALA REGULAR; COM UM PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE\r\n E UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS. PERCEBE-SE QUE A DOCENTE DA SALA REGULAR FAZ O USO DOS RECURSOS: LIVRO\r\n DIDÁTICO; QUADRO E EXPLANAÇÃO ORAL DOS CONTEÚDOS. ENQUANTO NA SALA DE AEE, EXISTE UMA\r\n PREOCUPAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS E DO PORTUGUÊS, UTILIZANDO-SE\r\n DIVERSOS RECURSOS VISUAIS. CONCLUI-SE A PREDOMINÂNCIA DA FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO TOTAL NA\r\n PRÁTICA DESSA EDUCADORA DA ESCOLA REGULAR. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "SURDOS, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID1168_13112020201702.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS" "autor_nome_curto" => "ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS" "autor_email" => "elaynedias2017@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }