A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO BEM SUCEDIDA NO CURSO DE GRADUAÇÃO CONSTAM ENTRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE O UNIVERSITÁRIO PODE VIR A ENFRENTAR. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS VIVÊNCIAS NO ATENDIMENTO POR MEIO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO, A DOIS ESTUDANTES COM DIFICULDADE DE CONCLUIR OS SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, DE MODO A ENFOCAR EM DOIS ATENDIMENTOS QUE APRESENTARAM COMO DEMANDA, A DIFICULDADE EM ELABORAR E FINALIZAR O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DIFICULTANDO, CONSEQUENTEMENTE, A CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO. DESTACA-SE QUE PARA O RELATO EM QUESTÃO, UTILIZOU-SE DE ANOTAÇÕES DE DIÁRIO DE CAMPO. DURANTE OS ATENDIMENTOS, FORAM ADOTADAS AS CINCO INSTÂNCIAS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO E FORAM REALIZADAS INTERVENÇÕES OBJETIVANDO FAZER COM QUE OS ESTUDANTES TOMASSEM CONSCIÊNCIA SOBRE OS ASPECTOS ENVOLVIDOS COM AS DEMANDAS POR ELES APRESENTADAS. FORAM PERCEBIDOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE DIFICULTAVAM A ELABORAÇÃO E FINALIZAÇÃO DO TCC. ENTRE OS FATORES INTERNOS SUCEDERAM: PROCRASTINAÇÃO, NÃO GOSTAR DE ESCREVER, AVERSÃO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PREFERÊNCIA PELA PRÁTICA PROFISSIONAL, DESMOTIVAÇÃO, BAIXA AUTOESTIMA E INSEGURANÇAS COM A AVALIAÇÃO DA ESCRITA. CONSTARAM ENTRE OS FATORES EXTERNOS: AS EXPECTATIVAS FAMILIARES, TROCA DE ORIENTADOR, MUDANÇA DE TEMA, COMPUTADOR QUEBRADO, INCERTEZAS COM O PÓS-CURSO E EMPREGABILIDADE. RESSALTA-SE ASSIM, A NECESSIDADE EM SE PENSAR EM AÇÕES, A EXEMPLO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, QUE POSSIBILITEM O SUPORTE PSICOLÓGICO AOS UNIVERSITÁRIOS, DESDE A SUA INSERÇÃO NA UNIVERSIDADE ATÉ O SEU PROCESSO DE CONCLUSÃO DO CURSO.