VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS COM DIFICULDADES EM CONCLUIR O CURSO DE GRADUAÇÃO
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72618 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 633 "titulo" => "VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS COM DIFICULDADES EM CONCLUIR O CURSO DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO BEM SUCEDIDA NO CURSO DE GRADUAÇÃO CONSTAM ENTRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE O UNIVERSITÁRIO PODE VIR A ENFRENTAR. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS VIVÊNCIAS NO ATENDIMENTO POR MEIO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO, A DOIS ESTUDANTES COM DIFICULDADE DE CONCLUIR OS SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, DE MODO A ENFOCAR EM DOIS ATENDIMENTOS QUE APRESENTARAM COMO DEMANDA, A DIFICULDADE EM ELABORAR E FINALIZAR O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DIFICULTANDO, CONSEQUENTEMENTE, A CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO. DESTACA-SE QUE PARA O RELATO EM QUESTÃO, UTILIZOU-SE DE ANOTAÇÕES DE DIÁRIO DE CAMPO. DURANTE OS ATENDIMENTOS, FORAM ADOTADAS AS CINCO INSTÂNCIAS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO E FORAM REALIZADAS INTERVENÇÕES OBJETIVANDO FAZER COM QUE OS ESTUDANTES TOMASSEM CONSCIÊNCIA SOBRE OS ASPECTOS ENVOLVIDOS COM AS DEMANDAS POR ELES APRESENTADAS. FORAM PERCEBIDOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE DIFICULTAVAM A ELABORAÇÃO E FINALIZAÇÃO DO TCC. ENTRE OS FATORES INTERNOS SUCEDERAM: PROCRASTINAÇÃO, NÃO GOSTAR DE ESCREVER, AVERSÃO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PREFERÊNCIA PELA PRÁTICA PROFISSIONAL, DESMOTIVAÇÃO, BAIXA AUTOESTIMA E INSEGURANÇAS COM A AVALIAÇÃO DA ESCRITA. CONSTARAM ENTRE OS FATORES EXTERNOS: AS EXPECTATIVAS FAMILIARES, TROCA DE ORIENTADOR, MUDANÇA DE TEMA, COMPUTADOR QUEBRADO, INCERTEZAS COM O PÓS-CURSO E EMPREGABILIDADE. RESSALTA-SE ASSIM, A NECESSIDADE EM SE PENSAR EM AÇÕES, A EXEMPLO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, QUE POSSIBILITEM O SUPORTE PSICOLÓGICO AOS UNIVERSITÁRIOS, DESDE A SUA INSERÇÃO NA UNIVERSIDADE ATÉ O SEU PROCESSO DE CONCLUSÃO DO CURSO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão" "palavra_chave" => "PLANTÃO PSICOLÓGICO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ESTUDANTES, SERVIÇOS DE SAÚDE PARA UNIVERSITÁRIOS, PSICOLOGIA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID633_27102020232128.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONÍDIA APARECIDA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LEONÍDIA" "autor_email" => "leonidiapereira1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72618 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 633 "titulo" => "VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS COM DIFICULDADES EM CONCLUIR O CURSO DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO BEM SUCEDIDA NO CURSO DE GRADUAÇÃO CONSTAM ENTRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE O UNIVERSITÁRIO PODE VIR A ENFRENTAR. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS VIVÊNCIAS NO ATENDIMENTO POR MEIO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO, A DOIS ESTUDANTES COM DIFICULDADE DE CONCLUIR OS SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, DE MODO A ENFOCAR EM DOIS ATENDIMENTOS QUE APRESENTARAM COMO DEMANDA, A DIFICULDADE EM ELABORAR E FINALIZAR O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DIFICULTANDO, CONSEQUENTEMENTE, A CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO. DESTACA-SE QUE PARA O RELATO EM QUESTÃO, UTILIZOU-SE DE ANOTAÇÕES DE DIÁRIO DE CAMPO. DURANTE OS ATENDIMENTOS, FORAM ADOTADAS AS CINCO INSTÂNCIAS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO E FORAM REALIZADAS INTERVENÇÕES OBJETIVANDO FAZER COM QUE OS ESTUDANTES TOMASSEM CONSCIÊNCIA SOBRE OS ASPECTOS ENVOLVIDOS COM AS DEMANDAS POR ELES APRESENTADAS. FORAM PERCEBIDOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE DIFICULTAVAM A ELABORAÇÃO E FINALIZAÇÃO DO TCC. ENTRE OS FATORES INTERNOS SUCEDERAM: PROCRASTINAÇÃO, NÃO GOSTAR DE ESCREVER, AVERSÃO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PREFERÊNCIA PELA PRÁTICA PROFISSIONAL, DESMOTIVAÇÃO, BAIXA AUTOESTIMA E INSEGURANÇAS COM A AVALIAÇÃO DA ESCRITA. CONSTARAM ENTRE OS FATORES EXTERNOS: AS EXPECTATIVAS FAMILIARES, TROCA DE ORIENTADOR, MUDANÇA DE TEMA, COMPUTADOR QUEBRADO, INCERTEZAS COM O PÓS-CURSO E EMPREGABILIDADE. RESSALTA-SE ASSIM, A NECESSIDADE EM SE PENSAR EM AÇÕES, A EXEMPLO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, QUE POSSIBILITEM O SUPORTE PSICOLÓGICO AOS UNIVERSITÁRIOS, DESDE A SUA INSERÇÃO NA UNIVERSIDADE ATÉ O SEU PROCESSO DE CONCLUSÃO DO CURSO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão" "palavra_chave" => "PLANTÃO PSICOLÓGICO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ESTUDANTES, SERVIÇOS DE SAÚDE PARA UNIVERSITÁRIOS, PSICOLOGIA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID633_27102020232128.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONÍDIA APARECIDA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LEONÍDIA" "autor_email" => "leonidiapereira1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }