Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS COM DIFICULDADES EM CONCLUIR O CURSO DE GRADUAÇÃO

Palavra-chaves: PLANTÃO PSICOLÓGICO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ESTUDANTES, SERVIÇOS DE SAÚDE PARA UNIVERSITÁRIOS, PSICOLOGIA EDUCACIONAL Artigo Completo AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72618
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 633
    "titulo" => "VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS COM DIFICULDADES EM CONCLUIR O CURSO DE GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO BEM SUCEDIDA NO CURSO DE GRADUAÇÃO CONSTAM ENTRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE O UNIVERSITÁRIO PODE VIR A ENFRENTAR. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS VIVÊNCIAS NO ATENDIMENTO POR MEIO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO, A DOIS ESTUDANTES COM DIFICULDADE DE CONCLUIR OS SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, DE MODO A ENFOCAR EM DOIS ATENDIMENTOS QUE APRESENTARAM COMO DEMANDA, A DIFICULDADE EM ELABORAR E FINALIZAR O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DIFICULTANDO, CONSEQUENTEMENTE, A CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO. DESTACA-SE QUE PARA O RELATO EM QUESTÃO, UTILIZOU-SE DE ANOTAÇÕES DE DIÁRIO DE CAMPO. DURANTE OS ATENDIMENTOS, FORAM ADOTADAS AS CINCO INSTÂNCIAS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO E FORAM REALIZADAS INTERVENÇÕES OBJETIVANDO FAZER COM QUE OS ESTUDANTES TOMASSEM CONSCIÊNCIA SOBRE OS ASPECTOS ENVOLVIDOS COM AS DEMANDAS POR ELES APRESENTADAS. FORAM PERCEBIDOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE DIFICULTAVAM A ELABORAÇÃO E FINALIZAÇÃO DO TCC. ENTRE OS FATORES INTERNOS SUCEDERAM: PROCRASTINAÇÃO, NÃO GOSTAR DE ESCREVER, AVERSÃO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PREFERÊNCIA PELA PRÁTICA PROFISSIONAL, DESMOTIVAÇÃO, BAIXA AUTOESTIMA E INSEGURANÇAS COM A AVALIAÇÃO DA ESCRITA. CONSTARAM ENTRE OS FATORES EXTERNOS: AS EXPECTATIVAS FAMILIARES, TROCA DE ORIENTADOR, MUDANÇA DE TEMA, COMPUTADOR QUEBRADO, INCERTEZAS COM O PÓS-CURSO E EMPREGABILIDADE. RESSALTA-SE ASSIM, A NECESSIDADE EM SE PENSAR EM AÇÕES, A EXEMPLO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, QUE POSSIBILITEM O SUPORTE PSICOLÓGICO AOS UNIVERSITÁRIOS, DESDE A SUA INSERÇÃO NA UNIVERSIDADE ATÉ O SEU PROCESSO DE CONCLUSÃO DO CURSO."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "PLANTÃO PSICOLÓGICO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ESTUDANTES, SERVIÇOS DE SAÚDE PARA UNIVERSITÁRIOS, PSICOLOGIA EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID633_27102020232128.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONÍDIA APARECIDA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEONÍDIA"
    "autor_email" => "leonidiapereira1@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72618
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 633
    "titulo" => "VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS COM DIFICULDADES EM CONCLUIR O CURSO DE GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO BEM SUCEDIDA NO CURSO DE GRADUAÇÃO CONSTAM ENTRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE O UNIVERSITÁRIO PODE VIR A ENFRENTAR. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS VIVÊNCIAS NO ATENDIMENTO POR MEIO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO, A DOIS ESTUDANTES COM DIFICULDADE DE CONCLUIR OS SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, DE MODO A ENFOCAR EM DOIS ATENDIMENTOS QUE APRESENTARAM COMO DEMANDA, A DIFICULDADE EM ELABORAR E FINALIZAR O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DIFICULTANDO, CONSEQUENTEMENTE, A CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO. DESTACA-SE QUE PARA O RELATO EM QUESTÃO, UTILIZOU-SE DE ANOTAÇÕES DE DIÁRIO DE CAMPO. DURANTE OS ATENDIMENTOS, FORAM ADOTADAS AS CINCO INSTÂNCIAS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO E FORAM REALIZADAS INTERVENÇÕES OBJETIVANDO FAZER COM QUE OS ESTUDANTES TOMASSEM CONSCIÊNCIA SOBRE OS ASPECTOS ENVOLVIDOS COM AS DEMANDAS POR ELES APRESENTADAS. FORAM PERCEBIDOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE DIFICULTAVAM A ELABORAÇÃO E FINALIZAÇÃO DO TCC. ENTRE OS FATORES INTERNOS SUCEDERAM: PROCRASTINAÇÃO, NÃO GOSTAR DE ESCREVER, AVERSÃO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PREFERÊNCIA PELA PRÁTICA PROFISSIONAL, DESMOTIVAÇÃO, BAIXA AUTOESTIMA E INSEGURANÇAS COM A AVALIAÇÃO DA ESCRITA. CONSTARAM ENTRE OS FATORES EXTERNOS: AS EXPECTATIVAS FAMILIARES, TROCA DE ORIENTADOR, MUDANÇA DE TEMA, COMPUTADOR QUEBRADO, INCERTEZAS COM O PÓS-CURSO E EMPREGABILIDADE. RESSALTA-SE ASSIM, A NECESSIDADE EM SE PENSAR EM AÇÕES, A EXEMPLO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, QUE POSSIBILITEM O SUPORTE PSICOLÓGICO AOS UNIVERSITÁRIOS, DESDE A SUA INSERÇÃO NA UNIVERSIDADE ATÉ O SEU PROCESSO DE CONCLUSÃO DO CURSO."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "PLANTÃO PSICOLÓGICO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ESTUDANTES, SERVIÇOS DE SAÚDE PARA UNIVERSITÁRIOS, PSICOLOGIA EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID633_27102020232128.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONÍDIA APARECIDA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEONÍDIA"
    "autor_email" => "leonidiapereira1@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO BEM SUCEDIDA NO CURSO DE GRADUAÇÃO CONSTAM ENTRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE O UNIVERSITÁRIO PODE VIR A ENFRENTAR. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS VIVÊNCIAS NO ATENDIMENTO POR MEIO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO, A DOIS ESTUDANTES COM DIFICULDADE DE CONCLUIR OS SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, DE MODO A ENFOCAR EM DOIS ATENDIMENTOS QUE APRESENTARAM COMO DEMANDA, A DIFICULDADE EM ELABORAR E FINALIZAR O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DIFICULTANDO, CONSEQUENTEMENTE, A CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO. DESTACA-SE QUE PARA O RELATO EM QUESTÃO, UTILIZOU-SE DE ANOTAÇÕES DE DIÁRIO DE CAMPO. DURANTE OS ATENDIMENTOS, FORAM ADOTADAS AS CINCO INSTÂNCIAS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO E FORAM REALIZADAS INTERVENÇÕES OBJETIVANDO FAZER COM QUE OS ESTUDANTES TOMASSEM CONSCIÊNCIA SOBRE OS ASPECTOS ENVOLVIDOS COM AS DEMANDAS POR ELES APRESENTADAS. FORAM PERCEBIDOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE DIFICULTAVAM A ELABORAÇÃO E FINALIZAÇÃO DO TCC. ENTRE OS FATORES INTERNOS SUCEDERAM: PROCRASTINAÇÃO, NÃO GOSTAR DE ESCREVER, AVERSÃO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PREFERÊNCIA PELA PRÁTICA PROFISSIONAL, DESMOTIVAÇÃO, BAIXA AUTOESTIMA E INSEGURANÇAS COM A AVALIAÇÃO DA ESCRITA. CONSTARAM ENTRE OS FATORES EXTERNOS: AS EXPECTATIVAS FAMILIARES, TROCA DE ORIENTADOR, MUDANÇA DE TEMA, COMPUTADOR QUEBRADO, INCERTEZAS COM O PÓS-CURSO E EMPREGABILIDADE. RESSALTA-SE ASSIM, A NECESSIDADE EM SE PENSAR EM AÇÕES, A EXEMPLO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO, QUE POSSIBILITEM O SUPORTE PSICOLÓGICO AOS UNIVERSITÁRIOS, DESDE A SUA INSERÇÃO NA UNIVERSIDADE ATÉ O SEU PROCESSO DE CONCLUSÃO DO CURSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.